Software Mata Nativa

Menu
  • Início
  • Mata Nativa
    • Quem Somos
    • Informações Técnicas
    • Parcerias
  • Blog
  • Cursos
Blog Mata Nativa

Home

Blog

  • Meio Ambiente, Notícias

05 de Setembro: Dia da Amazônia

Por Natielle Gomes Cordeiro

Em 5 de setembro de 2022
Dia da amazônia

A Amazônia é um importante patrimônio natural e a sua conservação, proteção e manutenção é cada dia mais necessária. Assim, com o objetivo de promover a conscientização quanto à relevância que este domínio possui, comemora-se no dia 05 de setembro, o Dia da Amazônia.

Como surgiu o Dia da Amazônia?

O Dia da Amazônia se instituiu em 2007, por meio da Lei n.º 11.621. O Presidente da República em exercício sancionou a lei, passando assim, a se comemorar anualmente esta data em território nacional.

A definição desta data teve como objetivo chamar a atenção da sociedade, poderes públicos e privados para o quão importante é a Amazônia. Além disso, o intuito é destacar a necessidade de promover a conservação e manutenção da floresta, esta que é extremamente vital para a vida humana.

A partir do estabelecimento desta lei, fica evidente a necessidade de atrelar o desenvolvimento sustentável e socioeconômico com a conservação dos recursos, assim como empreender uma fiscalização eficaz e eficiente.

Por fim, a título de curiosidade, o dia da Amazônia é comemorado no dia 05 de setembro em homenagem ao dia que a Província do Amazonas, atual estado do Amazonas, foi estabelecida por D. Pedro II, em 1850.

A Amazônia

A Amazônia é lar da maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica. Grosso modo, a formação vegetal é composta por uma alta densidade de árvores, muitas destas de grande porte.

De forma mais detalhada, a vegetação é classificada em diversos subtipos, de acordo com as suas características em comum. Dessa forma, as fisionomias da Floresta Amazônia são as seguintes: mata de terra firme, localizada em regiões de altitude elevada e consequentemente, em que não ocorre inundações; mata de igapó, em que a probabilidade de inundação é mais evidente; mata de várzea, situada em altitudes intermediárias, em que ocorre inundação em um período específico do ano.

A Amazônia se faz presente em nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Tocantins e parte do Mato Grosso e do Maranhão. Além do território brasileiro, pode-se identificar a ocorrência do domínio em parte da Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela.

A saber, a Amazônia possui cerca de sete milhões de quilômetros quadrados, em que aproximadamente cinco milhões e meio correspondem às florestas. Para além da extensão territorial, a Amazônia se destaca por ser lar de uma rica diversidade de espécies animais e vegetais, muitas destas endêmicas.

Clima

A floresta Amazônica se encontra em uma região em que se predomina o clima equatorial. Em outras palavras, as temperaturas são elevadas, assim como tem-se altos índices pluviométricos. Tais características, calor e umidade, atuam como direcionadores da biodiversidade existente na floresta Amazônica. Ademais, vale destacar que, estudos apontam, que este domínio é responsável pela manutenção do regime de chuvas no território brasileiro.

Flora na Amazônia

A alta diversidade de plantas existentes no domínio subsidia uma infinidade de produtos madeireiros e não madeireiros para o ser humano. Dentre os mais diversos usos, a flora deste domínio fornece matéria-prima para a fabricação de cosméticos, alimentação, medicamentos, dentre outros.

A exemplo das principais árvores encontradas na Amazônia, cita-se:´

Euterpe oleracea: palmeira típica da Amazônia cujo fruto é o açaí. Este fruto possui gosto bem característico e vem sendo cada dia mais utilizado. A polpa extraída do fruto dá origem a diversos produtos como suco, sorvete, doces, etc.

Hevea brasiliensis: Conhecida popularmente como seringueira. Espécie com grande potencial comercial, uma vez que é fonte de extração de látex, usado na produção de borracha. A ocorrência da espécie se dá principalmente em áreas inundáveis e próximo às margens dos rios.

Paullinia cupana: Comumente denominado como guaraná. Fortemente utilizado para a produção de guaraná em pó, assim como em xarope. Encontrado principalmente em áreas de terra firme, mas também identificado em área de várzea.

Theobroma cacao: Popularmente chamado de cacau. O uso mais conhecido e difundido do fruto é a produção do chocolate. No entanto, pode-se usá-lo para a produção de geleias, vitaminas, sucos, dentre outros.

Theobroma grandiflorum: Nome científico do cupuaçu. Fruta amplamente usada para sucos, cremes, balas, sorvetes, dentre outros. De forma geral, o cupuaçu é considerado nutritivo, possuindo vitamina A, B1, B2 e C. Ademais, possui uso direcionado para a indústria de cosméticos, por meio da gordura encontrada no fruto.

Fauna na Amazônia

A fauna deste domínio, como já destacado, também possui uma rica diversidade. Dentre tais, podemos citar: jacarés, tucanos, cotias, pacas, galo-da-serra, onça-pintada.

