Inovação quer dizer renovar, recriar ou criar algo novo. Em outras palavras, a inovação está diretamente relacionada com mudanças e melhorias! Os impactos positivos, diga-se de passagem, estão atrelados com a otimização do tempo e custo, agilidade de execução de uma tarefa ou melhoria na comunicação. Este processo implica em ganhos econômicos, visibilidade no mercado, dentre muitos outros benefícios e vantagens. Assim, podemos destacar que, no setor florestal não é diferente, a inovação e tecnologia se fazem cada dia mais presentes. A exemplo, podemos ressaltar que, a inovação está aqui: chegou o Novo Mata Nativa!
O InovaFlor, evento realizado pelo Mata Nativa, colocou em pauta discussões sobre as demandas florestais, desafios e soluções! Quem participou do nosso evento pôde partilhar, com os demais profissionais e convidados especiais, as experiências, desafios, bem como ficar por dentro das inovações que já estão impactando o mercado de inventário florestal em nativas. Além disso, quem esteve presente, soube em primeira mão sobre a mais recente inovação: o novo Mata Nativa agora é versão web! Calma, se você não teve oportunidade de participar do nosso grande encontro, vamos resumir para você as principais vantagens de aderir a esta nova modalidade!
O que é o Mata Nativa?
O inventário florestal se destaca como a principal atividade para o levantamento de dados qualitativos e quantitativos. Tais informações são de suma importância para a elaboração de planos estratégicos, tomadas de decisões conscientes, dentre outros. Sabe-se que a atividade do inventário florestal não abrange somente o levantamento de dados em campo, mas também o processamento e interpretação dos dados. Nesse sentido, faz se necessário o desenvolvimento de ferramentas que agilizem e facilitem tais procedimentos de forma eficaz e precisa.
Foi neste cenário e com este objetivo que, em 2001, o software Mata Nativa teve a sua primeira versão disponibilizada. De lá para cá, o sistema já passou por diversas modificações, sempre buscando por melhorias. A exemplo das alterações realizadas para atender a demanda do mercado, cita-se: cursos para capacitação, treinamentos e aplicativo para coleta dos dados em campo.
O sucesso, o auxílio e a prestação de serviço de qualidade é primordial. Com isso, parar de evoluir nunca foi ou será uma opção, e é por isso que, neste ano, o Mata Nativa passou a ser um sistema web.
O que devo saber sobre o novo Mata Nativa?
O novo Mata Nativa foi desenvolvido pensando em atender as demandas dos profissionais que trabalham com o inventário florestal. Além disso, o objetivo é facilitar ainda mais o processamento e interpretação dos dados. Assim, vale destacar que, o Mata Nativa, nesta versão, chegou ainda mais intuitivo e didático.
Usar dos recursos tecnológicos é a premissa para prover produtos, sistemas e aplicativos de sucesso. Assim, a tendência é utilizar a potencialidade da internet para a sua empresa e, neste sentido, surge o novo Mata Nativa.
O que há de novo?
Um sistema na internet implica que todos os seus dados e arquivos estão armazenados em uma plataforma segura na nuvem. Em suma, o usuário não precisa mais instalar o software nas máquinas de sua empresa para acessá-los, basta entrar no seu navegador de internet, em qualquer computador, digitar o endereço matanativa.com.br, entrar com o seu login e senha e a mágica acontece. Sim, este é o procedimento para usar o novo Mata Nativa, agora de forma mais rápida, fácil e simples.
Na interface inicial do software, o usuário tem acesso aos projetos cadastrados, que podem ser visualizados em lista ou blocos. Além disso, muitos profissionais trabalham com um número expressivo de projetos, assim, para não “perder tempo” procurando o projeto, nesta mesma interface também é possível ter acesso de forma rápida, por meio do campo “Procurar“.
