Com as novas exigências do mercado, continuar estudando é de extrema importância. Terminar a faculdade e ter um título não é o fim da linha, pelo contrário, é apenas o começo do caminho profissional. Ao continuar estudando, você estará se preparando e aumentando as suas chances de conseguir melhores oportunidades. Os materiais que produzimos no Mata Nativa, são fruto de muita pesquisa, de forma a entregar os melhores conteúdos para os nossos leitores. Nesse caminho, também encontramos 20 Livros e e-Books Que Farão de Você um Engenheiro Florestal Melhor na sua área de atuação.
Diante de tantos conteúdos relevantes, resolvi, desta vez, fazer um apanhado de destes materiais que todo engenheiro florestal gostaria de ter.
1. Guia completo do inventário florestal
Este guia passa por todas as etapas do inventário, desde o planejamento, até o processamento dos dados.
A obtenção dos cálculos é uma tarefa bastante dispendiosa e, por isso, ao longo deste trabalho, você terá acesso a dicas valiosas para facilitar o seu trabalho.
Para fazer o download do ‘’Guia completo do inventário florestal’’, basta clicar no banner abaixo.
2. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (versão eletrônica gratuita)
A 5ª edição do SiBCS traz ajustes e correções de conceitos básicos relativos à definição de solo, caracteres e horizontes diagnósticos, bem como alterações de redação, redefinição da seção de controle, eliminação ou incorporação de classes de solos em todos os níveis categóricos.
A obra, que não era atualizada desde 2013, ganhou uma inédita versão em inglês e pela primeira vez está disponível gratuitamente, no formato e-Book. Clique no botão abaixo para fazer o dowload da versão em português.
3. Manual para coleta, herborização e inventário florístico
Neste manual, você encontrará o passo a passo para a coleta e herborização de material botânico.
O inventário florístico é um estudo técnico que visa a identificar as espécies da flora ocorrentes em uma área e caracteriza e avalia o estado de conservação da vegetação.
A eficiência de uma boa identificação botânica é necessária para dar subsídio a estudos taxonômicos, auxiliar na elaboração de trabalhos científicos sobre a flora de uma determinada região, determinar as espécies de um inventário, facilitar o conhecimento de plantas medicinais e tóxicas com objetivo de melhor utilizá-las e controlá-las e, armazenar exemplares de todas as espécies possíveis para identificação de outras espécies por comparação.
Tudo isso depende de uma coleta bem feita, obedecendo a regras básicas, mas muito importantes, uma vez que as partes coletadas não possuem todas as características da planta no seu habitat natural. Aprenda tudo sobre o assunto clicando no banner abaixo.
4. Guia Técnico de Restauração Ecológica com Sistemas Agroflorestais
O Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal (ICRAF) lançou em 2016 o “Guia Técnico de Restauração Ecológica com Sistemas Agroflorestais”. Nessa publicação é possível aprender sobre os princípios da agrofloresta e seus serviços ambientais, assim como esclarecer questões que estão no dia-a-dia dos floresteiros, por exemplo: o que pode e o que não pode na APP? Quais são as espécies-chave para a recuperação de áreas degradadas? O Guia foi realizado em parceria com o ISPN, ISSA, EMBRAPA, UICN, Serviço Florestal Brasileiro e Mutirão Agroflorestal.
Clique no banner abaixo para fazer o download.
5. Guia de árvores com valor econômico
O Guia de árvores com valor econômico, tem por objetivo direcionar as estratégias e o processo de reflorestamento, sugerindo a importância do plantio de árvores nativas, distribuídas em 109 espécies que possuem valor econômico da Mata Atlântica e Cerrado. O Guia levantou o valor que essas espécies poderão render aos agricultores, estes que são obrigados por lei a terem significativas áreas com florestas, tornando-se então uma oportunidade econômica. Ele foi produzido pelo projeto Iniciativa para o Uso da Terra (INPUT), em parceria com a Agroicone. Clique abaixo para obter seu e-Book.
