Software Mata Nativa

Menu
  • Início
  • Mata Nativa
    • Quem Somos
    • Informações Técnicas
    • Parcerias
  • Blog
  • Cursos
Blog Mata Nativa

Home

Blog

  • Meio Ambiente, Sustentabilidade

Aniversário do Ministério do Meio Ambiente

Por Marina Ulian Coelho

Em 18 de novembro de 2021
Aniversário do Ministério do Meio Ambiente
Em vez de ler que tal ouvir o artigo? Experimente no player acima

No dia 19 de novembro se comemora o aniversário de criação do Ministério do Meio Ambiente, o MMA. A saber, o Ministério foi instituído em 1992, mesmo ano em que ocorreu a Rio-92 e a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

Papel do Ministério do Meio Ambiente

Em consonância com outros órgãos, o MMA tem como missão a elaboração de políticas públicas ambientais, criar estratégias para boas práticas ligadas ao ecossistema e conduzir o uso sustentável dos recursos ambientais. Em suma, o Ministério deve estabelecer normas e exigir o cumprimento das mesmas no que diz respeito à exploração dos recursos naturais.

Considerando o papel que o MMA possui na política nacional do meio ambiente, cabe destacar os programas abordados pelo Ministério como: Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), Cadastro Ambiental Rural (CAR), Bolsa Verde, dentre outros. Tais projetos se destinam a ações de conservação, manutenção, recuperação e desenvolvimento sustentável das formações vegetais.

Linha histórica

Apesar da datação de criação do MMA ser oficialmente em 1992, podemos dizer que a história da política ambiental brasileira vem de muito antes.

Entre as décadas de 1930 e 1940 começaram as primeiras imposições legais sobre o uso dos recursos naturais. Nesta época, houve a implementação do 1° Código Florestal (Decreto n.º 23.793/34) e dos Códigos de Águas (Decreto n.º 24.643/34), Pesca (Decreto-Lei n.º 794/38) e Minas (Decreto-Lei n.º 1.985/40).

Entre 1970 e 1980, criou-se a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei n.º 6.938/81), o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (Decreto n.º 88.351/83), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais – Ibama (Lei n.º 7.735/89), entre outros. Além disso, nesse período, em 1985, se instituiu um ministério nomeado como Ministério do Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente.

Em 1990, transformou-se o ministério anterior em Secretaria do Meio Ambiente vinculada à Presidência da República (Lei n.º 8.028/90). Contudo, pouco tempo depois, em 19 de novembro de 1992, reverteu-se a situação, criando o Ministério do Meio Ambiente (Lei n.º 8.490/92).

A saber, desde o estabelecimento da Lei 8.490, o MMA teve o seu nome alterado algumas vezes. Em 1993, foi renomeado para Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal. Em 1995, para Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal. Posteriormente, voltou a se chamar Ministério do Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente. E, por fim, em 1999, retornou para a designação que leva até hoje: Ministério do Meio Ambiente.

Outras importantes medidas foram criadas e implementadas desde então, como a Lei de Crimes Ambientais (Lei n.º 9.605/98), a Agência Nacional de Águas (Lei n.º 9.984/00), o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Lei n.º 9.985/00), Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei n.º 12.187/09), Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n.º 12.305/10), o Novo Código Florestal (Lei n.º 12.651/12), entre tantas outras.

Órgãos subordinados e vinculados

Na linha histórica do hoje Ministério do Meio Ambiente, ressaltamos o estabelecimento de normas, leis, diretrizes. Além disso, cabe destacar a criação de conselhos e institutos para auxiliar no cumprimento das regras impostas.

Dentre os principais órgãos vinculados, tem-se o: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).

No que diz respeito aos órgãos subordinados, destaca-se o: Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH); Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen).

Principais áreas de atuação do Ministério do Meio Ambiente

É importante entendermos que o Poder Executivo brasileiro se constitui de diferentes Ministérios, sendo que cada um responsável por um assunto específico e liderado por um Ministro.

Dito isso, pode-se inferir que a principal finalidade do MMA é criar estratégias de boas práticas ambientais, que vão desde a proteção e recuperação do meio ambiente, ao uso sustentável dos recursos naturais, bem como a criação e introdução de políticas públicas.

