Neste cálculo obtêm-se informações sobre as espécies encontradas no inventário, podendo classificá-las de 4 formas diferentes:
- Por Espécie: Retorna o resultado mostrando o Nome Comum, o Nome Científico e a Família de cada espécie do inventário.
- Por Gênero: Retorna o resultado por Gênero (classificação taxonômica que agrupa espécies que compartilham características morfológicas e genéticas em comum, mais específica do que a Família).
- Por Família: Retorna o resultado por Família (categoria taxonômica que agrupa diferentes gêneros que compartilham características semelhantes).
- Por Variável Descritiva: Retorna o resultado por uma descrição (exemplo: observação) da espécie, feita pelo próprio usuário do software Mata Nativa. A ideia é fornecer informações sobre as características de uma população ou amostra.
Seus resultados são:
- N – Número de árvores da espécie;
- % – Em 100%, quantos % da espécie existe;
- Parcela – Em quais parcelas a espécie ocorre.
💥Em relação ao cálculo do N, o seu valor pode variar. O software Mata Nativa oferece um campo nas opções de cálculo chamada Considerar cada fuste como um indivíduo, e esta opção funciona da seguinte forma:
👉 Se esta opção estiver desmarcada, o software Mata Nativa calcula o N por árvore, mesmo que existam árvores bifurcadas (com mais de 1 fuste).
👉 Se esta opção estiver marcada, o software Mata Nativa calcula o N por fuste. Assim, caso existam árvores bifurcadas (com mais de 1 fuste), o valor do N aumentará.