Software Mata Nativa

Menu
  • Início
  • Mata Nativa
    • Quem Somos
    • Informações Técnicas
    • Parcerias
  • Blog
  • Cursos
Blog Mata Nativa

Home

Blog

  • Meio Ambiente

Dia Internacional das Florestas

Por Thaynara Pereira Albuquerque

Em 26 de março de 2021
Dia Internacional das Florestas

O Dia Internacional das Florestas ou Dia Mundial Florestal é comemorado em 21 de março. Essa data foi criada para dar ênfase à importância das florestas para conservação da vida em todo o planeta. Portanto, esse dia é para ampliar o conhecimento sobre os diferentes serviços ecossistêmicos que a floresta oferece, e assim refletir sobre como estamos tratando este bem.

Além disso, o Dia Internacional das Florestas estimula a adoção de medidas de manejo florestal sustentável e de proteção florestal. O manejo e uso sustentável das florestas são essenciais para a manutenção desse recurso, garantindo o bem-estar das gerações atuais e futuras.

Da sua criação

Em 1971, a Organização das Nações Unidas para a alimentação e Agricultura (FAO) determinou o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas. A data escolhida marca o início da primavera no hemisfério norte.

A partir dessa data, todos os anos, no Dia Internacional das Florestas, acontecem eventos que marcam a sua comemoração. Bem como, adota-se um tema diferente com o objetivo de chamar a atenção para ações que podem auxiliar na preservação das florestas. O tema de cada Dia Internacional das Florestas é escolhido pela Collaborative Partnership on Forests.

Nesse sentido, de 2017 a 2022 abordou-se diversos temas, como: “Florestas e Energia” (2017), “Florestas e Cidades Sustentáveis” (2018), “Florestas e Educação” (2019), “Florestas e Biodiversidade” (2020), “Restauração Florestal: um Caminho para a Recuperação e o Bem-Estar” (2021) e “Florestas, produção e consumo sustentáveis” (2022).

Tema para 2023

Em 2023, o tema será “Florestas e saúde”. No vídeo de divulgação do Dia Internacional das Florestas desse ano, a FAO afirma “Florestas saudáveis ​​para pessoas saudáveis” (clique aqui para acessar o vídeo). As florestas saudáveis garantem um planeta saudável, desde os meios de subsistência e nutrição até a biodiversidade e o meio ambiente.

As florestas fornecem, direta ou indiretamente, benefícios importantes para a saúde de todas as pessoas – não apenas aquelas cujas vidas estão intimamente ligadas aos ecossistemas florestais, mas também pessoas distantes das florestas, incluindo populações urbanas. Elas fazem isso através da purificação da água e do ar, da captura de gás carbônico, auxiliando no combate às mudanças climáticas, e do fornecimento de alimentos e plantas medicinais. Além disso, melhoram o nosso bem-estar.

Uma forma de manter as florestas saudáveis é por meio do manejo florestal sustentável. Através desse tipo de manejo é possível utilizar os recursos florestais sem danificar o meio ambiente, garantindo a continuação e renovação destes recursos e permitindo o seu uso constante.

O que é uma floresta?

Popularmente, são chamadas de florestas as vegetações que apresentam grande quantidade de árvores. Porém, cada uma possui suas características e defini-las desta forma é algo muito superficial.

Há vários conceitos para definir o que é uma floresta. A seguir, tem-se duas definições comumente utilizadas: a da FAO e da UNFCC (Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).

De acordo com a definição da FAO, floresta é “uma área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros. Isso não inclui terra que está predominantemente sob uso agrícola ou urbano”. Essa definição conta com aspectos de uso e ocupação do solo.

