Em um projeto de amostragem, o profissional mede apenas uma parte da área (parcelas), suficientes para responder pela área inteira, isto é, que consiga fazer uma leitura do que a floresta possui em termos da variável de interesse, que pode ser número de indivÃduos (N), área basal (AB) ou volume de madeira (V).
IMPORTANTE: Se o parâmetro a ser analisado for o volume de madeira, o primeiro passo a ser realizado é você cadastrar a fórmula de volume que irá utilizar para obter este volume de madeira. A fórmula escolhida deve ser a mais ideal para a vegetação que se está trabalhando.
Para calcular a amostragem casual simples, ao clicar no botão Calcular na tela lateral esquerda, escolha a opção Amostragem. Dentro desta tela, na parte superior, você encontrará a opção Casual Simples. Estando nesta tela, interaja com as opções de cálculo selecionando e preenchendo as seguintes opções:
👉 o número de casas decimais que serão mostradas nos resultados;
👉 o tamanho total da área do projeto, em hectares;
👉 o erro de amostragem (E%) máximo permitido pela legislação vigente do estado;
👉 o nÃvel de probabilidade (p) solicitado pela legislação vigente do estado;
👉 e o parâmetro a ser analisado, que pode ser:
– N (número de indivÃduos);
– AB (área basal);
– Volume, em m³.
OBS.: Ao escolher o parâmetro volume para gerar a análise, você deverá selecionar a fórmula de volume que será utilizada para gerar os cálculos necessários.
👉 e por fim a forma de apresentação das árvores, ou seja, Adultas e/ou de Regeneração Natural.
Veja em vÃdeo um tutorial de como calcular a Amostragem Casual Simples👇