No projeto de amostragem, é medida apenas uma parte da área (parcelas), suficiente para responder pela área inteira, isto é, que consiga fazer uma leitura do que a floresta possui em termos da variável de interesse, que pode ser número de indivÃduos (N), área basal (AB) ou volume de madeira (V).
O objetivo da estratificação é dividir uma floresta heterogênea, que varia muito em termos da variável de interesse, em sub-áreas ou estratos mais homogêneos, de tal maneira que os valores da variável de interesse possam variar pouco de uma parcela para outra, obtendo uma estimativa mais precisa da média da variável de interesse, como, por exemplo, o Volume.
IMPORTANTE: Se o parâmetro a ser analisado for o volume de madeira, o primeiro passo a ser realizado é você cadastrar a equação de volume que irá utilizar para obter este volume de madeira. Esta equação deve ser a mais ideal para a vegetação que irá trabalhar.
Ao clicar no botão Calcular na tela lateral esquerda, escolha a opção Amostragem. Dentro desta tela, na parte superior, você encontrará a opção Casual Estratificada. Estando nesta tela, interaja com as opções de cálculo selecionando e preenchendo as seguintes opções:
👉 o número de casas decimais que serão mostradas nos resultados;
👉 o tamanho total da área do projeto, em hectares;
👉o erro de amostragem máximo (E%) permitido pela legislação vigente;
👉 o nÃvel de probabilidade (p) solicitado pela legislação vigente;
👉 e o parâmetro a ser analisado, que pode ser:
– N (número de árvores);
– AB (área basal);
– Volume em m³.
OBS.: Ao escolher o parâmetro volume para gerar a análise, você deverá selecionar a fórmula de volume que será utilizada para gerar os cálculos necessários.
👉 Escolher a forma de apresentação das árvores, ou seja, Adultas e/ou de Regeneração Natural;
👉 Deve-se escolher também o tipo de alocação: Alocação Proporcional ou Alocação Ótima de Neyman (uma explicação entre essas duas opções está citada na documentação técnica da Amostragem Estratificada – clique aqui para acessar esta documentação).
👉 E caso o projeto seja multinÃvel, você terá que selecionar o nÃvel a ser analisado (se não for, ignore esta opção);
Veja em vÃdeo um tutorial de como calcular a Amostragem Casual Estratificada👇