A UNFCC considera floresta como sendo “uma área de no mínimo 0,05-1,0 ha com cobertura de copa de mais de 10-30%, com árvores com o potencial de atingir a altura mínima de 2-5 metros de altura na maturidade. Uma floresta pode consistir tanto de formações florestais fechadas (densas), onde árvores de vários estratos e suprimidas cobrem uma alta proporção do solo, quanto de florestas abertas. Inclui-se como floresta, áreas que normalmente fazem parte da área florestal e que estão temporariamente desflorestadas como resultado da intervenção humana, como a colheita ou causas naturais, mas cuja reversão da floresta é esperada”. Diferente da FAO, esse conceito trata de florestas no aspecto de mudanças climáticas.

guia de arvores

Importância das florestas

Independente da definição, uma coisa é certa: a existência das florestas é crucial para a manutenção da vida terrestre. Isso é devido, principalmente, ao fato destas serem responsáveis pela manutenção da maior parte das fontes de água doce do planeta.

Além disso, as florestas abrigam cerca de 80% da biodiversidade terrestre do mundo, protegem e mantêm a integridade dos rios, protegem os solos de erosões, contribuem com a manutenção do clima, estocam carbono, e muitos outros aspectos que fornecem qualidade de vida.

Não se pode esquecer ainda que as florestas são lar de populações indígenas e outras populações tradicionais, e é delas que tais povos retiram seu sustento.

Portanto, as florestas são extremamente importantes para os seres humanos e para outros seres vivos, apresentando não só um papel ecológico, mas também econômico. Quando se fala da importância econômica, refere-se à grande quantidade de matéria-prima que esse bem fornece, como madeira e alimentos.

A floresta mais importante do mundo

A Floresta Amazônica é a maior e mais importante floresta do mundo. Possui sua maior porção no Brasil, se estendendo pelos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima. Além desses territórios, pequenas partes da Floresta Amazônica se localizam no Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

A enorme importância dessa floresta está ligada ao fato de ser a única floresta tropical que ainda está conservada, em termos de tamanho e diversidade, no mundo todo. Ademais, esta floresta presta serviços ecológicos a níveis globais, como a regulação climática e remoção de carbono atmosférico.

Além disso, a Floresta Amazônica abriga a maior bacia hidrográfica do mundo. Assim como, o maior rio – Rio Amazonas, em termos de extensão e volume, se localiza na região.

Conforme esse cenário, e dada tamanha importância, se torna fundamental o combate ao desmatamento dessa floresta para a sua conservação.

Trabalhando com Árvores de Regeneração no Mata Nativa

Consequências da destruição das florestas

Na maioria das vezes, a destruição de florestas está atrelada a ações antrópicas, seja para a exploração de madeira e de outros recursos ou para atividades intrínsecas ao processo de urbanização e de industrialização.

Uma das principais consequências da destruição das florestas é o desequilíbrio ambiental. Além disso, a remoção da vegetação provoca perda de biodiversidade e do habitat de animais e plantas, colocando em risco de extinção de espécies de alto valor ecológico.

A degradação das florestas também contribui para as mudanças climáticas, uma vez que o corte das árvores libera grande quantidade de gás carbônico. Uma outra consequência é a erosão do solo. Devido à falta de vegetação, o solo fica mais exposto à água das chuvas e dos rios. Como resultado, processos erosivos são desencadeados.

Fatos e Curiosidades

Classificação brasileira de florestas

No Brasil há uma grande variação nas características das florestas, até dentro do mesmo bioma. Nesse sentido, o Sistema de Classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) classifica as florestas brasileiras em 13 categorias, sendo essas:

  • Floresta Ombrófila Densa, Aberta e Mista;
  • Floresta Estacional Semidecidual e Decidual;
  • Campinarana (florestada e arborizada);
  • Cerradão e Campo Cerrado – Savana (florestada e arborizada);
  • Caatinga arbórea – Savana Estépica (florestada e arborizada);
  • Estepe (arborizada);
  • Restinga, Manguezal e Palmeiral – Vegetação com influência marinha, fluviomarinha, fluvial e/ou lacustre (arbóreas);
  • Vegetação remanescente em contatos em que pelo menos uma formação seja florestal;
  • Vegetação secundária em áreas florestais;
  • Reflorestamento.

Assim, a partir dessa classificação, é possível perceber o quão diversas são as florestas do Brasil. Cada uma possui características únicas e de grande importância para a conservação da biodiversidade brasileira.

