Conhecer as novidades do mercado relacionadas aos novos equipamentos para inventário florestal. Esse foi o principal objetivo do curso de atualização realizado pela Laser Tech para os consultores do Mata Nativa.
A parceria entre o Mata Nativa e a Laser Tech é antiga. Ela começou em 2013, quando em uma visita à Cientec, foram apresentados os hipsômetros fornecidos pela empresa. Essa parceria se fortaleceu quando alguns modelos de hipsômetro foram utilizados para os testes do Mata Nativa Móvel, que hoje tem o nome de Mata Nativa Coletor. Muitos não sabem, mas o Mata Nativa coletor pode ser integrado aos hipsômetros da Laser Tech, de forma a otimizar a coleta de dados.
O curso lecionado pelo gerente de vendas da Laser Tech, Rafael Nascimento, foi realizado no dia 23 de agosto, na sede da Cientec e contou com a presença das equipes do Mata Nativa e da Evolução Florestal.
Num ambiente descontraído de café da manhã, os princípios de funcionamento dos equipamentos foram apresentados, bem como os modelos de hipsômetro. Também foram discutidas algumas melhorias e por fim, foram realizados vários testes de integração entre os equipamentos e o Mata Nativa Coletor.
A segunda parte do curso, aconteceu no Horto da Universidade Federal de Viçosa, onde foram feitos testes práticos com os equipamentos, principalmente relacionados à medida da altura de árvores bifurcadas e comprimento de copa.
A consultora do Mata Nativa, Fernanda de Carvalho, ressaltou a importância desse tipo de treinamento. “Todos os dias eu recebo muitas perguntas relacionadas ao uso de equipamentos em campo e principalmente sobre o Mata Nativa Coletor. Entender melhor sobre o funcionamento dessas novidades do mercado é essencial para o meu trabalho.”
A grande novidade apresentada, foi o dendrômetro ótico para a cubagem de árvores. Tradicionalmente em inventários florestais, as equações para estimativa de volume são ajustadas utilizando-se dados de árvores que são derrubadas e medidas em diversas alturas do fuste, para a determinação do seu volume (cubagem rigorosa). No entanto existem situações em que não se pode derrubar as árvores, e nesse caso é necessário o uso de equipamento especial para a medição, o dendrômetro.
O Mata Nativa Coletor
Visando agilizar a coleta de dados, bem como a digitalização das informações coletadas, a Cientec desenvolveu o Mata Nativa Coletor. O aplicativo, além de otimizar o trabalho de campo, reduz os riscos de erros na digitalização e realiza o cálculo da suficiência amostral. Assim, através do erro de amostragem, o aplicativo auxilia a tomada de decisão quanto ao número de parcelas a serem alocadas ou pelo fim da campanha de campo.
Os principais objetivos do Mata Nativa Coletor são:
➤ Agilizar a coleta dos dados do inventário florestal.
➤ Calcular a estatística completa da amostragem, informando ao profissional a suficiência amostral com o número ótimo de parcelas.
➤ Transferir os dados coletados no campo diretamente para o software Mata Nativa, eliminando a digitação das fichas de campo no computador.
Veja também:
- Consultores do Mata Nativa realizam treinamento na Agroflor
- Cliente Mata Nativa é edição no Globo Rural
- Mais uma parceria de sucesso – Mata Nativa e UFSB
__________ xxx __________