Ainda que muitos estudos busquem a identificação das espécies deste domínio, muitas ainda se encontram desconhecidas. A saber, aproximadamente 30 milhões de espécies de animais já foram catalogados. No Brasil, a maior representatividade é dos peixes (1800 espécies), seguido das aves (1300 espécies). Mamíferos, répteis e anfíbios apresentam, respectivamente, cerca de 311, 273 e 232 espécies identificadas.

Bacia Amazônica

Denominada como a maior bacia hidrográfica do planeta, a Bacia Amazônica está abrigada na região da Amazônia. A bacia é formada, principalmente, pelo Rio Amazonas, este em que se deságuam mais de 1100 afluentes. Também, a bacia é formada pelos rios Negro, Tapajós, Madeira, etc.

A região da Bacia Amazônica é um atrativo para o turismo. Mas, muito além, a bacia atua no fornecimento de recursos hídricos para as populações ribeirinhas e demais comunidades e cidades no entorno. Também, a região é uma das vias para transporte de mercadorias e pessoas, uma vez que uma boa extensão da bacia é navegável.

https://info.matanativa.com.br/faixa-blog-entendendo-o-licenciamento-ambiental

Importância da Amazônia

Apesar das fortes pressões antrópicas que vem sofrendo ao longo das últimas décadas, a Amazônia possui suma importância ambiental, social e econômica.

A floresta abriga uma quantidade expressiva de espécies de plantas que se caracterizam como fonte de matéria-prima para a fabricação, por exemplo, de medicamentos, alimentos, dentre outros.

No contexto de mudanças climáticas, temática em grande ascensão nos últimos anos, a Amazônia possui papel fundamental. Em outras palavras, o domínio é responsável por propiciar o equilíbrio ambiental e climático a nível mundial.

Um desequilíbrio ambiental na Amazônia significa impactos também no agronegócio. Crise de abastecimento de água e energia elétrica, implica menor produtividade, perdas e consequentemente, aumento no preço do produto final para o consumidor.

Cabe ressaltar também a importância da Amazônia com relação aos rios voadores. É na região que grandes volumes de água oriundos do oceano Atlântico se encontram e tomam forma de chuva.

Ameaças ao domínio

O uso desenfreado dos recursos naturais, bem como a intensificação do desmatamento, degradação e queimadas são apontados como as principais ameaças à estrutura e composição da Amazônia. Nas últimas décadas atividades como a extração de madeira, agricultura, pecuária e mineração tem crescido bastante, porém sem uma estratégia correta para a conservação dos recursos.

O uso e a exploração desordenada dos recursos naturais da Amazônia implicam em impactos na biodiversidade, com perdas expressivas de espécies vegetais e animais. Além disso, as comunidades que vivem no entorno deste domínio são afetadas, uma vez que o homem faz uso dos produtos advindos das florestas tanto para consumo quanto para comercialização.

A Amazônia e as mudanças climáticas

O domínio atua como um dos maiores sumidouros de carbono. Contudo, a degradação destas florestas pode reverter esse fundamental papel na mitigação climática, tornando o domínio como fonte de carbono.

O desmatamento em áreas da Amazônia também implica em um aumento na emissão dos gases de efeito estufa, isto é, intensificação do aquecimento global.

Últimos acontecimentos e curiosidades

No mês de agosto de 2022, áreas da Amazônia apresentaram 3.358 focos de queimadas. A saber, esta quantidade de focos abrange os estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso e foi registrado em um intervalo de 24 horas.

As queimadas na Amazônia estão em um estágio tão crítico que, uma grande e densa nuvem de fumaça tem se alastrado na região de Manaus. Estes eventos, como já destacado, é um grande problema ambiental. Além disso, a ocorrência das queimadas provocam danos à saúde. As nuvens de fumaça afetam diretamente a visibilidade, assim como a respiração.

Ainda atrelado ao desmatamento, um mapeamento realizado por Botelho Junnior et al. (2022) demonstra que há cerca de 3,46 milhões de km2 de estradas cortando a região da Amazônia Legal. Os autores destacam ainda que a maioria destas estradas não são vias oficiais. Geralmente, as estradas são construídas pelos proprietários de terra no entorno, bem como por garimpeiros, grileiros e madeireiros. Infelizmente, os dados mostram que tal atitude é mais um fator de destruição das florestas nesta região, uma vez que são exploradas até mesmo as áreas de conservação e terras indígenas.

Programas, instituições, ONG’s

Ao longo dos anos, foram estabelecidos alguns planos e programas para a conservação da Amazônia, a exemplo: Plano Amazônia Sustentável (PAS) e Programa Áreas Protegida da Amazônia (Arpa). Destaca-se também as seguintes organizações:

Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

A FAS é uma organização brasileira não governamental (ONG), criada em 2008. Em parceria com o Bradesco, governo do estado do Amazonas, Coca-Cola Brasil, Fundo Amazônia e Samsung, tem por objetivo “Contribuir para a conservação ambiental da Amazônia através da valorização da floresta em pé e sua biodiversidade e da melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas associada à implementação e disseminação do conhecimento sobre desenvolvimento sustentável”.

