A abertura e o gerenciamento de um novo negócio exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos, como entender o mercado, o público e planejar bem cada etapa. Se você está pensando em abrir seu negócio e trabalhar com inventário florestal não é diferente.
Sabendo que você pode estar precisando de um empurrão para começar a empreender, criamos um roteiro com dicas para te ajudar a iniciar bem o seu novo negócio. Confira nossas dicas para a abertura do seu empreendimento!
Dicas úteis para todos os tipos de negócios
1. Pesquisa
O primeiro passo é trabalhoso, mas trará muita clareza sobre seu negócio: faça uma pesquisa e reúna informações! A partir de uma boa pesquisa com possíveis clientes e a concorrência você descobrirá, por exemplo, o que é preciso ter para montar seu negócio (equipamentos, softwares, etc), qual a melhor localização para seu negócio, como a concorrência e o mercado se apresentam e muitos outros aspectos.
Faça uma pesquisa profunda para se tornar um especialista no assunto e não fique desmotivado caso o mercado pareça competitivo demais. Você pode usar isso como uma vantagem, pois um mercado inchado significa que muitas pessoas estão se dando bem nessa área de atuação e você também pode ser bem sucedido.
2. Monte um plano de negócios
Após a realização da pesquisa e consequente amadurecimento da ideia, é hora de colocar no papel todas as informações. O plano de negócios é o momento em que se define se sua ideia tem potencial de se tornar um negócio ou se é inviável.
Talvez esta seja a etapa mais importante para quem quer se tornar um empreendedor. Definir os objetivos, o capital de abertura, a análise do mercado e concorrência, e a definição de tudo que a empresa irá oferecer são pontos cruciais para o sucesso.
3. Tenha foco
Muitos empreendedores costumam estabelecer novas metas a cada seis meses. Porém, é sempre importante ter uma meta principal a ser alcançada. Pense em qual é o seu objetivo maior e planeje dar um pequeno passo a cada dia para chegar lá.
Se seu sonho é trabalhar com inventário florestal não quer dizer que sua empresa não possa abraçar um projeto diferente, como por exemplo um plano de recuperação de área degradada ou um EIA/RIMA, porém não perca seu foco e essência para assim criar a identidade do seu negócio.
4. Comece agora
Muitas pessoas perdem tempo pensando em como fazer as coisas serem perfeitas antes de lançarem o seu negócio. É um erro perder tempo se planejando excessivamente. A evolução e a experiência vão surgindo aos poucos, por isso comece hoje mesmo, se não talvez seus projetos nunca saiam do papel.
5. Propaganda
As pessoas gostam de sites com conteúdo diferenciado, por isso produza conteúdo que as pessoas queiram ler e compartilhar. Buscar inspiração nas grandes empresas pode sempre ser algo interessante para alimentar suas ideias, porém não se esqueça de produzir algo único para sua marca, algo que seja uma referência para o público.
6. Cogite abrir um negócio home office
No início do negócio muitos além de adotar o MEI como regime tributário, decidem montar o seu negócio em casa, em um trabalho home office. Dessa maneira, é possível eliminar um dos principais custos fixos de manutenção de uma nova empresa, que é o aluguel e todas as contas associadas à locação de um espaço físico. Trabalhando em casa, você economiza ainda em outras contas, como alimentação e transporte.
Esse início enxuto não significa que você não possa crescer e adotar um novo local de trabalho em breve, mas resulta em um princípio de racionalização total dos gastos. E para quem está começando, essa deve ser uma das principais preocupações.
Ao trabalhar fazendo inventário florestal apenas um ambiente em que haja espaço para instalação de um pequeno escritório e armazenamento de alguns equipamentos é suficiente, visto que ali você fará os planejamentos e posterior interpretação de dados e formulação de relatório. Você poderá ir até seu cliente para fazer reuniões – nessa pandemia tudo tem sido feito virtualmente – e o restante do trabalho será em campo. Portanto, o trabalho em home office se mostra muito interessante neste início de negócio.
Dicas úteis para trabalhar com inventário florestal
Na área florestal temos algumas particularidades que tornam nosso trabalho apaixonante. Então, aqui vão algumas dicas de como se dar bem com seu novo negócio.
1. Saber o processo do inventário florestal
Pode ser que na graduação você optou por outras áreas e não fez estágio ou trabalho na área de inventários florestais. Quem já trabalhou fazendo inventários sabe que situações inusitadas ocorrem durante este trabalho e é na prática que vamos adquirindo experiência e aprendendo a evitar os imprevistos.
Assim, se você não se sente seguro, devido à falta da prática, temos duas sugestões. A primeira seria buscar participar de algum inventário em regime de contrato temporário e assim sentir na pele o que é o trabalho em campo, o gerenciamento das equipes, a necessidade de equipamentos, a coleta de dados, a logística de transporte, de alimentação e de alojamento, entre outros. A segunda sugestão, que não descarta a primeira, é fazer cursos na área que te ajudem a aprender como fazer um inventário, desde o planejamento pré-campo, no campo até o pós-campo. A Universidade ECONATIVA oferece cursos na área de inventário florestal. Não deixe de conferir!
2. Bons contatos
Nada como poder contar com as pessoas, não é mesmo? Então a segunda dica é: tenho uma boa rede de relacionamentos.
Uma boa rede de relacionamentos além de ser útil em um momento de sufoco ou de dúvida, pode lhe render indicação para trabalhos futuros. Sabemos que a indicação é algo precioso no mercado de trabalho, ainda mais quando estamos iniciando um negócio. Pense por um momento em quantos profissionais você já buscou ao receber uma boa indicação e então perceberá o potencial de uma indicação.
Portanto, não se esqueça dos seus colegas de faculdades, seus professores, empresas em que você já tenha trabalhado em outro momento. Mantenha as portas abertas!
3. Abrace as oportunidades
Após todas essas dicas você pode ainda pensar: mas por onde começar? Quem pode ser meu primeiro cliente? Aqui temos duas opções pra quem está iniciando.
A primeira delas é buscar parcerias com grandes empresas que contratam pequenos projetos de inventários de forma terceirizada. O trabalho terceirizado pode ser rejeitado por muitos, mas para o início de um negócio pode representar segurança, ganho de experiência, e ser a porta de entrada para outros trabalhos. Com o tempo a sua empresa irá evoluir naturalmente, ao passo que você realiza trabalhos de qualidade, e começará a pegar trabalhos diretos.
A segunda opção é buscar participar de reuniões junto aos municípios. Estas reuniões promovidas pelo órgão competente de licenciamentos ambientais para empreendimentos diversos são abertas ao público e ali são expostas diversas demandas como licenciamento e inventários. Então esta é uma oportunidade única para você chegar até a pessoa que necessita do trabalho e apresentar a sua proposta.
Com este texto esperamos ter trazido o incentivo necessário para o início da sua caminhada na área. O Inventário florestal é uma oportunidade grande de início, basto fazê-lo com dedicação e profissionalismo para obter bons resultados.
__________ xxx __________