As áreas de competência do MMA estão descritas no Art. 1º, do Decreto n.° 10.445, de 11 de agosto de 2020:

I – política nacional do meio ambiente;

II – política de preservação, conservação e utilização sustentável de ecossistemas, biodiversidade e florestas;

III – estratégias, mecanismos e instrumentos econômicos e sociais para a melhoria da qualidade ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais;

IV – políticas para a integração do meio ambiente e a produção econômica;

V – políticas e programas ambientais para a Amazônia;

VI – estratégias e instrumentos internacionais de promoção das políticas ambientais; e

VII – zoneamento ecológico econômico.

https://info.matanativa.com.br/faixa-blog-entendendo-o-licenciamento-ambiental

Importância do Ministério do Meio Ambiente

A Constituição Federal, no Art. 225 do capítulo VI, prevê que a preservação e a defesa do meio ambiente são atribuições do Poder Público. Por si só, esse artigo já nos demonstra a importância da existência do MMA, bem como justifica a sua existência. Além disso, na Política Nacional do Meio Ambiente, descreve-se que o meio ambiente é patrimônio público e de uso coletivo, devendo, portanto, ser protegido. 

Em síntese, o MMA é responsável pela gestão de diferentes campos de atuação ligados aos recursos naturais. A exemplo, tem-se a gestão dos recursos hídricos, dos resíduos urbanos, mudanças climáticas, até às políticas de preservação, conservação e uso sustentável dos ecossistemas.

Vale destacar que dentro do MMA, existem outros órgãos que atuam em funções específicas, apoiando em áreas estratégicas. Podemos citar o Ibama, que atua como órgão executor da Política Nacional do Meio Ambiente, por meio de fiscalização e aplicação da legislação ambiental. E o ICMBio que opera na implementação e monitoramento das Unidades de Conservação Ambiental. 

Grosso modo, é inegável a grande importância desse ministério no cumprimento da agenda ambiental brasileira. Contudo, infelizmente, nos últimos anos, o MMA vem sendo atrelado a diversas críticas devido a sua atuação.

Pauta ambiental brasileira

As tomadas de decisão do Estado brasileiro relacionadas com a conservação dos recursos ambientais passaram a ser questionadas não só no próprio país, mas também por líderes e sociedade civil ao redor do mundo. Este cenário implica em uma urgência, por parte do governo, em melhor definir as estratégias a se empregar na busca pela manutenção das formações vegetais.

Para propor soluções, faz-se necessário o engajamento na elaboração de debates e estabelecimento de uma agenda para conduzir a uma melhora ambiental. Esta iniciativa pode ser realizada pelo próprio país de forma independente, mas também por meio de parceria com outras nações. Assim, é importante a participação dos representantes brasileiros em debates, eventos e encontros no quesito ambiental.

A exemplo, no mês de novembro acontece o maior encontro anual sobre mudanças climáticas. A Conferência do Clima (COP27) reúne líderes de diversos países e propõe o debate quanto a mitigação dos impactos advindos da intensificação no aquecimento global e, consequente, mudanças no clima.

O Brasil é um dos países envolvidos no evento, em que a delegação brasileira estará sob orientação do Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Considerando o cenário, a pauta ambiental brasileira voltou a receber o enfoque merecido, uma vez que se espera que o país retorne ao protagonismo ambiental.

Durante o encontro, os representantes do Brasil pretendem chamar a atenção para o potencial que o país possui na geração de energias verdes. A saber, dentre os painéis apresentados pelo Brasil na COP27, pode-se destacar o Mercado Global de Carbono, Inventário Nacional de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (GEE), Futuro Verde na Mobilidade Urbana, dentre outros.

Iniciativas do Ministério do Meio Ambiente no Brasil

Como supracitado, o MMA tem como objetivo propor melhores práticas para a conservação dos recursos naturais, bem como ascensão do desenvolvimento sustentável.

A exemplo de projetos, a Renovar Frota + Verde é uma iniciativa proposta pelo Ministério. A ação se estabeleceu a partir da Portaria GM/MMA n.º 263, de 18 de outubro de 2022. O intuito do projeto é promover ações no âmbito da sustentabilidade ambiental atrelada ao setor de transportes e sistemas com motores. Em outras palavras, a portaria sugere a substituição, por exemplo, de meios de transporte antigos e altamente poluentes por veículos mais sustentáveis.

