O aplicativo RADIS Cerrado auxilia no mapeamento de áreas em processo de restauração, e na regularização ambiental de propriedades rurais. Neste texto, iremos entender um pouco mais sobre esse aplicativo, suas funcionalidades e aplicações.
Áreas Degradadas
As áreas degradadas, por definição, são aquelas que por ação natural ou antrópica tiveram suas características originais alteradas além do limite de recuperação natural. Dessa forma, faz-se necessária a intervenção do homem para sua recuperação.
A recuperação de áreas degradadas (RAD) tem como objetivo restabelecer o ecossistema que foi prejudicado. Em outras palavras, a RAD tem como função fornecer ao ambiente degradado condições favoráveis à reestruturação, sejam elas físicas, químicas ou biológicas.
Áreas Degradadas no Cerrado
O Cerrado está entre os biomas com a maior biodiversidade do mundo, e também é um dos que correm o maior risco de extinção.
Infelizmente, as áreas do Cerrado sofrem cada vez mais com o desmatamento causado pelo agronegócio, visando uma maior quantidade de áreas produtivas. Do mesmo modo, essa frequente degradação das áreas também ocorre pela falta de implementação de políticas de uso da terra voltadas à preservação dos ecossistemas.
Contudo, vale ressaltar que a pesquisa segue avançando e as tecnologias atuais permitem uma maior produtividade agropecuária, independentemente do tamanho da área.
Desenvolvimento do RADIS Cerrado
O desenvolvimento do aplicativo RADIS Cerrado se deu a partir da parceria entre o Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar da Universidade de Brasília (Cegafi/UnB) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). Em síntese, o aplicativo tem como objetivo monitorar áreas em processo de recuperação, sendo caracterizado como um projeto de baixo custo e com maior rapidez e precisão.
O aplicativo faz parte da iniciativa Restaura Cerrado e integra diferentes funcionalidades para monitoramento dos processos de recomposição da vegetação no bioma. A saber, a escolha do Distrito Federal para sua criação não foi atoa, já que a região é a mais avançada nesse processo de restauração.
Uma curiosidade é que o termo “radis” homenageia as raízes profundas das árvores distorcidas que fazem parte do bioma.
Como funciona o RADIS Cerrado?
A partir do GPS do próprio celular do produtor rural, mesmo sem acesso à internet, é possível ativar o funcionamento do aplicativo e mapear a propriedade, acompanhando o crescimento da vegetação.
Da mesma forma, faz-se possível registrar as informações exigidas pelos órgãos ambientais, por meio de vídeos e fotos que o aplicativo permite capturar. Posteriormente, ao conectar à internet, envia-se os dados para a nuvem, local em que pode-se ter acesso aos mesmos, quase que em tempo real, pelo órgão ambiental.
Além de auxiliar na regularização ambiental dos imóveis, de acordo com o Código Florestal, com o aplicativo RADIS Cerrado, técnicos e agric ultores podem acompanhar:
- O Cadastro Ambiental Rural (CAR);
- Projetos de restauração e monitoramento, avaliando o crescimento da vegetação ao longo dos anos;
- E, realizar um diagnóstico socioeconômico, inserindo informações sobre o extrativismo, e a produção vegetal e animal das áreas. Este diagnóstico permite a execução de um planejamento de produção e de comercialização do que foi produzido.
As informações ficam registradas no aplicativo durante até uma década. Ademais, a visualização dos dados, fotos e imagens de satélites pode ser feita diretamente na plataforma do usuário.
Leia também: O Desmatamento e o Inventário no Cerrado
Acesso ao Aplicativo
Primeiro, é importante ressaltar que o aplicativo RADIS Cerrado é de livre acesso e possui uma linguagem acessível. O projeto direciona-se para assentamentos rurais, pequenas propriedades e territórios de povos e comunidades tradicionais. Além disso, o aplicativo pode ser utilizado por profissionais que prestam assistência técnica a esse público-alvo.
Em relação ao acesso, após o download do aplicativo, é necessário que o produtor rural insira suas informações do CAR, e preencha o formulário com os dados do projeto de restauração. Destaca-se que, pode-se obter o modelo do projeto de restauração por meio da plataforma de internet da Embrapa.
Depois disso, o agricultor deve determinar o local onde irá se implantar as parcelas de restauração e, juntamente com alguns outros parâmetros, alimentar o aplicativo com essas informações periodicamente.
Importância do RADIS Cerrado
O aplicativo se apresenta como uma ferramenta fundamental para auxiliar os produtores rurais na recuperação de áreas degradadas.
Por meio do aplicativo é possível verificar se o projeto de restauração está sendo eficiente, além de facilitar a regularização ambiental da propriedade. Além disso, pode-se acompanhar a produção e planejar a comercialização dos produtos.
A princípio, a implantação do aplicativo nesse bioma, que possui aproximadamente 51% de áreas degradadas, e o sucesso no uso, mostram que é possível e necessária esta aplicação em outras formações vegetais.
A longo prazo, a implantação dessa ferramenta em todo o território nacional permitirá o acompanhamento real das condições dos ecossistemas nacionais. Ademais, facilitará a prática da recuperação por parte dos agricultores e técnicos.
Expansão do Aplicativo
Por enquanto, além do Distrito Federal, a ideia de expansão é replicar a tecnologia entre gestores ambientais de outras localidades, consideradas corredores ecológicos, dentro do bioma Cerrado.
Links relacionados
__________ xxx __________