Ao longo deste ano tivemos a oportunidade de falar sobre inventário florestal, planejamento, erros que devem ser evitados, orçamento e outros assuntos.
Acesse o blog Mata Nativa e aproveite a leitura.
Se você leu nosso artigo sobre erros no inventário florestal que você precisa evitar, percebeu que alguns erros precisam ser evitados, tanto na fase de planejamento quanto ao longo do trabalho no campo e no escritório.
Para ajudar você em seu planejamento e na elaboração de um orçamento “redondo”, este artigo apresenta 4 informações fundamentais para o sucesso do seu trabalho.
Qual será a intensidade amostral do seu inventário?
O primeiro passo para realizar um inventário florestal é definir a Intensidade Amostral. O objetivo é estimar as características desejáveis com confiança no resultado e com o erro de amostragem preestabelecido.
A intensidade amostral define o número de parcelas necessárias para alcançar o erro amostral desejado. Este erro, pode ser definido, por exemplo, por órgãos ambientais para autorização do corte em florestas plantadas, como também para autorização de intervenção ambiental.
Consulte o órgão ambiental do seu estado e veja quais as suas diretrizes.
Na prática, para inventários em florestas plantadas com espécies do gênero Eucalyptus spp., temos observado uma intensidade amostral variando de 1 até 4 parcelas para cada 10 hectares de floresta plantada.
Ficou na dúvida sobre o tamanho da sua amostra? Procure saber o que é feito em sua região. Faça parcerias, consulte seus colegas de profissão. E não deixe de acessar o nosso blog, temos muitos artigos que podem te ajudar.
Qual o tamanho das suas parcelas?
Após definir a intensidade amostral é preciso estabelecer o tamanho das parcelas. Este número é importante, uma vez que pode influenciar na acurácia dos resultados, assim como a intensidade amostral.
As parcelas podem ser quadradas, retangulares ou circulares. Este último tipo apresenta, por exemplo, a facilidade de instalação e seu controle pode ser realizado pelo coordenador do inventário.
São parcelas mais frequentes em florestas plantadas, que requerem unidades amostrais menores, quando comparamos com os inventários realizados em florestas nativas.
Determinar o raio de uma parcela circular é etapa importante do processo. Para encontrar o tamanho adequado da sua parcela circular, trabalhe com raios menores que 15 metros. Raios maiores inviabilizam a operação e reduzem a eficiência do inventário.
Em média, podemos trabalhar com área entre 400 a 600 m². Sendo assim, o raio da parcela poderá ter entre 11,28 e 13,82 m.
Qual o tamanho da sua equipe?
Conhecer o rendimento do trabalho no campo é fundamental e vai nos dar uma ideia de quantos dias serão necessários para o inventário florestal. Essa informação é parte do seu orçamento.
A dica é começar por inventários menores. Forme sua equipe com o líder ou coordenador do inventário, responsável por lançar e marcar as parcelas, gabaritar as árvores para facilitar a coleta da circunferência à altura do peito (CAP) e organizar o trabalho de campo, os equipamentos e toda a logística com deslocamento, alimentação e hospedagem, quando necessários.
Em florestas plantadas, sua equipe também deverá ser formada por dois ajudantes, um responsável por tomar o CAP e altura e outro para anotar os dados e organizar as planilhas. Organização e eficiência fazem parte do trabalho de campo.
A cada inventário ganhamos prática e experiência. Com confiança você poderá inventariar áreas maiores e até mesmo trabalhar com mais de uma equipe de forma simultânea.
Qual rendimento médio de parcelas equipe dia?
Não menos importante, conhecer o rendimento é determinante para você fechar o melhor e mais preciso orçamento.
Se o objetivo é aumentar a precisão e reduzir o custo do inventário, entenda que este é diretamente influenciado pelo tempo de medição, equipe executora, tamanho e quantidade de parcelas.
Na prática, como já mencionamos em outros artigos, o rendimento depende dentre outros fatores da experiência da sua equipe, o acesso à área, a idade do povoamento, a limpeza do sub-bosque, o caminhamento dentro do povoamento, dentre outros.
Atuando em inventários na região do agreste baiano, uma equipe formada por um líder e dois ajudantes trabalha com 22 parcelas por dia. Vale destacar que a equipe em questão lança parcelas circulares, com raio de 11,28 metros e, a depender do espaçamento, cada parcela possuiu entre 50 a 60 plantas. Com mais esse texto sobre planejamento e orçamento esperamos ajudar você a conquistar o seu primeiro inventário florestal. Com planejamento, dedicação e profissionalismo você será capaz de executar qualquer tipo de inventário florestal
__________ xxx __________