A Amazônia é um importante patrimônio natural e a sua conservação, proteção e manutenção é cada dia mais necessária. Assim, com o objetivo de promover a conscientização quanto à relevância que este domínio possui, comemora-se no dia 05 de setembro, o Dia da Amazônia.
Como surgiu o Dia da Amazônia?
O Dia da Amazônia se instituiu em 2007, por meio da Lei n.º 11.621. O Presidente da República em exercício sancionou a lei, passando assim, a se comemorar anualmente esta data em território nacional.
A definição desta data teve como objetivo chamar a atenção da sociedade, poderes públicos e privados para o quão importante é a Amazônia. Além disso, o intuito é destacar a necessidade de promover a conservação e manutenção da floresta, esta que é extremamente vital para a vida humana.
A partir do estabelecimento desta lei, fica evidente a necessidade de atrelar o desenvolvimento sustentável e socioeconômico com a conservação dos recursos, assim como empreender uma fiscalização eficaz e eficiente.
Por fim, a título de curiosidade, o dia da Amazônia é comemorado no dia 05 de setembro em homenagem ao dia que a Província do Amazonas, atual estado do Amazonas, foi estabelecida por D. Pedro II, em 1850.
A Amazônia
A Amazônia é lar da maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica. Grosso modo, a formação vegetal é composta por uma alta densidade de árvores, muitas destas de grande porte.
De forma mais detalhada, a vegetação é classificada em diversos subtipos, de acordo com as suas características em comum. Dessa forma, as fisionomias da Floresta Amazônia são as seguintes: mata de terra firme, localizada em regiões de altitude elevada e consequentemente, em que não ocorre inundações; mata de igapó, em que a probabilidade de inundação é mais evidente; mata de várzea, situada em altitudes intermediárias, em que ocorre inundação em um período específico do ano.
A Amazônia se faz presente em nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Tocantins e parte do Mato Grosso e do Maranhão. Além do território brasileiro, pode-se identificar a ocorrência do domínio em parte da Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela.
A saber, a Amazônia possui cerca de sete milhões de quilômetros quadrados, em que aproximadamente cinco milhões e meio correspondem às florestas. Para além da extensão territorial, a Amazônia se destaca por ser lar de uma rica diversidade de espécies animais e vegetais, muitas destas endêmicas.
Clima
A floresta Amazônica se encontra em uma região em que se predomina o clima equatorial. Em outras palavras, as temperaturas são elevadas, assim como tem-se altos índices pluviométricos. Tais características, calor e umidade, atuam como direcionadores da biodiversidade existente na floresta Amazônica. Ademais, vale destacar que, estudos apontam, que este domínio é responsável pela manutenção do regime de chuvas no território brasileiro.
Flora na Amazônia
A alta diversidade de plantas existentes no domínio subsidia uma infinidade de produtos madeireiros e não madeireiros para o ser humano. Dentre os mais diversos usos, a flora deste domínio fornece matéria-prima para a fabricação de cosméticos, alimentação, medicamentos, dentre outros.
A exemplo das principais árvores encontradas na Amazônia, cita-se:´
Euterpe oleracea: palmeira típica da Amazônia cujo fruto é o açaí. Este fruto possui gosto bem característico e vem sendo cada dia mais utilizado. A polpa extraída do fruto dá origem a diversos produtos como suco, sorvete, doces, etc.
Hevea brasiliensis: Conhecida popularmente como seringueira. Espécie com grande potencial comercial, uma vez que é fonte de extração de látex, usado na produção de borracha. A ocorrência da espécie se dá principalmente em áreas inundáveis e próximo às margens dos rios.
Paullinia cupana: Comumente denominado como guaraná. Fortemente utilizado para a produção de guaraná em pó, assim como em xarope. Encontrado principalmente em áreas de terra firme, mas também identificado em área de várzea.
Theobroma cacao: Popularmente chamado de cacau. O uso mais conhecido e difundido do fruto é a produção do chocolate. No entanto, pode-se usá-lo para a produção de geleias, vitaminas, sucos, dentre outros.
Theobroma grandiflorum: Nome científico do cupuaçu. Fruta amplamente usada para sucos, cremes, balas, sorvetes, dentre outros. De forma geral, o cupuaçu é considerado nutritivo, possuindo vitamina A, B1, B2 e C. Ademais, possui uso direcionado para a indústria de cosméticos, por meio da gordura encontrada no fruto.
Fauna na Amazônia
A fauna deste domínio, como já destacado, também possui uma rica diversidade. Dentre tais, podemos citar: jacarés, tucanos, cotias, pacas, galo-da-serra, onça-pintada.
Ainda que muitos estudos busquem a identificação das espécies deste domínio, muitas ainda se encontram desconhecidas. A saber, aproximadamente 30 milhões de espécies de animais já foram catalogados. No Brasil, a maior representatividade é dos peixes (1800 espécies), seguido das aves (1300 espécies). Mamíferos, répteis e anfíbios apresentam, respectivamente, cerca de 311, 273 e 232 espécies identificadas.
Bacia Amazônica
Denominada como a maior bacia hidrográfica do planeta, a Bacia Amazônica está abrigada na região da Amazônia. A bacia é formada, principalmente, pelo Rio Amazonas, este em que se deságuam mais de 1100 afluentes. Também, a bacia é formada pelos rios Negro, Tapajós, Madeira, etc.
