Neste texto apresentaremos a facilidade que o aplicativo Mata Nativa traz para a realização do inventário florestal, o qual é uma ferramenta fundamental para o manejo das espécies florestais e consiste em uma prática obrigatória para as propriedades.
Inventário Florestal
O inventário florestal pode ser definido como a aplicação de técnicas de medição. A saber, esta atividade tem como finalidade a obtenção de informações das espécies existentes numa determinada área.
Assim sendo, este estudo possibilita planejar o uso dos recursos florestais, adequar o manejo e caracterizar a área de cultivo. O inventário florestal se divide basicamente em três etapas: o planejamento, a coleta e o processamento dos dados.
No geral, as principais variáveis mensuradas durante a coleta dos dados são:
- O diâmetro;
- A área basal;
- As alturas (do fuste, comercial, da copa e do toco).
Instrumentos de medição
Os instrumentos utilizados para medir o diâmetro são a suta, a fita diamétrica, a régua de Biltmore, e o garfo de diâmetro. Já para a medida da altura, é possível utilizar o hipsômetro e o clinômetro. Por fim, utiliza-se a medida do DAP (diâmetro a 1,30 metros do solo) para calcular a área basal.
Em relação à altura, sabe-se que é uma das características mais importantes da árvore, pois ela serve para computar o volume de árvores individuais e também, com a idade da árvore, determinar a qualidade do local para a produção de madeira.

Mata Nativa Web
O Software Mata Nativa é um sistema especializado em inventário florestal, utilizado por empresas em todo o Brasil, que já comprovaram na prática todas as vantagens trazidas pelo software. Com o Mata Nativa Web é possível aumentar os lucros, economizando o tempo para a realização do inventário florestal.
Além disso, esse sistema promove uma maior facilidade e precisão nos cálculos feitos no inventário. E, ainda, facilita o processamento dos dados, diminuindo a ocorrência de erros.
Em conjunto com o Mata Nativa Coletor, o Mata Nativa Web vai ainda mais longe, literalmente.
Mata Nativa Coletor
O Mata Nativa Coletor veio para facilitar a vida de quem precisa fazer os inventários florestais com frequência. Esse aplicativo pode ser considerado uma extensão do software mata nativa, que facilita o trabalho a campo. Em outras palavras, o aplicativo é uma versão disponível para os usuários ativos do software Mata Nativa Web. Assim, se você já possui uma licença, saiba como otimizar ainda mais o seu projeto ambiental.
O aplicativo possui 4 (quatro) objetivos principais:
– Agilizar a coleta dos dados de campo do inventário florestal;
– Calcular a estatística da amostragem, informando ao profissional a suficiência amostral com o número ótimo de parcelas;
– Eliminar o processo de digitação das fichas de campo, transferindo os dados diretamente para o Mata Nativa Web; e
– Reduzir custos.
Em suma, além de inserir os dados das árvores de um projeto de inventário, por meio do aplicativo é possível realizar a medição do DAP e da altura total da árvore, sendo esta última utilizando a própria câmera do celular, e seguindo as orientações que o Mata Nativa Coletor apresentar na tela.
Além disso, também é possível obter dados dos pontos georreferenciais das árvores por meio do GPS do aparelho celular. Porém, devido à variação da rede de dados, esse valor pode não ser tão preciso quanto um GPS profissional.
Como utilizar o Mata Nativa Coletor?
Em primeiro lugar, você deve baixar o aplicativo através do link disponível aqui e instalar automaticamente no seu aparelho de celular.
É necessário fazer a instalação por meio do link informado devido ao nosso lançamento que vai ocorrer do dia 19/09/2023 às 19:09 horas e até lá estamos fazendo um pré-cadastro.
A partir do dia 19 de setembro, basta abrir o aplicativo e realizar um pequeno cadastro dos seus dados para poder instalar.
Se você ainda não utiliza o aplicativo Mata Nativa Coletor, após instalar, você pode criar um novo projeto no ícone representado pelo sinal de mais (+).
Caso você já utilize o nosso software e, tenha feito o seu inventário florestal muito mais rápido e fácil, ao utilizar o nosso aplicativo é possível agilizar ainda mais esse processo. Basta sincronizar um novo projeto contendo a lista de espécies que irá trabalhar em campo com o aplicativo, através do ícone com as duas setas em sentidos opostos (↓↑), ativando, assim, o modo sincronização.
A partir daí, é só entrar nas abas dos projetos e iniciar o cadastro dos dados de campo. Mas não se esqueça é só a partir do dia 19/09. Até lá você pode se cadastrar para receber as informações através do link do Mata Nativa Coletor
Como medir a altura da árvore utilizando o Mata Nativa Coletor?
A medida da altura de uma árvore é feita pelo aplicativo utilizando a própria câmera do aparelho celular. Sendo assim, basta selecionar a árvore que será medida e clicar no ícone do lápis para editar as informações.
No campo Altura Total aparecerão dois botões para realizar a medição: “Hipsômetro” e “Celular“. No momento em que você clicar em “Celular“, a câmera do seu aparelho irá abrir dentro do aplicativo, com um alvo localizado no centro.
Em primeiro lugar, antes de fazer a medição, é necessário informar a altura da câmera do celular em relação ao chão. Essa configuração é feita na parte superior da câmera e é crucial para a correta medição da altura da árvore.
Depois, você deverá posicionar o centro do alvo na base da árvore, e apertar “OK” para que a distância entre a câmera do celular e a base da árvore seja medida e apresentada na tela.
Por fim, você deverá posicionar o centro do alvo no topo da árvore e apertar em “OK” novamente para que a medida da altura da árvore seja também mostrada na tela.
__________ xxx __________