Aspectos ambientais, econômicos e sociais

O Brasil possui hoje a segunda maior área de florestas do mundo, o que corresponde a 500 milhões de hectares. Em outras palavras, isso significa que 60% do território nacional é coberto por floresta.

Desse total, 255 milhões de hectares são destinados a unidades de conservação públicas municipais, estaduais e federais. Portanto, os números sobre as florestas brasileiras são grandiosos, assim como a importância delas nos diversos aspectos: ambientais, culturais, sociais e econômicos.

Ao longo das últimas décadas a economia florestal se consolidou como um relevante segmento econômico para o desenvolvimento sustentável. No Brasil, o desenvolvimento econômico do setor contribui com R$73 bilhões em geração de renda e em torno de 3,4 milhões de empregos diretos e indiretos.

O setor florestal brasileiro, devido ao seu crescimento na economia, pretende aumentar ainda mais a área de florestas plantadas, que hoje ocupam aproximadamente 1,2% do território nacional.

Todavia, sabe-se que o país tem lutado nos últimos anos para construir instituições fortes, implementar políticas de conservação e de uso sustentável das florestas. Nesse sentido, o Brasil deve buscar combater o desmatamento e a exploração ilegal de madeira. Com isso, proteger e preservar o bem que é vital para o planeta: as florestas.

Revisado por Thaynara Lopes em 15/03/2023

__________ xxx __________

Relacionado

Compartilhe:

Nos conte o que achou:

Veja também:

  • Outros

Como Economizar Dias de Trabalho com o Mata Nativa

  • Foto de Software Mata Nativa Por Software Mata Nativa
  • Em 23 de agosto de 2025
  • Outros

Clima Árido no Brasil: O Que Está Por Trás Desse Fenômeno?

  • Foto de Mariana Custodio dos Santos Por Mariana Custodio dos Santos
  • Em 16 de agosto de 2025
  • Outros

Regeneração e Perpetuidade de Sistemas Silvipastoris Autóctones

  • Foto de Otavio Verly Por Otavio Verly
  • Em 9 de agosto de 2025
  • Engenharia Florestal, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas

Conservação dos Polinizadores e Sustentabilidade

  • Foto de Alexandre Vidal Bento Por Alexandre Vidal Bento
  • Em 1 de agosto de 2025

Siga o Mata Nativa

Instagram Linkedin Facebook Youtube

Autor(a)

Thaynara Pereira Albuquerque

Sou Técnica Florestal pelo IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba e Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Curso Mestrado em Ciência Florestal na UFV, com ênfase em mudanças do clima, inventário de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e remoção de carbono por lavouras de café. Desde o início da minha vida profissional, tenho grande interesse pela área de economia ambiental, sustentabilidade e manejo florestal, e por isso, gosto de escrever sobre tais temas.

Categorias

  • Aplicativo
  • Engenharia Florestal
  • Identificação Botânica
  • Inovação e Tecnologia
  • Institucional
  • Inventário Florestal
  • Legislação
  • Licenciamento Ambiental
  • Manejo de Fauna
  • Materiais Gratuitos
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Mudanças Climáticas
  • Notícias
  • Software Mata Nativa
  • Sustentabilidade

Palavras chave mais acessadas

ilustração botânica Impacto Ambiental Minas Gerais Manejo Florestal Sustentável Amostragem Casual Simples Estatística da Amostragem Licenciamento Ambiental Mata Nativa Coletor Plano de Manejo Estudo de Viabilidade Ambiental
planejamento-e-execucao-em-florestas-nativas
Materiais Gratuitos

Av. P.H Rolfs, 305 – Sala 20, Centro, Viçosa MG – Brasil

Facebook Youtube Instagram Linkedin Whatsapp

Mata Nativa

  • Blog
  • Nossos cursos
  • Fale com o consultor
  • Cadastre-se
  • Faça o Login

Cientec Ambiental

  • Sobre Nós
  • Programa de Parceria
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Contato

matanativa@matanativa.com.br

Comercial: (31)98893-1366

plugins premium WordPress