SOS Amazônia

A SOS Amazônia é uma ONG criada com o objetivo de promover a defesa a causa extrativista, assim como proteger a Floresta Amazônica.

WWF – Brasil

O WWF também se trata de uma organização não governamental e sem fins lucrativos cujo objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, focando em reverter a situação da degradação ambiental. Especificamente quanto à Amazônia, o WWF atua na região em parceria com as comunidades, poderes públicos e empresas. O principal intuito é a proteção da Amazônia e consequentemente, dos serviços e funções desenvolvidos pelo domínio.

O que deve ser feito?

Muito mais que celebrar a Amazônia neste dia, faz-se necessário difundir a importância que o domínio possui em todas as esferas, seja econômica, social ou ambiental. Para isso, é preciso o estabelecimento de estratégias que façam o uso sustentável atrelado à conservação das florestas e recursos naturais.

Ademais, vale o incentivo ao consumo consciente, contribuição para com as organizações e instituições com foco na conservação do domínio, interação com os povos da região, empenho na recuperação e restauração das áreas na região.

Dicas

Em 2022, o dia Da Amazônia será celebrado de diversas formas, sempre buscando a conscientização de todos. Dentre tais comemorações, temos:

Semana do Bioma Amazônia, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Festival Virada Cultural Amazônia de Pé, no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro.

Links relacionados

  • Lei n.º 11.621
  • Fundação Amazônia Sustentável (FAS)
  • Botelho Junnior et al. (2022)

__________ xxx __________

Relacionado

Compartilhe:

Nos conte o que achou:

Veja também:

  • Meio Ambiente, Mercado

O Papel da Bioeconomia na Conservação das Florestas Brasileiras

  • Foto de Alexandre Vidal Bento Por Alexandre Vidal Bento
  • Em 9 de maio de 2025
  • Legislação, Meio Ambiente

Crimes Ambientais: O Que são e Quais as Consequências?

  • Foto de Alexandre Vidal Bento Por Alexandre Vidal Bento
  • Em 2 de maio de 2025
  • Engenharia Florestal, Legislação, Meio Ambiente, Sustentabilidade

Lei nº 9.985/2000 e a Importância dos Corredores Ecológicos

  • Foto de Alexandre Vidal Bento Por Alexandre Vidal Bento
  • Em 25 de abril de 2025
  • Engenharia Florestal, Mercado, Software Mata Nativa

Qual o Cenário do Mercado de Madeira nos Principais Países da América?

  • Foto de Alexandre Vidal Bento Por Alexandre Vidal Bento
  • Em 18 de abril de 2025

Siga o Mata Nativa

Instagram Linkedin Facebook Youtube

Autor(a)

Natielle Gomes Cordeiro

Engenheira Florestal, redatora, mestre e doutora em Engenharia Florestal. Apreciadora da natureza e apaixonada pela ciência. Ao longo dos últimos anos, tenho trabalhado com inventário, manejo e biomassa florestal, estimativa de carbono e seus direcionadores, assim como na avaliação da dinâmica florestal. Atuei no levantamento de informações qualitativas e quantitativas em floresta natural de pinus (Idaho/EUA), bem como em vistorias ambientais em empresas produtoras de carvão vegetal e recuperação de áreas degradadas. Sou apaixonada por conteúdos sobre meio ambiente, com foco em conservação e preservação dos recursos naturais, dinâmica florestal e estoque de carbono. Amo trocar experiências e acredito que este seja o melhor caminho para o crescimento profissional e pessoal.

Categorias

  • Aplicativo
  • Engenharia Florestal
  • Identificação Botânica
  • Inovação e Tecnologia
  • Institucional
  • Inventário Florestal
  • Legislação
  • Licenciamento Ambiental
  • Manejo de Fauna
  • Materiais Gratuitos
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Mudanças Climáticas
  • Notícias
  • Software Mata Nativa
  • Sustentabilidade

Palavras chave mais acessadas

Estrutural Amostragem Casual Estratificada Licenciamento Ambiental Empreendimento Software Mata Nativa Estatística da Amostragem Minas Gerais Plano de Manejo Estudo de Viabilidade Ambiental Manejo Florestal Sustentável
planejamento-e-execucao-em-florestas-nativas
Materiais Gratuitos

Av. P.H Rolfs, 305 – Sala 20, Centro, Viçosa MG – Brasil

Facebook Youtube Instagram Linkedin Whatsapp

Mata Nativa

  • Blog
  • Nossos cursos
  • Fale com o consultor
  • Cadastre-se
  • Faça o Login

Cientec Ambiental

  • Sobre Nós
  • Programa de Parceria
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Contato

matanativa@matanativa.com.br

Comercial: (31)98893-1366

plugins premium WordPress