No dia 15 de outubro, celebra-se o Dia do Professor, data também conhecida como Dia do Educador. Este profissional atua diretamente no desenvolvimento humano, uma vez que trabalha com a formação crítica e ensina quanto as principais áreas do conhecimento. A exemplo, o Professor, além de alfabetizar, transmite ao indivíduo os saberes em diversas áreas, principalmente no que diz respeito as questões ambientais, sociais e econômicas.
Como surgiu o dia do educador?
Com o objetivo de homenagear os profissionais atuantes na formação e desenvolvimento da sociedade, estabeleceu-se a data no ano de 1963. Na época, o então Presidente da República, João Goulart, por meio do Decreto n.° 52.682, definiu o dia 15 de outubro como o Dia do Educador/Professor.
Mas, por que esta data?
Em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I estabelecia no Brasil uma Lei Imperial sobre o Ensino Elementar, também conhecido como Ensino Primário. A iniciativa consistia em prover o estabelecimento de escolas em todas as cidades, com a presença de professores assalariados, assim como determinação de disciplinas a serem cursadas.
Passados mais de cem anos, na cidade de São Paulo, acontecia a primeira homenagem aos profissionais da educação. Assim, considerando o papel e importância do educador, chegou-se a um consenso que a data seria uma oportunidade para estabelecer um dia de folga para o educador, como um feriado escolar. Ao passar do tempo, a iniciativa do feriado escolar foi adotada por outros estados brasileiros, até que, como supracitado, decretou-se o Dia do Professor.
Cabe destacar que, esta é a data estabelecida nacionalmente para homenagear esse profissional. Dessa forma, o dia do professor pode ser comemorado em diferentes datas, a depender do país. Ademais, a nível mundial, comemora-se o dia do professor, no dia 05 de outubro. O Dia Mundial do Professor foi estabelecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1994. O intuito foi evidenciar o papel que os profissionais possuem na formação das gerações atuais e futuras.
Juntamente com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a UNESCO publicou em 1966, um documento referente as diretrizes a serem seguidas para garantir melhorias no trabalho desenvolvido pelos educadores.
A saber, no dia 15 de outubro também se celebra o Dia do Educador Ambiental e o Dia do Consumo Consciente.
Dia do Educador Ambiental
O Educador Ambiental, também considerado um Professor, é alguém que trabalha em prol do compartilhamento de conhecimentos a respeito do meio ambiente, da importância dos recursos naturais e como conservá-los.
A data se estabeleceu em 1972 na capital da Suécia, Estocolmo. Mais especificamente, instituiu se o Dia do Educador Ambiental durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente.
Dia do Consumo Consciente
Foi no ano de 2009 que o Ministério do Meio Ambiente decretou o Dia do Consumo Consciente. A data tem como objetivo lembrar à sociedade quanto aos problemas econômicos, sociais e ambientais causados pelo consumo exacerbado e inconsciente.
O que é educação ambiental?
Educar é o processo pelo qual se promove o desenvolvimento do ser humano por meio da transmissão de conhecimentos, valores éticos e morais.
No contexto de educação ambiental (EA), a transmissão de conhecimentos está atrelada à ética humana, promovendo uma interação de respeito entre o homem e o meio ambiente. Em suma, a EA engloba o universo de ações sustentáveis e conscientes que garantam a conservação e manutenção do meio ambiente.
A saber, tendo em vista que a temática possui suma relevância na formação de cidadãos conscientes, no dia 03 de junho, comemora-se o Dia Nacional da Educação Ambiental. Por fim, a iniciativa da educação ambiental é dever de todos: poderes públicos, instituições públicas e privadas, assim como da sociedade civil.
É a partir da educação ambiental que a sustentabilidade é posta em evidência, relembrando sempre ao homem sobre a necessidade de se utilizar de forma consciente os recursos do meio ambiente para atender as necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações.
A título de curiosidade, o conceito de educação ambiental ganhou notoriedade durante a Conferência de Belgrado, realizada em 1975. Durante o evento, ficou estabelecido um importante documento na luta em defesa do meio ambiente, conhecido como a “Carta de Belgrado”.