6. Guia para se tornar um Expert em inventário florestal
Este é um dos materiais de maior sucesso do blog Mata Nativa. Nesse e-Book, vocês encontrarão Dicas para se tornar um Expert em inventário florestal, realizar a coleta de dados em campo, o processamento dos dados e muito mais. Para fazer o download, clique aqui.👇👇👇
7. O papel do engenheiro florestal no levantamento fitossociológico
Este material foi produzido pelo Mata Nativa em parceria com a Central florestal. A Fitossociologia é a forma de classificar, reconhecer e observar qualitativa e quantitativamente, as relações, distribuição e dinâmica de comunidades vegetais, sejam florestais ou não. É desta forma, que se considera importante os conhecimentos do engenheiro florestal nos aspectos botânicos e identificação de plantas e espécies florestais, de modo a otimizar a dinâmica do levantamento, e favorecer o processamento e interpretação de dados. Aprenda tudo sobre o assunto clicando abaixo.
8. Guia do Inventário de Florestas Plantadas
No guia do inventário de florestas plantadas, são abordadas todas as etapas do processo de inventário florestal, dando um enfoque maior para o processamento dos dados e a teoria da amostragem.
Um inventário envolve planejamento, atividades de campo e o trabalho de escritório para a realização dos cálculos. Por mais que as atividades em campo exijam um grande esforço físico e muitas vezes nos depararmos com as mais variadas situações, elas não são consideradas o maior desafio do processo de inventário. É fácil perceber que a maior dificuldade, principalmente para aqueles que estão começando agora a trabalhar com inventário florestal, são os cálculos florestais, dando um enfoque maior para o processamento dos dados e a teoria da amostragem.
Clique abaixo para receber este material.
9. Estudos Ambientais
O Mata Nativa preparou um material com os principais estudos ambientais: PRAD, PUP, RADA, PTRF, RCA e EIA/RIMA. Estudos Ambientais são todos estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsídio para a análise da licença requerida.
O licenciamento ambiental exige diversos tipos de estudos ambientais, a escolha depende de alguns fatores, como o porte do empreendimento, a localização, a atividade que será desenvolvida, etc.
Faça download agora mesmo e entenda com detalhes cada estudo ambiental!
10. Agrofloresta: Aprendendo a produzir com a natureza
Na primeira parte deste livro, apresentam-se e discutem-se conceitos ecológicos de forma contextualizada com a prática agroflorestal. Na segunda parte, descreve-se, brevemente, como as famílias agricultoras da Cooperafloresta fazem isso.
Longe da pretensão de detalhar profundamente os conceitos, e mais longe ainda da pretensão de descrever todos os aspectos relacionados à prática agroflorestal, pretende-se que este livro possa ajudar estudantes, agricultores e professores a utilizarem a agrofloresta como caminho. Clique no botão de download para baixar.
11. Procedimentos de licenciamento ambiental do brasil
Este estudo pretende apresentar as informações referentes aos procedimentos de licenciamento ambiental incluindo os tipos de processos existentes, a documentação exigida, as autuações ambientais, multas e advertências, e os tipos de atos autorizativos utilizados pelos órgãos ambientais estaduais, do Distrito Federal e do órgão federal. Pretende também conhecer o nível de informação existente nos sites dos referidos órgãos ambientais, a identificação das dificuldades encontradas pelos órgãos no decorrer dos processos de licenciamento, além do impacto da Lei Complementar Federal n.º 140/2011 (BRASIL, 2011b), e da participação de órgãos intervenientes nos processos de licenciamento ambiental, como Fundação Nacional do Índio (Funai), Fundação Cultural Palmares (FCA), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Iphan), Ministério da Saúde, entre outros. Clique aqui para fazer o download!
12. Entendendo o EIA/RIMA
Devido à importância do assunto e ao evidente interesse dos nossos leitores sobre o tema, o Mata Nativa produziu um conteúdo exclusivo, explicando tudo sobre o EIA/RIMA.
O EIA/RIMA é um dos instrumentos da política Nacional do Meio Ambiente e foi instituído pela RESOLUÇÃO CONAMA n.º 001/86, de 23/01/1986.
Atividades utilizadoras de Recursos Ambientais consideradas de significativo potencial de degradação ou poluição dependerão do Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para seu licenciamento ambiental.
Neste caso o licenciamento ambiental apresenta uma série de procedimentos específicos, inclusive realização de audiência pública, e envolve diversos segmentos da população interessada ou afetada pelo empreendimento.
Apenda tudo clicando aqui.
13. 6 Passos para a gestão da conformidade legal ambiental
A GreenLegis, empresa parceira do Mata Nativa, preparou um conjunto de dicas para que os gestores e suas equipes tenham tranquilidade para trabalhar com a gestão da conformidade legal ambiental.