O novo sistema está ainda mais interativo, fácil de visualizar as atividades. Dentro do projeto, as abas para o passo a passo do processamento estão mais intuitivas. Além disso, o projeto pode ser compartilhado com outros profissionais, em que o mesmo poderá realizar alterações, ajudar na interpretação e cálculos. Em síntese, outras pessoas podem realizar alterações no projeto sim, desde que você compartilhe o acesso. Contudo, cabe destacar que, ninguém consegue apagar o mesmo, tal ação só pode ser feita pelo dono/adm do projeto.
Vantagens de se utilizar um sistema web:
• Mobilidade: É possível acessar os dados e informações de seu negócio remotamente por outro computador conectado à internet em qualquer lugar do planeta.
• Economia: Redução de investimento em computadores, hardware, e compatibilidade entre estes. Com o novo Mata Nativa você precisará apenas de um computador conectado na internet. Ademais, não se faz necessário nenhum outro software instalado, além do seu navegador de internet.
• Segurança: Backups são realizados automaticamente. A integridade dos dados e segurança das informações é garantida por acessos restritos de usuários autorizados, com perfis previamente definidos do que ele pode acessar ou não.
• Flexibilidade: Caso sua empresa esteja em expansão, o número de funcionários aumentando, você poderá adquirir mais licenças para utilizar o novo Mata Nativa e alocar essas licenças aos funcionários desejados. O mesmo projeto poderá ser acessado por todos por meio do compartilhamento.
• Atualizações: Ao utilizar um sistema web a atualização é automática, sem precisar de nenhum esforço do usuário. Assim, não será mais necessário ficar solicitando atualização de senha para o suporte, ou até mesmo atualizações complexas, em que se deve reinstalar o software para atualizar a nova versão.
• Desempenho: A importação dos dados de campo tornou-se muito mais rápida quando comparada às versões anteriores. A velocidade de importação, comprovadamente, aumentou muito.
• Suporte: O auxílio por parte do suporte continuará ágil. Uma novidade aqui é que o usuário poderá compartilhar o projeto com o nosso suporte, recebendo assim a ajuda para solucionar qualquer tipo de dúvida e/ou problema.
Já sou usuário do software Mata Nativa, e agora?
Se você já tem acesso ao Mata Nativa 4 e possui projetos salvos nesta versão, não se preocupe. A transição para o novo Mata Nativa é simples e fácil. Na interface principal é possível encontrar o botão “Migrar do Mata Nativa 4”. Ao clicar neste botão, você irá baixar um arquivo que permite a instalação de um programa, o qual permitirá a transferência dos projetos entre o Mata Nativa 4 e o novo Mata Nativa.
Por que usar o novo Mata Nativa?
Inovar é preciso e nada melhor que usar ferramentas que ofereçam agilidade e qualidade nos processos. Veja algumas vantagens do novo Mata Nativa:
– Flexibilidade de uso em qualquer computador com navegador e acesso à internet;
– Compra e ativação da licença de uso pelo próprio usuário (não depende do nosso setor comercial);
– Associação automática das colunas para importação (caso estejam configuradas corretamente);
– Importação de dados de campo muito agilizada;
– Compartilhamento de projetos com outros usuários e com o suporte, para correção de problemas;
– Entre várias outras vantagens.
Além da facilidade apresentada para processamento, o usuário possui acesso direto ao Blog Mata Nativa, onde poderá acessar conteúdos na área florestal e tirar possíveis dúvidas. Também, há a central de ajuda, fornecendo as principais orientações para uso do sistema.
Se você já conhece as vantagens de utilizar o Excel ou até mesmo o “R” na sua organização, deve estar se perguntando será que realmente vale a pena adquirir o novo Mata Nativa?
Cada empresa ou consultor possui necessidades específicas. Assim, realiza-se o diagnóstico individual para então se indicar a melhor solução. Diante de todo o exposto, você não precisa se preocupar em tomar esta decisão agora, uma vez que nossos consultores o auxiliarão nesta escolha.
Venha fazer parte do time que visa:
Mobilidade
Agilidade
Tecnologia
Acurácia
Natureza
Atualizações
Treinamento
Inovação
Velocidade
Amigabilidade
Afinal, a inovação está aqui, novo Mata Nativa!!!
__________ xxx __________