O Mata Nativa atualmente oferece 7 tipos de projetos para o inventário florestal:
1- Amostragem Casual Simples
Método básico de seleção probabilística em que, na seleção de uma amostra composta de n unidades de amostra, todas as possíveis combinações das n unidades teriam as mesmas chances de ser selecionadas.
É apenas necessária a certeza de que, em qualquer estágio da amostragem, a seleção de determinada unidade não seja influenciada pelas outras que já tenham sido selecionadas, ou seja, de que as unidades de amostra sejam selecionadas independentemente uma das outras e livres de escolhas deliberadas.
Link relacionado: Como Importar os dados do Excel de um projeto de Amostragem Casual Simples.
2- Amostragem Casual Estratificada
A distribuição e alocação de unidades de amostra de forma casual sobre uma área que será inventariada somente será eficiente se a área for homogênea quanto à distribuição da variável de interesse.
Se a área não for homogênea, haja vista a presença de povoamentos com diferentes idades, espécies, espaçamentos e topografias, entre outras fontes de variação, a amostragem estratificada será um esquema de amostragem mais eficiente (SHIVER; BORDERS, 1996).
Portanto, a esta amostragem consiste na divisão da população em subpopulações mais homogêneas em termos de distribuição da característica de interesse, denominadas estrato, dentro dos quais se realiza a distribuição das unidades de amostra de forma casual (aleatória).
Link relacionado: Como Importar os dados do Excel de um projeto de Amostragem Casual Estratificada.
3- Amostragem Aleatória em 2 Estágios
Consiste na divisão da população em unidades denominadas primárias, as quais são subdivididas em unidades menores denominadas secundárias, que também podem ser subdivididas, formando estágios sucessivos.
Portanto este tipo se dá quando as unidades primárias são selecionadas aleatoriamente na população e as secundárias dentro dessas unidades primárias também são selecionadas aleatoriamente.
4- Amostragem em Conglomerados
A amostragem em conglomerados é uma variação da amostragem em dois estágios, onde o segundo estágio é sistematicamente organizado dentro do primeiro estágio de amostragem.
Portanto, consiste em dividir uma população florestal em unidades amostrais primárias e em um segundo momento estas unidades são subdivididas em unidades secundárias organizadas sistematicamente dentro das unidades primárias, representando assim ambos os estágios da amostragem.
PELLICO NETTO (1993) sugeriu uma estrutura de cruz com quatro subunidades, cada uma delas com ¼ de hectare.
5- Sistemática 1 Estágio
Consiste em selecionar unidades de amostra a partir de um esquema rígido e preestabelecido de sistematização, com os propósitos de cobrir a população, em toda a sua extensão, e obter um modelo sistemático simples e uniforme.
Neste tipo de inventário, apenas a primeira parcela é aleatorizada, sendo as demais parcelas função sistematizadas em função desta primeira.
6- Sistemática 2 Estágios
Consiste na divisão da população em unidades primárias de forma sistemática, as quais são subdivididas em unidades menores denominadas secundárias de forma também sistemática.
7- Inventário 100% ou Censo
A literatura sobre inventário florestal descreve o censo ou inventário 100% como sendo apropriado para pequenas áreas florestadas ou áreas com pequeno número de indivíduos, uma vez que a medição de muitos indivíduos (árvores) constitui atividade com grande dispêndio de tempo e com um custo muito elevado.
Mesmo sendo realizado em pequena floresta, o censo pode acarretar erros na coleta de dados. Isso se deve ao fato de que, normalmente, as florestas, sejam elas plantadas ou naturais, possuem grande número de árvores por unidade de área. Assim, embora o censo ou inventário 100% não possua erro de amostragem, devido à medição de toda a população, podem ocorrer erros de não-amostragem, os quais são de difícil detecção.
Link relacionado: Como Importar os dados do Excel de um projeto de Censo ou Inventário 100%.
A SABER: Em breve incluiremos também os tipos de inventário:
– Quadrantes;
– Monitoramento ou inventário contínuo.
Veja em vídeo um tutorial de como criar um novo projeto👇