Por fim, de acordo com a Lei n.° 9.795/1999, define-se educação ambiental como “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
O professor e a educação ambiental
No âmbito da educação ambiental, o Professor é a figura responsável por desenvolver e implementar estratégias que visem a conscientização do ser humano com relação à conservação e manutenção dos recursos naturais. Assim, o educador atua na aplicação de projetos e ensinamentos para a população.
Como promover a educação ambiental?
Diversas são as iniciativas que podem ser realizadas a fim de conduzir a sociedade a um comportamento sustentável e de cuidado para com o meio ambiente.
Iniciativas dos poderes públicos em parceria com os centros de educação são primordiais. Assim, promover palestras na temática ambiental é essencial. A exemplo, faz-se de suma relevância discorrer sobre a destinação correta dos resíduos sólidos, aplicação da coleta seletiva, consumo responsável em prol da sustentabilidade (reduzir, reciclar, reutilizar, repensar, recusar), ações antrópicas que causam a degradação ambiental e intensificação das mudanças climáticas.
Também, atividades de plantio de mudas é uma forma de introduzir a importância da recuperação de áreas degradadas. Ademais, ressaltar principalmente a influência das práticas de conservação no declínio do aquecimento global e eventos climáticos extremos.
A sensibilização do indivíduo quanto ao respeito para com o meio ambiente, promoção do senso crítico, bem como o incentivo ao processo de compartilhamento dos conhecimentos com o próximo, são essenciais.
O exercício da educação ambiental consiste na promoção de uma rotina na qual as boas práticas ambientais estejam em foco.
Consumo consciente
A conscientização da importância ecológica, social e econômica que os recursos naturais possuem é de extrema necessidade. Nas últimas décadas, acelerou-se o processo de urbanização e, consequentemente, a demanda por produtos, sejam madeireiros ou não madeireiros. Assim, muito mais que a teoria, a educação ambiental se faz necessária na vivência prática. A comemoração do Dia do Educador Ambiental e Dia do Consumo Consciente é uma oportunidade para lembrar ao homem que, o estilo de vida escolhido está diretamente relacionado com o uso consciente dos recursos naturais.
Outras estratégias para a educação ambiental
- Promover o manejo sustentável da água e energia;
- Recuperação dos ambientes naturais;
- Replicar os hábitos e comportamentos sustentáveis;
- Incentivar o uso de produtos que impliquem em menor agressão ao meio ambiente;
- Evitar desperdício;
- Promover excursões aos ambientes naturais, como parques.
Por onde começar a educação ambiental?
A construção do indivíduo, seja quanto ao comportamento, crenças, ideais ou valores, se dá ao longo da vida. Assim, o processo de aprendizagem é algo constante na vida do ser humano. Contudo, cabe ressaltar que, a conscientização do homem nos quesitos sociais, econômicos e ambientais, deve estar presente desde a educação básica/infantil do indivíduo.
Como se tornar um educador?
O título de Professor/Educador é obtido a partir da realização de um curso superior, sendo este reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).
Existem diferentes níveis em que o profissional se faz presente, seja na educação infantil, no ensino fundamental, médio, ou ensino superior. Contudo, em todas estas etapas, o objetivo do profissional é o mesmo: promover a educação consciente do indivíduo, oferecendo subsídios para que as pessoas se desenvolvam cada dia mais.
A educação ambiental no Brasil
A Educação Ambiental, como supracitado, é uma área do ensino diretamente relacionada com a promoção de estratégias que conscientize o homem sobre a relevância se conservar o patrimônio natural. No Brasil, a Educação Ambiental ganhou força em 1999, a partir da sanção da Lei n.° 9.795, esta institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). No documento encontra-se o conceito de Educação Ambiental e dispõe quanto as diretrizes a se seguir na conscientização da sociedade, seja por meio da Educação Ambiental formal ou não formal.
O educador é reconhecido?
Como em diversas áreas, a desvalorização do profissional de educação ainda apresenta um cenário desmotivador. Ainda que o Professor possua papel fundamental na formação de todo ser humano, fatores como salários incompatíveis com a função, condições precárias, sobrecarga de tarefas, desrespeito dos alunos, dentre muitos outros, definem a desvalorização que o profissional vivencia.
A todos os Educadores, desejamos um feliz dia! Parabéns por exercerem com afinco esta importante função.
Links relacionados
__________ xxx __________