Parcerias do Ministério do Meio Ambiente

O êxito no desenvolvimento social, econômico e ambiental de um país depende do trabalho conjunto dos poderes públicos e privados, bem como da sociedade civil. Para tanto, ao que tange às ações do governo federal, iniciativas que englobam diferentes Ministérios são necessárias e se fazem eficazes. A exemplo do papel desenvolvido pelo MMA em conjunto com outros Ministérios, tem-se o Programa Escolas + Verdes. Em parceria com o Ministério da Educação, o MMA destaca a importância de promover a educação ambiental. Em suma, a proposta é que desde criança o cidadão desenvolva o senso crítico quanto a necessidade e importância de se conservar e realizar o uso sustentável dos recursos naturais.

Por que comemorar esta data?

Dada as atribuições e práticas a serem executadas pelo Ministério em prol da conservação ambiental, faz-se indispensável comemorar uma data como a de aniversário do Ministério do Meio Ambiente. Assim, é importante sempre nos recordar do objetivo desse Ministério, que abrange diversas funções e projetos, desde a fiscalização e preservação dos ecossistemas brasileiros, até a adoção de práticas sustentáveis e de conscientização ambiental da população, em vista de um país cada vez mais sustentável.

Links Relacionados

  • Portaria GM/MMA n.º 263

Revisado por Natielle Gomes Cordeiro em 15 de novembro de 2022.

__________ xxx __________

Relacionado

Compartilhe:

Nos conte o que achou:

Veja também:

  • Meio Ambiente, Mercado

O Papel da Bioeconomia na Conservação das Florestas Brasileiras

  • Foto de Alexandre Vidal Bento Por Alexandre Vidal Bento
  • Em 9 de maio de 2025
  • Legislação, Meio Ambiente

Crimes Ambientais: O Que são e Quais as Consequências?

  • Foto de Alexandre Vidal Bento Por Alexandre Vidal Bento
  • Em 2 de maio de 2025
  • Engenharia Florestal, Legislação, Meio Ambiente, Sustentabilidade

Lei nº 9.985/2000 e a Importância dos Corredores Ecológicos

  • Foto de Alexandre Vidal Bento Por Alexandre Vidal Bento
  • Em 25 de abril de 2025
  • Engenharia Florestal, Mercado, Software Mata Nativa

Qual o Cenário do Mercado de Madeira nos Principais Países da América?

  • Foto de Alexandre Vidal Bento Por Alexandre Vidal Bento
  • Em 18 de abril de 2025

Siga o Mata Nativa

Instagram Linkedin Facebook Youtube

Autor(a)

Marina Ulian Coelho

É Engenheira Florestal pela Universidade de Brasília (UnB). É Doutora em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Desde a graduação, desenvolve pesquisas na área de ciência e tecnologia de produtos florestais, com ênfase em qualidade da madeira para produção de celulose e papel. Curiosa por natureza, tem interesse por diferentes temas relacionados ao mundo florestal. Atualmente, desenvolve projetos de comunicação e divulgação científica com o objetivo de aproximar a comunidade não acadêmica ao universo científico.

Categorias

  • Aplicativo
  • Engenharia Florestal
  • Identificação Botânica
  • Inovação e Tecnologia
  • Institucional
  • Inventário Florestal
  • Legislação
  • Licenciamento Ambiental
  • Manejo de Fauna
  • Materiais Gratuitos
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Mudanças Climáticas
  • Notícias
  • Software Mata Nativa
  • Sustentabilidade

Palavras chave mais acessadas

Software Mata Nativa Empreendimento Equipamentos Impacto Ambiental Amostragem Casual Simples Minas Gerais Manejo Florestal Sustentável Mata Nativa Coletor Estatística da Amostragem Inventário Florestal
planejamento-e-execucao-em-florestas-nativas
Materiais Gratuitos

Av. P.H Rolfs, 305 – Sala 20, Centro, Viçosa MG – Brasil

Facebook Youtube Instagram Linkedin Whatsapp

Mata Nativa

  • Blog
  • Nossos cursos
  • Fale com o consultor
  • Cadastre-se
  • Faça o Login

Cientec Ambiental

  • Sobre Nós
  • Programa de Parceria
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Contato

matanativa@matanativa.com.br

Comercial: (31)98893-1366

plugins premium WordPress