A busca por práticas mais sustentáveis tem se tornado cada dia mais necessária. Em outras palavras, suprir a demanda por bens, produtos e serviços advindos dos recursos naturais deve ser de forma consciente, garantindo um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. A saber, nas últimas décadas, tem surgido diversas certificações e normas que demonstram, por exemplo, a responsabilidade social e ambiental dos empreendimentos. Tais certificações podem ser encontradas nos mais diversos setores, inclusive na área de turismo. Neste caso, vale destacar o selo Green Key. Você conhece e sabe o que é o selo Green Key?
Sustentabilidade no turismo
Antes de tudo, cabe destacar que a sustentabilidade no turismo se refere a práticas e abordagens que visam minimizar o impacto ambiental, social e cultural da indústria do turismo, ao mesmo tempo em que promovem benefícios econômicos e a manutenção dos recursos naturais e culturais. Em suma, o turismo sustentável busca equilibrar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental e a promoção do bem-estar das comunidades locais.
Para atingir tal propósito, as ações devem ser orientadas para garantir a viabilidade ambiental, social e econômica. Assim, faz-se de suma importância a adoção de práticas ecológicas que tenha como foco reduzir a pegada de carbono, bem como promover a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas locais. No âmbito da responsabilidade social, é de extrema importância a promoção de emprego, inclusão e benefícios para a comunidade local, investimento em projetos sociais e infraestrutura dentre outros.
A prática sustentável da atividade de turismo também decorre da realização de ações voltadas para a educação ambiental. Em outras palavras, é necessário promover a conscientização dos turistas/visitantes e comunidades locais quanto a conservação dos recursos. O turismo sustentável não apenas beneficia o meio ambiente e as comunidades locais, mas também pode melhorar a experiência do turista, proporcionando vivências autênticas e preservando os destinos para as gerações futuras. O envolvimento ativo de todos os stakeholders, incluindo governos, empresas, residentes locais e turistas, é fundamental para alcançar práticas mais sustentáveis na indústria do turismo. Para tanto, vale apontar também a necessidade de adesão a normas e diretrizes que promovam práticas sustentáveis, bem como a adoção de certificações de turismo sustentável.
Selo Green Key
O Selo Green Key é um prêmio internacional concedido a estabelecimentos na área de turismo e lazer que demonstram comprometimento com práticas sustentáveis e responsáveis. Em suma, este selo é concedido a hotéis, pousadas, albergues, campings, restaurantes e outros locais que atendem a critérios rigorosos de sustentabilidade ambiental.
O surgimento deste selo é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE), uma organização sem fins lucrativos que promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável. A saber, ao longo do tempo, a certificação tem se expandido para incluir uma variedade de setores relacionados ao turismo e hospitalidade.
Como obter o selo
Os critérios para receber o Selo Green Key incluem a implementação de práticas sustentáveis em diversas áreas, como gestão ambiental, eficiência energética, uso responsável da água, gestão de resíduos, promoção de práticas sociais responsáveis, educação ambiental, entre outros. De forma geral, o objetivo é incentivar a adoção de medidas que reduzam o impacto ambiental e promovam um turismo mais responsável e sustentável.
Receber o Selo Green Key é um reconhecimento do compromisso de uma instituição com a preservação do meio ambiente e a promoção de práticas sustentáveis na indústria do turismo. Este selo é internacional e está presente em diversos países ao redor do mundo, sendo uma maneira de os consumidores identificarem estabelecimentos comprometidos com a sustentabilidade.
Além dos benefícios ambientais diretos, o Selo Green Key também pode proporcionar benefícios econômicos aos estabelecimentos que o recebem. Muitos consumidores valorizam empresas e organizações que adotam práticas sustentáveis, e a certificação Green Key pode atrair um segmento de clientes conscientes ambientalmente.
O processo de obtenção do Selo Green Key geralmente envolve uma avaliação detalhada dos procedimentos e práticas do estabelecimento. Em síntese, os auditores analisam aspectos que vão desde a gestão de recursos naturais até o engajamento com a comunidade local. A saber, a certificação é concedida a instituições que atendem aos padrões estabelecidos pelo programa. No Brasil, esta função é delegada ao Instituto Ambientes em Rede (IAR).
——————————————————————————————————————-