Conheça melhor o software Mata Nativa, como ele pode agilizar o seu trabalho no dia-a-dia e aumentar a sua produtividade!
O Mata Nativa é o software que realiza todos os cálculos de inventário florestal e análise fitossociológica, com aplicação efetiva em todos os biomas brasileiros. Além do software ele possui uma versão para dispositivos móveis, que agiliza a coleta de dados em campo e elimina o processo de digitação das fichas de campo, diminuindo o tempo de elaboração do projeto e consequentemente reduzindo o custo do inventário florestal.
Com sua comprovada eficiência e grande número de funcionalidades, o Mata Nativa permite a engenheiros florestais, botânicos, pesquisadores, empresas e estudantes obterem informações mais completas e confiáveis de maneira rápida, fácil e com grande flexibilidade na apresentação, além de proporcionar aumento da produtividade dos trabalhos e precisão nos resultados.
Requisitos do computador, recomendados para que o software Mata Nativa funcione sem problemas (mínimo necessário):
Qualquer navegador web com acesso liberado ao site https://web.matanativa.com.br/;
(a configuração para tradução automática de idioma deve estar desabilitada para a aba)
2 GB de memória RAM;
Pacote office 2010 instalado (Word e Excel);
Monitor de 15 polegadas com resolução mínima de 1024 x 768 pixels.
Após importar os dados de campo, você terá várias opções de cálculos e análises, de acordo com o termo de referência seguido:
Calcula as estatísticas de amostragem pelos delineamentos casual simples, casual estratificada, conglomerado, casual em dois estágios, além de sistemática em um e dois estágio.
Apresenta a florística por espécie, gênero, família e variáveis qualitativas.
Calcula os índices de Mistura de Jentsch, Diversidade de Shannon-Weaver, Uniformidade de Pielou e Índice de Simpson.
Calcula índice de Agregação de MacGuinnes, índice de Fracker e Brischle e índice de Payandeh.
Estima a importância das espécies considerando a sua participação nos estratos verticais.
Permite gerar bancos de dados para análises estatísticas univariadas e multivariadas.
Calcula a distribuição dos parâmetros densidade, dominância, volume e número de indivíduos por classe de tamanho na regeneração natural.
Estima o Valor de Importância Ampliado das espécies.
Estima o Valor de Importância Economicamente Ampliado das espécies.
Calcula os parâmetros número de indivíduos, área basal e volume por espécie, classe, parcela, espécie-parcela, espécie-classe, parcela-classe, espécie-parcela-classe e determina guias de corte via método BDq.
Calcula os parâmetros número de indivíduos, área basal e volume por variável qualitativa, espécie-var. qualitativa, var. qualitativa-classe, parcela-var. qualitativa e espécie-var. qualitativa-classe.
Permite avaliar o valor econômico pelos seguintes agrupamentos: espécie, espécie-classe, espécie-qualidade de fuste e espécie-qualidade de fuste-classe.
Calcula diversos parâmetros para as espécies, agrupados por parcela, projeto, estrato e nível de inclusão, como área basal, dominância e volume.
Permite realizar todas as análises disponíveis no inventário por parcelas de área fixa.
Permite calcular o incremento periódico anual.
Calcula as estimativas médias de incremento periódico por classe de diâmetro.
Calcula o número de ingressos em cada classe de diâmetro.
Calcula o número de mortes em cada classe de diâmetro.
Calcula o crescimento bruto e líquido de área basal e volume.
Calcula a diferença de diversos parâmetros (DAP, Dg, G/ha, Vtot/ha, Vcom/ha, BIOseca/ha, BIOverde/ha, C/ha Solo, C/ha Fuste, C/ha Galhos, C/ha Raízes, C/ha Folhas, C/ha Total Fuste e Galhos, C/ha Total, N_mortas/ha, N_recrut/ha) agrupados por: total, parcela, espécie eclasse).
Calcula a diferença de diversos parâmetros (DAP, Dg, G/ha, Vtot/ha, Vcom/ha, BIOseca/ha, BIOverde/ha, C/ha Solo, C/ha Fuste, C/ha Galhos, C/ha Raízes, C/ha Folhas, C/ha Total Fuste e Galhos, C/ha Total, N_mortas/ha, N_recrut/ha) agrupados por: parcela-espécie, parcela-calsse).
Para se aprofundar, leia também: