Software Mata Nativa

Mata Nativa Blog

Home

6 Motivos para Você Utilizar o Mata Nativa

Atualmente é necessário criar estratégias para otimizar os custos das atividades de qualquer que seja o empreendimento. Para o setor florestal não é diferente, diversas etapas do setor envolvem custos altíssimos. Diante disso, a utilização de técnicas e tecnologias que permitem a otimização das atividades sempre são muito bem-vindas. Dessa forma, o inventário surge como uma das etapas mais onerosas de uma empresa florestal. Nesse sentido, o Mata Nativa é uma das ferramentas mais uteis para a execução do inventário florestal. Além de se obter resultados precisos e rápidos, o uso do aplicativo gera uma grande otimização dos custos com o inventário florestal. Assim, o Mata Nativa possui mais de 6 motivos para você utilizar, mas no decorrer do texto iremos mostrar os mais interessantes.

Cases de Sucesso

Para ressaltar a viabilidade econômica com o uso do software, vamos relembrar alguns cases de sucesso que relatam histórias reais de nossos clientes. A saber, uma das mais impactantes certamente foi a da Agroflor, uma empresa de consultoria ambiental consolidada no mercado, que transformou o processo de realização de inventários florestais. A empresa encarou de frente os problemas enfrentados e, com ajuda do Mata Nativa, aumentou em 400% a sua produtividade tornando-se referência no segmento. No entanto, cabe destacar que este não é um caso isolado. Frequentemente, vemos que as pessoas que utilizam o  Software Mata Nativa uma vez, nunca mais volta para as planilhas eletrônicas do Excel.

Além disso, o aplicativo do Mata Nativa trouxe ainda mais mobilidade e facilidade para a utilização da plataforma, uma vez que diminui a quantidade de vezes que seria necessário em ir a campo para realização de amostragens. Cabe ressaltar que o Mata Nativa não só apresenta uma exatidão dos cálculos, mas também gera uma grande otimização do tempo que seria gasto. Nesse contexto, o Mata Nativa vem crescendo junto com a demanda do mercado, uma vez que tem acompanhado as tendências e se adaptando as novas tecnologias. Além disso, a proximidade com os nossos clientes fez com que conseguíssemos nos adaptar as necessidades atuais.

E se você ainda tem dúvidas de que o Mata Nativa é um bom investimento, iremos mostrar 6 motivos para você utilizar o Mata Nativa.

1. Você economiza tempo

O Mata Nativa permite que dias de trabalho com a digitação e cálculos infinitos sejam reduzidos a poucas horas. Nesse sentido, a plataforma fornece o aplicativo que pode ser utilizado para digitação em campo, bem como permite o cálculo de número de amostras necessário. Tal fato, permite a otimização de um bom tempo em digitação de fichas de campo. Além disso, o software entrega todos os cálculos em poucos minutos, com a obtenção de cálculos confiáveis e precisos.

2. Cálculos precisos e confiáveis

Mata Nativa foi desenvolvido com a ajuda de vários professores renomados de diversas universidades do Brasil. Além disso, o software é testado, desde 2001, pelos nossos desenvolvedores e pelos milhares de clientes que utilizam o software desde a sua criação. Para destacar a integralidade e precisão dos nossos cálculos e resultados, já deparamos com depoimentos de pessoas que trabalham em órgãos ambientais, relatando que preferem analisar projetos feitos no Mata Nativa.

3. Elimine a digitação de fichas de campo

Mata Nativa Coletor é um aplicativo que agiliza a coleta de dados em campo. Cabe ressaltar, que por meio do aplicativo, pode-se anotar as informações do inventário florestal em seu smartphone e, com isso, elimina o processo de digitação das fichas de campo. Além disso, para transferir as informações coletadas para o computador, basta sincronizar o aplicativo Mata Nativa Coletor com o Mata Nativa Web. A saber, os dados salvos no Mata Nativa Web ficam salvos na nuvem, possibilitando o acesso em qualquer computador e em qualquer momento.

4. O software é fácil de usar e intuitivo

Mata Nativa é um software muito fácil e intuitivo, o que possibilita a obtenção de cálculos e resultados precisos e confiáveis somente com alguns cliques. Logo que entra na plataforma é possível transferir seus dados ou mesmo digitá-los diretamente do Mata Nativa. Após dados preenchidos, você pode revisá-los em qualquer momento e em qualquer computador, uma vez que o armazenamento do Mata Nativa é em nuvem.

