Em alguns casos, o profissional precisa gerar os cálculos de volume do seu inventário, utilizando fórmulas específicas para cada espécie. Isso faz com que o cálculo seja obtido o mais próximo possível da realidade.
Para fazer este procedimento, você deve fazer uma preparação de planilhas separadas de espécies e árvores de forma que se consiga importar os dados corretamente para dentro do software, sendo que a primeira tabela que deve ser importada é a que contém as espécies e suas fórmulas, e só depois importar a tabela de árvores.
Então, como dito, é necessário ter 2 (duas) tabelas separadas no seu arquivo do Excel contendo as seguintes informações:
👉Tabela Espécies contendo as seguintes colunas:
– Cód. Espécie (código numérico das espécies);
– Nome Comum (deve-se ter pelo menos uma informação da espécie. Mas pode conter também Nome Científico e Família, ou seja, quanto mais informações tiver, mais completo ficará o projeto.
– Fórmula (informando a fórmula a ser usada por cada espécie).
DICA: As fórmulas não precisam serem digitadas com o igual (=) no início.
👉Tabela Árvores contendo as seguintes colunas:
– Parcela com os códigos das parcelas (que podem ser numéricos ou alfanuméricos);
– Núm. Árvore contendo os números das árvores de 1 até n para cada parcela;
OBS.: Lembrando que para árvores bifurcadas, deve-se repetir o nº da árvore para que o Mata Nativa interprete que se trata de uma árvore bifurcada. Não é necessário mais a coluna número do fuste!
– Nome Comum. Não é necessário as outras informações das espécies, pois estamos levando em consideração que essas informações já foram importadas a princípio;
– Deve-se ter uma coluna de CAP ou DAP sempre em centímetros (não precisa ter as duas medições). Deixe sempre a medição coletada em campo, pois o Mata Nativa irá calcular a outra medição automaticamente durante a importação.
– E ter a coluna Alt. Total (Altura Total) ou Alt. Comercial (Altura Comercial) sempre em metros (não precisa ter as duas medições, mas se tiver, o projeto ficará mais completo).
O vídeo abaixo mostra o tutorial detalhado de como preparara as planilhas e como fazer a importação, mostrando no fim como gerar o cálculo do volume escolhendo a variável que recebeu as fórmulas👇