Faça o download e conheça os 6 passos para a gestão segura da conformidade legal ambiental.
14. Cálculos do Inventário Florestal e suas Interpretações
Todos os dias recebemos diversas perguntas a respeito dos cálculos do inventário florestal e como interpretá-los. Pensando nisso, o Mata Nativa produziu esse conteúdo exclusivo sobre o assunto. Saiba tudo sobre o assunto clicando abaixo.
15. Manual de Viveiro e Produção de Mudas
A publicação da Manual “Viveiro e Produção de Mudas – Espécies Arbóreas Nativas do Cerrado” tem por objetivo a divulgação do conhecimento sobre técnicas de produção de mudas nativas do Cerrado, apresentando o resultado de pesquisas realizadas na Embrapa Cerrados e em Viveiros associados. Vem de encontro a uma necessidade urgente da divulgação de técnicas para a produção de espécies arbóreas do bioma Cerrado, com alta qualidade e resistência, contemplando um pouco da diversidade da flora existente. São 90 (noventa) espécies de diversas fitofisionomias do Cerrado que poderão ser produzidas com mais facilidade, permitindo que seja aumentada a variedade da oferta de mudas nativas produzidas a ser usada em projetos de restauração do Cerrado.
16. Controle de plantas daninhas em restauração florestal
A obra conta com a contribuição de diversos autores – entre engenheiros florestais, agrônomos e biólogos – o objetivo do livro foi reunir um material consistente sobre as diferentes estratégias utilizadas para controlar as plantas daninhas, especialmente tendo em vista a premente necessidade de plantio florestal em grandes áreas para adequação de propriedades ao cadastro ambiental rural. Baixe este material, clicando abaixo.
17. Madeira de Ponta a Ponta: O caminho desde a floresta até o consumo
Em seus quatro capítulos, a obra traz ao leitor desde um panorama das florestas no mundo e seus serviços ambientais aos desafios e barreiras para a produção e consumo responsável de madeira. São apontados os esforços no controle e aplicação de tecnologias para uma melhor gestão pública, buscando gerar menos conflitos na floresta, menos emissões de gases de efeito estufa, e reverter o cenário de grande evasão fiscal decorrente da exploração ilegal de madeira. Clique aqui para baixar este material.
18. Árvores plantadas e recursos hídricos
A publicação “Árvores Plantadas e Recursos Hídricos” mostra diferentes aspectos da relação entre silvicultura e recursos hídricos. Apresenta a dinâmica do ciclo da água dentro das árvores, da floresta, na paisagem e na indústria, e ainda compara o uso da água por distintos tipos florestais. Demonstra, assim, que as florestas plantadas, se bem manejadas, utilizam água gerando significativos benefícios para a sociedade, por meio de produtos essenciais para o dia a dia; para a comunidade do entorno, gerando emprego e renda; e para o ambiente, por meio do manejo integrado da paisagem e dos plantios.
O objetivo do artigo é expor a dinâmica da água nas árvores, no plantio e na paisagem. Desfazendo alguns mitos relacionados ao uso da água por florestas plantadas, é demonstrado por meio de infográficos o Ciclo Hidrológico em diferentes tipos de cobertura vegetal e apresenta um pouco da importância da gestão correta das microbacias aliada ao manejo florestal.
Os dados apresentados são referentes às regiões monitoradas, com cobertura vegetal nativa, eucalipto, pinus e pastagem. É uma publicação curta, de apenas oito páginas, porém tem um bom conteúdo.
Para acessar a publicação, clique abaixo.
19. Biomas do Brasil
Devido à importância desse assunto, o Mata Nativa produziu um conteúdo exclusivo sobre os Biomas do Brasil.
O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna.
Como a vegetação é um dos componentes mais importantes da biota, seu estado de conservação e de continuidade definem a existência ou não de hábitats para as espécies, a manutenção de serviços ambientais e o fornecimento de bens essenciais à sobrevivência de populações humanas. Fazer download do e-Book aqui.
20. Conhecendo a biodiversidade
O livro foi publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A organização é dos pesquisadores Ariane Luna Peixoto, José Roberto Pujol Luz e Marcia Aparecida de Brito, considerando os resultados de pesquisa obtidos pelo PPBio e pela Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia (Geoma).
Link para acessar gratuitamente o livro Conhecendo a Biodiversidade
__________ xxx __________