Para realizar os cálculos basta clicar nas opções disponíveis e clicar em calcular. Além disso, outras equações que não estão presentes no Mata Nativa podem ser inseridas facilmente. Além de ser intuitivo e fácil de usar, o blog Mata Nativa disponibiliza vários tutoriais explicando a obtenção de diversas estatísticas e resultados. Por fim, se você ainda tiver dúvidas, veja os tutoriais do nosso canal do YouTube ou entre em contato com nossos consultores, que será um prazer em atendê-los. Também temos uma versão gratuita, caso você queira experimentar.

5. Leve menos equipamentos a campo

O aplicativo Mata Nativa Coletor possibilita uma diminuição significativa na quantidade de materiais de campo. Além disso, em muitas ocasiões ocorrem a perda ou algum incidente com o material de campo, que pode ocasionar em mais idas a campo, e consequentemente mais custos. O aplicativo Mata Nativa Coletor permite a anotação das planilhas em campo, bem como a obtenção das coordenadas. Assim, o aplicativo substitui, pelo menos, três equipamentos fundamentais para um inventário florestal: o hipsômetro, o GPS e a prancheta com as fichas de campo.

O aplicativo consegue utilizar as coordenadas do GPS do celular, fornecendo esta informação para cada árvore cadastrada. Além disso, você pode utilizar a câmera do seu celular para medir a altura, o que substituiria o hipsômetro. Cabe destacar que, as medidas são realmente precisas. Mas se você prefere utilizar um hipsômetro, o Mata Nativa pode ser sincronizado com os hipsômetros da Lasertech e as informações geradas vão direto para a base de dados do aplicativo.

6. Saiba o erro de amostragem ainda em campo

O erro da amostragem percentual é o parâmetro mais utilizado pelos órgãos de fiscalização para validar o inventário florestal e dessa forma satisfazer a amostragem. No entanto, muitas vezes não se alcança o erro não , sendo assim, torna-se necessário que se retorne a campo para o lançamento de mais parcelas. Tal fato, implica em mais trabalho e tempo para a entrega do projeto. Para evitar que isso aconteça, muitos consultores optam por lançar um número maior de parcelas do que foi estimado pelo cálculo inicial. No entanto, pode-se evitar todo esse trabalho, bem como pode-se economizar um alto custo. Além disso, com os métodos convencionais, é impossível saber se o erro foi alcançado, até que se retorne de campo e se faça os cálculos.

Nesse contexto, o aplicativo Mata Nativa Coletor possibilita a estimativa do erro da amostragem percentual ainda em campo. A partir do uso do aplicativo, pode-se coletar os dados em um Smartphone ou Tablet e calcular o erro de amostragem no campo. Dessa forma, quando se alcança a suficiência amostral e consequentemente o erro amostral, pode-se finalizar o lançamento de parcelas e consequentemente obter dias a mais de trabalho e, por fim, poupar dinheiro para a execução do projeto.

Além dos 6 motivos para você utilizar o Mata Nativa, existem uma infinidade de recursos que a plataforma oferece. A partir do uso do aplicativo e da versão web do Mata Nativa, você ganhará grande otimização com o seu inventário florestal. Caso tenha alguma dúvida ou já se convenceu que o Mata Nativa é a solução perfeita para você, entra em contato com a gente, será um prazer falar com você.

Tags:

Compartilhe:

Nos conte o que achou:

Veja também:

Siga o Mata Nativa

Autor(a)

Engenheira e Mestre em Engenharia Florestal, atualmente doutoranda em Ecologia Aplicada. Possui experiência em Florestas de Mogno, onde tive o prazer de conhecer desde o plantio até o manejo das florestas e o consórcio do Mogno com café em áreas áridas do Norte de Minas. Além disso, tenho conhecimento em inventários florestais em diversas fitosionomias de Cerrado e coleta de informações funcionais de espécies e do solo na Mata Atlântica em fitosionomias Mistas e alagadas. Atuo no mapeamento remoto por meio do geoprocessamento de áreas da Mata Atlântica. Tenho interesse, principalmente, nas temáticas de conservação da biodiversidade, dinâmica da vegetação, mapeamento do uso e cobertura do solo, modelagem ecológica e estocagem de carbono.
plugins premium WordPress