A consultoria ambiental é um caminho de carreira para os profissionais graduados ou que possuam cursos técnicos nas áreas ambientais reconhecidos por um conselho profissional. Alguns dos profissionais que podem trabalhar com consultoria ambiental são os que cursaram as Engenharias Florestal, Ambiental e Agronômica, Biologia, Geologia e Gestão Ambiental. Mas afinal, você sabe o que são as empresas de consultoria ambiental? Este texto abordará não apenas o que é uma consultoria ambiental, como também trará 6 dicas valiosas que você precisa saber antes de abrir uma consultoria ambiental.
O que é uma consultoria ambiental?
O ramo da consultoria ambiental pode ser entendido como um tipo de assessoria que garanta que empreendimentos e/ou atividades estejam alinhados com a legislação ambiental vigente. Ou seja, a consultoria ambiental visa direcionar o cliente na realização de atividades que produzam o menor impacto ambiental possível. Por abranger diferentes áreas relacionadas ao meio ambiente, as empresas de consultoria ambiental são compostas por profissionais com diferentes formações.
Com certeza você deve ter notado que a responsabilidade ambiental tem sido uma prática cada vez mais discutida pelas instituições governamentais e empresas privadas, principalmente as de capital aberto. Nesse contexto, temos visto que a adequação de serviços e projetos à legislação ambiental passou de simples cumprimento de aparato legal para uma questão ética e fortemente relacionada a uma nova cultura empresarial, focada em aspectos sociais, ambientais e de governança. É aí que as empresas de consultoria ambiental vêm ganhando cada vez mais espaço: para cumprir com os requisitos dispostos na legislação, é necessário que as empresas contratem os serviços de uma consultoria ambiental especializada.
O profissional que decide empreender abrindo uma empresa de consultoria ambiental irá atuar na avaliação e desenvolvimento de estudos ou relatórios de impactos ambientais, visando a adequação de determinado projeto à legislação ambiental. De maneira simples, o objetivo final desse tipo de consultoria é garantir que qualquer atividade ocorra com o mínimo impacto possível à flora, fauna, água, terra e ar.
Dicas valiosas
Se você se interessou em empreender nesse ramo, separamos essas 6 dicas valiosas que você precisa saber antes de abrir uma consultoria ambiental:
- Entenda o seu perfil profissional: Antes de abrir a sua consultoria ambiental, o primeiro passo é compreender se você possui o perfil para empreender. De maneira geral, profissionais com perfil empreendedor possuem senso de autorresponsabilidade, autoconfiança, propensão a correr riscos, tolerância à ambiguidade e controle interno. Para uma tomada de decisão consciente em relação à sua carreira, passar por um processo de autoconhecimento é fundamental. Conversar com outros profissionais mais experientes e que já estejam atuando no mercado da consultoria ambiental pode também te auxiliar a entender se esse é o melhor caminho profissional para você.
- Modelo de Negócios: Tomada a decisão de empreender com consultoria ambiental, é hora de planejar o seu negócio. O Modelo de Negócios é uma das maneiras de organizar a operacionalização do seu empreendimento. Existem vários tipos de Modelo de Negócios que você pode seguir, tais como: “Business Model Canvas”, “Waterfall Model”, “Agile Model”, entre outros. Nessa etapa, é importante se atentar em responder algumas perguntas-chave, como por exemplo:
- Qual o seu segmento de clientes? Em se tratando de uma consultoria ambiental, você precisará entender em qual nicho a sua empresa irá atuar – será mais generalista ou especialista? Entender a aptidão econômica da sua região e o seu raio de atuação podem te auxiliar a responder essa pergunta.
- Qual problema a sua empresa auxiliará a resolver? Antes de começar um empreendimento como uma consultoria ambiental, você precisa se atentar a quais problemas a sua empresa poderá resolver – é importante descrever o pacote de serviços que será oferecido.
- Quais são os seus recursos financeiros principais e a sua estrutura de custos? Importante descrever os principais recursos financeiros exigidos para fazer o seu negócio funcionar, bem como também os custos fixos e variáveis do seu futuro negócio.
Para compreender mais sobre os conceitos e a estrutura do Modelo de Negócios, segue uma sugestão de leitura: Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários.
- 3. Documentação: Para a abertura da sua empresa, você necessitará fazer um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), se atentando aos Regimes Tributários Vigentes aos quais a sua empresa se enquadra. Caso tenha dúvidas, não hesite em consultar um profissional competente da área (contador). Registrar a sua empresa é importante porque a partir do momento que você presta uma consultoria, é necessário emitir notas fiscais e pagar os impostos relativos ao faturamento do seu negócio. Você pode verificar quais as documentações necessárias para a abertura de uma empresa, bem como demais informações em: https://aberturasimples.com.br/como-abrir-uma-empresa/
- 4. Faça boas parcerias profissionais: É importante se atentar ao fato de que ter uma empresa de consultoria ambiental é um pouco diferente de atuar como consultor ambiental autônomo. Dependendo do serviço de consultoria ambiental que irá prestar, você necessitará contratar uma equipe técnica. Não são todas as atribuições que são exclusivas de um único profissional, portanto, nesses casos, ter bons parceiros profissionais é fundamental para o desenvolvimento de um projeto bem-sucedido. Mas, como selecionar uma equipe robusta e que irá agregar à sua empresa? Para escolher esses profissionais, é importante analisar a experiência técnica e buscar por indicações de colegas próximos. Estruturar uma equipe multidisciplinar é imprescindível caso deseje que o seu empreendimento atinja diferentes mercados e traga soluções mais efetivas para os seus clientes.
- 5. Captação de clientes: Para captar clientes para a sua empresa, você precisará saber vender o seu produto, que no caso é o seu serviço de consultoria ambiental. A divulgação correta dos seus serviços pode auxiliar nessa etapa e a presença online atualmente é uma excelente forma de se fazer isso: ter um perfil nas principais mídias sociais (LinkedIn e Instagram) e um site profissional, somada a uma estratégia correta de marketing, pode possibilitar que você mantenha atuais clientes e angarie novos. Todas essas estratégias apenas surtirão efeito se você tiver bons argumentos para convencer um cliente a contratar o seu serviço. Para isso, é necessário dominar a legislação ambiental referente ao serviço que você irá prestar – o que nos leva para a última, mas não menos importante, dica:
- 6. Conhecimento nunca é demais: Para quem deseja empreender com consultoria ambiental, é importante entender o Sistema Nacional do Meio Ambiente e as suas diferentes esferas de atuação (federal, estadual e municipal). Estar sempre atualizando os seus conhecimentos nessas áreas é fundamental, tendo em vista que o mercado da consultoria ambiental é dinâmico e está em constante atualização.
Para quem está começando agora, e possui pouca experiência, tenha em mente que para desenvolver confiança é importante, primeiro, começar! Lembre-se que um profissional de excelência e referência não se constrói de um dia para o outro, mas sim, a partir de movimentos diários e contínuos. Começar com trabalhos mais simples, como consultorias em esferas municipais, poderá ser um pontapé inicial até conquistar o espaço com a sua empresa de consultoria ambiental no mercado.
Esperamos que essas 6 dicas valiosas que você precisa saber antes de abrir uma consultoria ambiental te auxiliem a começar a sua jornada com uma empresa de consultoria ambiental!
Leia também:
__________ xxx __________