A região da Bacia Amazônica é um atrativo para o turismo. Mas, muito além, a bacia atua no fornecimento de recursos hídricos para as populações ribeirinhas e demais comunidades e cidades no entorno. Também, a região é uma das vias para transporte de mercadorias e pessoas, uma vez que uma boa extensão da bacia é navegável.
Importância da Amazônia
Apesar das fortes pressões antrópicas que vem sofrendo ao longo das últimas décadas, a Amazônia possui suma importância ambiental, social e econômica.
A floresta abriga uma quantidade expressiva de espécies de plantas que se caracterizam como fonte de matéria-prima para a fabricação, por exemplo, de medicamentos, alimentos, dentre outros.
No contexto de mudanças climáticas, temática em grande ascensão nos últimos anos, a Amazônia possui papel fundamental. Em outras palavras, o domínio é responsável por propiciar o equilíbrio ambiental e climático a nível mundial.
Um desequilíbrio ambiental na Amazônia significa impactos também no agronegócio. Crise de abastecimento de água e energia elétrica, implica menor produtividade, perdas e consequentemente, aumento no preço do produto final para o consumidor.
Cabe ressaltar também a importância da Amazônia com relação aos rios voadores. É na região que grandes volumes de água oriundos do oceano Atlântico se encontram e tomam forma de chuva.
Ameaças ao domínio
O uso desenfreado dos recursos naturais, bem como a intensificação do desmatamento, degradação e queimadas são apontados como as principais ameaças à estrutura e composição da Amazônia. Nas últimas décadas atividades como a extração de madeira, agricultura, pecuária e mineração tem crescido bastante, porém sem uma estratégia correta para a conservação dos recursos.
O uso e a exploração desordenada dos recursos naturais da Amazônia implicam em impactos na biodiversidade, com perdas expressivas de espécies vegetais e animais. Além disso, as comunidades que vivem no entorno deste domínio são afetadas, uma vez que o homem faz uso dos produtos advindos das florestas tanto para consumo quanto para comercialização.
A Amazônia e as mudanças climáticas
O domínio atua como um dos maiores sumidouros de carbono. Contudo, a degradação destas florestas pode reverter esse fundamental papel na mitigação climática, tornando o domínio como fonte de carbono.
O desmatamento em áreas da Amazônia também implica em um aumento na emissão dos gases de efeito estufa, isto é, intensificação do aquecimento global.
Últimos acontecimentos e curiosidades
No mês de agosto de 2022, áreas da Amazônia apresentaram 3.358 focos de queimadas. A saber, esta quantidade de focos abrange os estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso e foi registrado em um intervalo de 24 horas.
As queimadas na Amazônia estão em um estágio tão crítico que, uma grande e densa nuvem de fumaça tem se alastrado na região de Manaus. Estes eventos, como já destacado, é um grande problema ambiental. Além disso, a ocorrência das queimadas provocam danos à saúde. As nuvens de fumaça afetam diretamente a visibilidade, assim como a respiração.
Ainda atrelado ao desmatamento, um mapeamento realizado por Botelho Junnior et al. (2022) demonstra que há cerca de 3,46 milhões de km2 de estradas cortando a região da Amazônia Legal. Os autores destacam ainda que a maioria destas estradas não são vias oficiais. Geralmente, as estradas são construídas pelos proprietários de terra no entorno, bem como por garimpeiros, grileiros e madeireiros. Infelizmente, os dados mostram que tal atitude é mais um fator de destruição das florestas nesta região, uma vez que são exploradas até mesmo as áreas de conservação e terras indígenas.
Programas, instituições, ONG’s
Ao longo dos anos, foram estabelecidos alguns planos e programas para a conservação da Amazônia, a exemplo: Plano Amazônia Sustentável (PAS) e Programa Áreas Protegida da Amazônia (Arpa). Destaca-se também as seguintes organizações:
Fundação Amazônia Sustentável (FAS)
A FAS é uma organização brasileira não governamental (ONG), criada em 2008. Em parceria com o Bradesco, governo do estado do Amazonas, Coca-Cola Brasil, Fundo Amazônia e Samsung, tem por objetivo “Contribuir para a conservação ambiental da Amazônia através da valorização da floresta em pé e sua biodiversidade e da melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas associada à implementação e disseminação do conhecimento sobre desenvolvimento sustentável”.
SOS Amazônia
A SOS Amazônia é uma ONG criada com o objetivo de promover a defesa a causa extrativista, assim como proteger a Floresta Amazônica.
WWF – Brasil
O WWF também se trata de uma organização não governamental e sem fins lucrativos cujo objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, focando em reverter a situação da degradação ambiental. Especificamente quanto à Amazônia, o WWF atua na região em parceria com as comunidades, poderes públicos e empresas. O principal intuito é a proteção da Amazônia e consequentemente, dos serviços e funções desenvolvidos pelo domínio.
O que deve ser feito?
Muito mais que celebrar a Amazônia neste dia, faz-se necessário difundir a importância que o domínio possui em todas as esferas, seja econômica, social ou ambiental. Para isso, é preciso o estabelecimento de estratégias que façam o uso sustentável atrelado à conservação das florestas e recursos naturais.
Ademais, vale o incentivo ao consumo consciente, contribuição para com as organizações e instituições com foco na conservação do domínio, interação com os povos da região, empenho na recuperação e restauração das áreas na região.
Dicas
Em 2022, o dia Da Amazônia será celebrado de diversas formas, sempre buscando a conscientização de todos. Dentre tais comemorações, temos:
Semana do Bioma Amazônia, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Festival Virada Cultural Amazônia de Pé, no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro.
Links relacionados
__________ xxx __________