Hoje eu vou falar um pouco sobre os cálculos do Inventário Florestal que o Mata Nativa fornece. As possibilidades são tantas que, possivelmente, até as pessoas que utilizam o software há muitos anos, não conhecem todas as possibilidades que a ferramenta oferece.
É claro que muitas das opções de cálculo que você utilizará, terão relação com o tipo de inventário que você está trabalhando. Mas como não sabemos o dia de amanhã e pode ser que você precise de todos os cálculos algum dia, hoje vamos falar um pouquinho sobre cada um dos módulos do Mata Nativa.
O software Mata Nativa
O Mata Nativa é o software que realiza todos os cálculos de inventário florestal e análise fitossociológica, com aplicação efetiva em todos os biomas brasileiros.
O software permite, dentre muitas análises, realizar diagnósticos qualitativos e quantitativos de florestas, análises fitossociológicas completas, elaborar inventários e planos de manejo, monitorar a floresta através de inventários contínuos acompanhando o crescimento e desenvolvimento das espécies e analisando as características de valoração e exploração florestal.
Com o Mata Nativa é possível trabalhar com diferentes tipos de inventários:
- Amostragem casual simples;
- Amostragem casual estratificada;
- Amostragem casual dois estágios;
- Amostragem casual conglomerado;
- Sistemática em um estágio;
- Sistemática em dois estágios;
- Monitoramento;
- Método de quadrantes;
- Inventário 100%.
Os inventários são trabalhados na forma de projetos e para facilitar o entendimento e manipulação das informações, o software trabalha em módulos. No módulo Dados é possível cadastrar todas as informações levantadas em campo, as configurações do projeto e as características do inventário realizado. O módulo Cálculos, como o próprio nome diz, é onde todas as análises do projeto utilizando-se as informações cadastradas no módulo Dados.
O inventário de Monitoramento possui, além dos módulos citados anteriormente, o módulo Monitoramento, que permite a realização das análises ao longo do tempo, de forma a acompanhar o desempenho da floresta.
Cálculos fornecidos pelo Mata Nativa
Como eu sempre digo, eu desconheço algum cálculo do inventário florestal que o Mata Nativa não faça. São tantas opções, que pode ser que você nunca consiga utilizar todas. Vamos conhecer algumas delas:
Amostragem – Calcula as estatísticas de amostragem pelos delineamentos casual simples, casual estratificada, conglomerado, casual em dois estágios, além de sistemática em um e dois estágios;
Florística – Apresenta a florística por espécie, gênero, família e variáveis qualitativas;
Diversidade – Calcula os índices de Mistura de Jentsch, Diversidade de Shannon-Weaver, Uniformidade de Pielou e Índice de Simpson;
Agregação – Calcula índice de Agregação de MacGuinnes, índice de Fracker e Brischle e índice de Payandeh;
Estrutura Horizontal – Estima os parâmetros da estrutura horizontal: frequência, densidade, dominância, valor de importância e valor de cobertura;
Estrutura Vertical/Posição Sociológica – Estima a importância das espécies considerando a sua participação nos estratos verticais (posição sociológica absoluta e relativa).
Categoria de Tamanho/Regeneração Natural – Calcula a distribuição dos parâmetros densidade, dominância, volume e número de indivíduos por classe de tamanho na regeneração natural (classes absoluta e relativa de tamanho da regeneração natural).
VIA – Estima o Valor de Importância Ampliado das espécies.
VIEA – Estima o Valor de Importância Economicamente Ampliado das espécies.
Estrutura Diamétrica – Calcula os parâmetros, número de indivíduos, área basal e volume por espécie, classe, parcela, espécie-parcela, espécie-classe, parcela-classe, espécie-parcela-classe e determina guias de corte via método BDq.
Valoração – Permite avaliar o valor econômico pelos seguintes agrupamentos: espécie, espécie-classe, espécie-qualidade de fuste e espécie-qualidade de fuste-classe.
Análise Qualitativa – Calcula os parâmetros, número de indivíduos, área basal e volume por variável qualitativa, espécie-var. qualitativa, var. qualitativa-classe, parcela-var. qualitativa e espécie-var. qualitativa-classe.
Experimentação – Permite gerar bancos de dados para análises estatísticas univariadas e multivariadas.
Agrupamento – Calcula diversos parâmetros para as espécies, agrupados por parcela, projeto, estrato e nível de inclusão, como área basal, dominância e volume.
Inventário de monitoramento
O módulo monitoramento também oferece diversas opções de cálculo, dentre elas:
Análises para cada inventário de monitoramento – Permite realizar todas as análises disponíveis no inventário por parcelas de área fixa;
Incrementos periódicos – Permite calcular o incremento periódico anual;
Estimativas médias de Incremento periódico – Calcula as estimativas médias de incremento periódico por classe de diâmetro;
Ingressos – Calcula o número de ingressos em cada classe de diâmetro;
Mortes – Calcula o número de mortes em cada classe de diâmetro;
Incremento Periódico Bruto e Líquido – Calcula o crescimento bruto e líquido de área basal e volume;
Dinâmica – Calcula a diferença de diversos parâmetros (DAP, Dg, G/ha, Vtot/ha, Vcom/ha, BIOseca/ha, BIOverde/ha, C/ha Solo, C/ha Fuste, C/ha Galhos, C/ha Raízes, C/ha Folhas, C/ha Total Fuste e Galhos, C/ha Total, N_mortas/ha, N_recrut/ha) agrupados por: total, parcela, espécie eclasse);
Dinâmica por Parcela – Calcula a diferença de diversos parâmetros (DAP, Dg, G/ha, Vtot/ha, Vcom/ha, BIOseca/ha, BIOverde/ha, C/ha Solo, C/ha Fuste, C/ha Galhos, C/ha Raízes, C/ha Folhas, C/ha Total Fuste e Galhos, C/ha Total, N_mortas/ha, N_recrut/ha) agrupados por: parcela-espécie, parcela-calsse).
Funcionalidades do software
Para dar suporte à realização dos inventários e desenvolvimento dos projetos, diversas funcionalidades estão presentes no Mata Nativa:
- Importação de dados de diversos softwares, como: Microsoft Excel, arquivo texto, CSV, Microsoft Access, arquivos DBF e ArcView;
- Configuração do projeto para conter somente as informações levantadas em campo;
- Ferramentas para verificação e consistência dos dados do projeto;
- Flexibilidade no cadastro de informações de espécies, parcelas e árvores, permitindo o cadastro de variáveis qualitativas, quantitativas e descritivas;
- Possibilidade de cadastrar e configurar as classes de regeneração natural;
- Possibilidade de realizar inventários por nível de inclusão;
- Ferramenta para filtrar o cadastro de árvores por parcela, espécie e outras variáveis;
- Facilidade na transferência de espécies entre projetos e de criar catálogos de espécies;
- Possibilidade de cadastrar a localização das árvores e realizar análises espaciais através de ferramenta SIG compatível com ArcView e totalmente acoplada ao sistema;
- Realização de diversas análises, todas com possibilidades de configuração e de filtros.
- Exportação dos resultados para o Microsoft Excel e para o Microsoft Word;
- Geração de relatórios personalizados;
- Geração de gráficos configuráveis, possibilitando exportá-los;
- Geração de cópia de segurança dos dados;
- Facilidade em exportar e importar projetos, podendo transferir informações entre diferentes computadores;
- Configuração e impressão de fichas de campo.
E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Mata Nativa?