Qual é o tempo ideal para a realização de um inventário? Todos sabemos que não existe a resposta para esta pergunta, já que cada inventário é único e as variáveis em questão são tantas. São muitas etapas que vão do planejamento até a entrega do relatório final e a melhora no desempenho de cada uma delas, vai depender muito da organização de quem está envolvido no trabalho. Esta semana separamos algumas 4 dicas para aumentar a sua produtividade nos Inventários Florestais.
1. Gaste mais tempo com o planejamento
Retornar a campo é sinal de diminuição dos lucros. Uma vez ou outra pode até acontecer, para casos de inventários em áreas próximas. Mas imagina se você está fazendo um inventário em um outro estado, quilômetros e quilômetros distante do seu escritório?
Outro fator que envolve o planejamento, são os equipamentos. Para garantir que os materiais a serem utilizados não sejam esquecidos ao sair para campanha de campo, recomenda-se realizar um checklist, no qual estão enumerados todos os equipamentos e materiais que serão necessários no campo.
Saiba Mais: Mata Nativa x Planilha do Excel
Imagina ter que organizar o equipamento, fazer novo planejamento do trabalho de campo, conseguir equipe, tudo outra vez. Por isso é que o seu planejamento deve ser muito bem feito e os cálculos pré-projeto muito bem avaliados. Um tempinho a mais dedicados a isto, podem te livrar de um enorme trabalho depois.
Este tempo do planejamento, também inclui os cálculos do número de parcelas, que também vai ser ponto chave para o seu erro de amostragem seja atendido.
2. Melhore o rendimento do trabalho de campo
Aí entramos em duas questões: o baixo rendimento geralmente acontece por questões de difícil acesso à área ou por falta de experiência da equipe. A primeira é difícil de contornar, pois se trata de uma condição da floresta, mas a segunda, é facilmente reduzida com a seleção de equipe capacitada para o serviço e com o treinamento pré-projeto. É claro que as grandes empresas já têm as equipes para realizar o serviço, mas e para o consultor que de repente conseguiu um trabalho maior, que demanda várias equipes de campo? Gaste um tempinho a mais procurando uma equipe boa para o trabalho de campo e tenha sempre um banco de contatos em mãos.
Para otimizar o tempo do trabalho de campo, também sugiro que você repense a utilização de fichas de campo. Atualmente, existem várias ferramentas no mercado que vão te ajudar, como por exemplo, a utilização de tablets para a coleta de dados e o aplicativo Mata Nativa Móvel. Essa ferramenta, além de diminuir o tempo na coleta dos dados, vão eliminar um dos trabalhos mais dispendiosos do inventário florestal: a digitação das fichas de campo.
3. Evite o retrabalho
A reprovação de projetos é o maior medo de quem trabalha com inventário florestal e licenciamento ambiental. Ter um projeto reprovado não é nada bom. O cliente geralmente tem urgência em ter o projeto aprovado e o retrabalho pode atrasar os prazos. Fora a confiança no seu serviço, pois quando um cliente te contrata para realizar um projeto, ele quer que o resultado tenha qualidade.
A maior causa de reprovação de projetos, são os cálculos. Assim, se você tem dificuldade em fazer os cálculos no Excel, não deixe de procurar algum software de inventário florestal para te auxiliar.
Entenda também: Guia do inventário de florestas plantadas
O tempo que você perderá com o retrabalho, poderia ser usado na execução de um outro projeto. Assim, revise os cálculos com olhar crítico, de forma que, você consiga perceber erros graves no seu relatório. A minha dica é que você utilize o software Mata Nativa para fazer os cálculos. Com comprovada eficiência e grande número de funcionalidades, o Mata Nativa permite a engenheiros florestais, botânicos, pesquisadores, empresas e estudantes obterem informações mais completas e confiáveis de maneira rápida, fácil e com grande flexibilidade na apresentação, além de proporcionar aumento da produtividade dos trabalhos e precisão nos resultados.
4. Otimize o tempo para a realização dos cálculos
Você demora dias fazendo os cálculos? Isso não é normal. Mesmo se tratando de um inventário de uma área extensa, o ideal é que você obtenha os cálculos em poucos minutos. Claro que algumas vezes são muitos fatores qualitativos a serem cadastrados, mas mesmo assim, com as ferramentas existentes no mercado atualmente, não tem desculpa para tamanho depende de tempo para a obtenção dos cálculos.
Existem algumas opções no mercado, mas o software mais rápido e confiável é o Mata Nativa. O software permite, dentre muitas análises, realizar diagnósticos qualitativos e quantitativos de formações vegetacionais, análises fitossociológicas completas, elaborar inventários e planos de manejo, monitorar a floresta através de inventários contínuos acompanhando o crescimento e desenvolvimento das espécies e analisando as características de valoração e exploração florestal.
Para acessar o Mata Nativa, basta clicar aqui.
Veja também:
- 9 sinais de que você precisa de ajuda nos inventários florestais
- Os instrumentos mais utilizados em medições e coletas de dados florestais
- O que aprendemos com mais de 10.000 inventários florestais
__________ xxx __________