A relação entre o meio ambiente e a economia é complicada, porém extremamente necessária. Para suprir a infinita demanda dos seres humanos é preciso utilizar recursos naturais, que estão cada vez mais limitados.
Para entender melhor como funciona essa relação, é necessário saber os conceitos de cada um desses setores.
Meio Ambiente
O meio ambiente, por definição, é o ambiente em que os seres estão inseridos, em conjunto com suas condições ambientais, biológicas, físicas e químicas.
Sendo assim, o uso dos recursos naturais para suprir as nossas necessidades humanas depende, em sua totalidade, direta ou indiretamente, do meio ambiente.
Por isso, é de extrema importância a conservação ambiental e o uso sustentável desses recursos.
Somente com um equilíbrio, entre o uso e a conservação dos recursos naturais, é possível prorrogar a existência dos elementos naturais.
Economia
O conceito de economia indica um conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida. Para isso, é necessária a exploração dos recursos naturais.
Sendo assim, com o crescimento econômico também há aumento na demanda por bens e serviços e, consequentemente, a exploração desses recursos é intensificada.
Com isso, é possível perceber que o crescimento econômico causa cada vez mais impacto ao meio ambiente.
Impactos da Economia no Meio Ambiente
Como vimos, a exploração dos recursos naturais aumenta a cada dia, devido à demanda crescente por bens e serviços. Ocorre uma intensificação principalmente de atividades e efeitos como:
- Mineração;
- Extração e queima de combustíveis fósseis;
- Poluição e o desperdício dos recursos hídricos;
- E a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Um outro exemplo de atividade econômica que causa impacto no meio ambiente é a agropecuária. Isso se deve ao tamanho das áreas utilizadas e à grande quantidade de recursos ambientais necessários para a produção.
Esses fatores contribuem para o aquecimento global, e apontam um desafio para toda a sociedade, que é gerar riquezas e se desenvolver sem que haja excesso no consumo dos recursos naturais.
Como minimizar esses impactos?
A redução dos impactos, em relação à produção agrícola, é baseada na melhoria da produtividade através de tecnologias e manejos adequados, permitindo a redução da área cultivada. Assim, essas práticas e tecnologias permitem o uso racional dos recursos naturais.
Nesse caso, o desafio está associado ao custo do produto final, que deve ser acessível a todos, a fim de reduzir a desnutrição e garantir a dignidade dos cidadãos.
Em suma, o equilíbrio da relação entre o meio ambiente e a economia depende de práticas sustentáveis nas atividades que exploram os recursos naturais.
Sustentabilidade Econômica
A sustentabilidade econômica é um conjunto de práticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações.
Para isso, é essencial o apoio do Estado, fornecendo medidas de fomento que incentivem e possibilitem iniciativas sustentáveis em todos os setores da economia.
Ou seja, com o apoio do Estado é possível mudar a cultura das empresas, tornando suas atividades sustentáveis.
Para o país, alcançar o desenvolvimento econômico de maneira sustentável possibilita a independência de recursos e da concessão de outros países ou blocos econômicos.
Desenvolvimento Sustentável
O desenvolvimento sustentável se define como o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem interferir na capacidade de atender as demandas das futuras gerações.
Enquanto o crescimento econômico necessita de cada vez mais recursos para alcançar seu objetivo, levando ao esgotamento, o desenvolvimento sugere qualidade ao invés de quantidade.
Em outras palavras, no desenvolvimento sustentável existe uma redução do uso de matérias-primas e produtos, e um aumento da reutilização e da reciclagem.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Em busca de alcançar o desenvolvimento sustentável, os objetivos apresentam-se como um apelo global por ações que visam o fim da pobreza, a proteção do meio ambiente e do clima, e a garantia de que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.
As Nações Unidas estão contribuindo com os objetivos do desenvolvimento sustentável para que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
A Relação entre o Meio Ambiente e a Economia Atualmente
Até aqui, vimos a economia como uma vilã nessa relação, utilizando muito mais recursos do que o ideal, e trazendo impactos negativos ao meio ambiente. Contudo, atualmente são apresentadas orientações às empresas, a fim de garantir o seu crescimento e desenvolvimento econômico de maneira sustentável.
Para isso, a empresa deve apresentar ações eficientes de preservação do meio ambiente no seu planejamento estratégico. Ou seja, as ações de todas as instituições devem levar em conta os impactos de seus processos no meio ambiente e nas comunidades ao redor.
Caso haja algum tipo de dano ambiental, a empresa precisa ter a humildade de reconhecer o erro e, imediatamente, tomar providências para corrigir o impacto antes que desastres aconteçam.
Por isso, é essencial a realização de atividade de prevenção de danos e impactos ao meio ambiente, pois o recurso natural comprometido pode não ser recuperado a sua forma original após uma simples correção.
Links relacionados:
__________ xxx __________