O jequitibá-rosa pertencente à família Lecythidaceae e é dita como a árvore símbolo do Estado do Espírito Santo e também do Estado de São Paulo. Por ser muito imponente e bonita, seu nome foi dado a alguns palácios, ruas e cidades. No Estado do Espírito Santo ela tem seu próprio dia que é comemorado em 21 de setembro. Lá foi encontrada a maior árvore de jequitibá rosa já vista com circunferência de 11,85 metros.
É uma das maiores árvores brasileiras, atingindo a alturas maiores que 40 metros. Suas folhas podem medir de quatro a sete centímetros e suas flores são bem pequenas, aparecendo entre os meses de dezembro até fevereiro. Os frutos aparecem no mês de agosto até setembro e são pixídios lenhosos com abertura totalmente espontânea.
Saiba também: Árvores do Brasil: Ipê-Amarelo
Por ser frondosa, sempre se sobressai pelo tamanho e pela copa. É muito usada para reflorestamento, pois tem crescimento rápido. Pode atingir 3,5 metros em dois anos de plantio. Sua madeira é considerada de lei, sendo moderadamente pesada, macia, bastante durável. Ela é encontrada desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul.
Existe alguma confusão a respeito do nome vulgar dessa espécie, que, dependendo da região do Brasil, pode referir-se a qualquer uma das espécies de jequitibás.
A espécie é do gênero Cariniana, descrita como Cariniana brasiliensis por Casaretto, em 1842, no Rio de Janeiro. No entanto, foi descrita pela primeira vez por von Martius em 1837 como Couratari legalis. A revisão de gêneros botânicos feita por Kuntze em 1898 a renomeou como Cariniana legalis.
Uma das maiores árvores do Brasil, sendo também o maior jequitibá-rosa do Estado de São Paulo, pode ser vista em Santa Rita do Passa Quatro, com 42 metros de altura, o equivalente a um prédio de 13 andares. Ele é carinhosamente conhecido como o ‘Patriarca’. Estudos feitos determinaram que a árvore está no local há mais de 600 anos.
Veja também:
- Águas e florestas: desafios para conservação e utilização
- Poluição em ambientes naturais, urbanos e rurais
- Sistemas de gestão ambiental
__________ xxx __________