Para trabalhar com inventário multinível, o software Mata Nativa utiliza um tipo de classificação chamado Nível de Inclusão. Este tipo de inventário é quando o profissional necessita avaliar árvores em estágios diferentes, normalmente em termos de tamanho, devido à idade das árvores.
Pensando em agilidade, a melhor forma de alimentar os dados de campo para dentro do software Mata Nativa é preparando os dados numa planilha do Excel.
A planilha padrão contendo os dados de campo deve conter as seguintes colunas:
- Parcela, onde o código da parcela pode ser apenas numérico, e pode ser também alfanumérico;
- Área da Parcela, em metros quadrados (m²);
- Reg. Natural, inserindo o valor “0” para as parcelas adultas, e o valor “1” para as parcelas de regeneração natural;
- UP para incluir as unidades primárias. A ideia aqui é: para cada parcela grande (do nível 1), deve existir uma unidade primária, que servirá para agrupar as parcelas dos 3 níveis deste exemplo;
- NI para incluir os níveis de inclusão. Neste exemplo, estamos trabalhando com 3 (três) níveis;
- CAP, sempre em centímetros. Normalmente é coletado o CAP em campo. Durante a importação, o próprio Mata Nativa já calculará o DAP durante a importação;
- HT para Altura Total, sempre em metros (e/ou HC para Altura Comercial, também sempre em metros);
Ainda seguindo a ideia de preparar a planilha do Excel para importação, se um dos níveis de inclusão for para analisar árvores de regeneração, deve-se incluir, também, as seguintes colunas:
- Cód. Classe Reg., se você estiver usando classificações de regeneração natural, baseado ou em diâmetro (DAP) ou em Altura Total (HT) das árvores. Se for este o caso, esta classificação deve ser numérica, de 1 a n, onde ‘n’ é o número de classificações existentes;
- Núm. Árv. Reg., se você estiver usando a contagem do número de árvores de regeneração natural para cada espécie. Neste caso, cada parcela de regeneração natural deve conter apenas 1 espécie encontrada, e incluir nesta coluna, o número de árvores da espécie.
IMPORTANTE:
. Se você estiver trabalhando com Cód. Classe Reg. (classificação das árvores), a coluna Núm. Árv. Reg. deve ser preenchida, obrigatoriamente, com “1” de fora a fora.
. Se você estiver trabalhando com Núm. Árv. Reg. (contagem de árvores por espécies), a coluna Cód. Classe Reg. deve ser preenchida, obrigatoriamente, com “1” de fora a fora.
Veja no vídeo abaixo um tutorial de como prepara a planilha do Excel para fazer a importação para dentro do software Mata Nativa👇