Quando falamos de inventário florestal, pelo menos duas pessoas estão envolvidas: o cliente e o executor. O cliente necessita de um trabalho de inventário florestal para atender determinado propósito e o executor se predispõe a realizar o trabalho técnico sabendo que o cliente possui uma demanda. Mas para que o executor possa formalizar seu trabalho, considerando os aspectos técnicos e comerciais, é preciso apresentar uma proposta ao cliente.
A determinação dos custos dos inventários florestais é um fator de real importância, pois eles podem regular, na maioria das vezes, todo o desenvolvimento do trabalho. Para se controlar os custos de um projeto de inventário, o ideal para determinar o custo por atividade ou grupos de atividades, relacionando-o com a mão-de-obra, material, equipamento e outros.
Saiba também: Custos do inventário florestal
O orçamento é a chave do sucesso para que o inventário seja realizado de maneira eficiente e com viabilidade econômica. Assim, é fundamental que ele seja elaborado de forma cuidadosa, cobrindo todos os itens previstos e ainda dando uma margem eventos não previstos. Ele deve prever folgas financeiras que possam cobrir fatalidades, evitando que o risco implique em prejuízo financeiro.
A proposta de inventário florestal, como em outras áreas, pode ser muito simples ou mais complexa, dependendo do cliente e das exigências formais, como a licitação, uma carta convite, pregão eletrônico ou outra modalidade de contratação que requer avaliações mais detalhadas e completas.
Geralmente empresas ou instituições públicas, ou corporações privadas de grande porte requerem a submissão de propostas mais formais, contendo uma descrição bem detalhada de todos os procedimentos técnicos a serem executados, a constituição da equipe, um orçamento bem esmiuçado e elementos que façam com que o seu orçamento seja melhor que o da concorrência.
Porém, nem sempre a proposta e o preço são o fator decisivo. Quando entregamos um projeto bem feito e o cliente fica satisfeito, as chances de ser contratado novamente aumentam e os laços feitos anteriormente servirão para tornar o processo mais simples. Por isso, a fidelização de clientes é fundamental para qualquer empresa que deseja se tornar referência e continuar por muito tempo no mercado.
Outro ponto importante é que se saiba exatamente o que o solicitante necessita. Algumas vezes, a proposta não é bem sucedida devido à falta de clareza em relação às necessidades gerais e específicas do cliente. Por isso, antes de tudo, é preciso que haja a interação entre as partes, mesmo que seja por meio de conversa informal, para esclarecer as dúvidas e para que s duas partes cheguem a um consenso para a aceitação da proposta formal. Nesse contexto, é importante avaliar além do objetivo geral do inventário, as informações que o cliente possa necessitar e desejar incluir no trabalho.
O que também não pode ser desprezado, é a qualidade e a forma da proposta, pois isso pode ser julgado como padrão dos seus serviços. Propostas com defeitos passam uma imagem negativa e a preocupação com a escrita, clareza e padronização são pontos que precisam ter importância. Lembre-se, a proposta é o seu cartão de visitas.
Contrato de inventário florestal
Depois que a proposta foi aceita, o contrato de execução do serviço deverá ser providenciado. Ele deve ser feito em qualquer que seja o inventário, pois ele assegura os direitos e deveres das duas partes e em qualquer desacordo que venha a ocorrer, ele servirá de base para resolver a situação.
O contrato deve conter informações de que o contratado é qualificado profissionalmente para realizar o trabalho. Como eu disse anteriormente, nem sempre o menor preço é a melhor opção.
Cada contrato é único, por isso, mesmo que você tenha um modelo de contrato, as cláusulas deste devem ser adequadas à situação acordada durante a proposta. Dessa forma, é interessante que durante a negociação também sejam acordadas as obrigações e punições por descumprimento do trato.
Entenda também: O que esperar do setor florestal em 2018?
Essas punições são necessárias, mas diferente do que pode parecer, elas não podem existir para apenas uma das partes. O contratante deve executar o projeto de acordo com a proposta, mas contratado deve respeitar os prazos solicitados, bem como realizar o pagamento. Desta forma, seja bem claro na redação do contrato e tenha cláusulas para as duas partes.
Alguns itens são básicos em um contrato:
- Descrição das partes envolvidas no contrato;
- Objetivo do inventário;
- Informações que resultarão do inventário, descrevendo quais serão os produtos gerados ao final do serviço;
- Metodologia descrevendo a metodologia de amostragem, medição precisão e cálculos;
- Inspeção e aprovação do inventário, incluindo o pagamento.
- Todos os prazos relacionados ao serviço.
Orçamento do inventário florestal
Para facilitar na elaboração do orçamento do inventário florestal, principalmente para quem está começando a trabalhar na área de consultoria, elaboramos uma planilha básica para a elaboração do orçamento. É claro que ela deve ser adaptada de acordo com o projeto que será orçado, por isso, sinta-se a vontade para fazer modificações e adicionar outros fatores.
Veja também:
- Tecnologias para o inventário florestal
- Principais erros ao planejar um trabalho de campo
- Crescimento de florestas nativas
__________ xxx __________