O Mata Nativa, representado pelos Diretores Executivos Paulo Marcio de Freitas e Alessandro Freitas, marcou presença no IX Simpósio Brasileiro de Pós-Graduação em Ciências Florestais, promovido pelo programa de pós-graduação em Ciências Florestais da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, em parceria com o Instituto de Inovação em Engenharia e Meio Ambiente – AMBINOVA. O evento aconteceu do dia 5 a 7 de outubro no Centro de Convenções SESC na cidade de Guarapari/ES, e teve como tema central a Disseminação e Aplicação do conhecimento científico e tecnológico nas ciências florestais.
O Simpósio ocorre a cada 2 anos e tem como objetivo principal a troca de experiências, informações e conhecimentos entre acadêmicos, profissionais e pesquisadores das universidades que atuam no desenvolvimento de tecnologias florestais visando o fortalecimento contínuo do setor, inovação cientifica, e oportunidades.
Com a presença de público altamente qualificado do setor florestal, o Simpósio teve a participação de diversos palestrantes renomados, que abordaram os mais diversos temas, destacando-se – “Produção de artigos científicos de impacto internacional”, “Os avanços tecnológicos e a Política Florestal Nacional”, “Avanços tecnológicos e perspectivas para a pesquisa em empresas de Celulose, Siderurgia, Agroflorestal, de multi-produtos e manejo de florestas nativas“. Já o tema “Como Inovar no setor Florestal” foi ministrado pelo nosso diretor Paulo Márcio. “Deixamos algumas mensagens importantes para que as pesquisas científicas se transformem em inovação. Primeiro, os pesquisadores precisam conhecer bem os problemas, as reais dificuldades das empresas do setor. Para isso, precisam ir perguntar, questionar e interagir com as pessoas que estão envolvidas com os problemas. Segundo, precisam estar antenados às revoluções tecnológicas que estão ocorrendo para criarem soluções para o futuro e não para o passado. Por fim, precisam usar as novas metodologias para produzir inovações. Lean Startup, Business Model Canvas, mínimo produto viável, entre outras metodologias e conceitos devem fazer parte das pesquisas modernas. Para inovar é preciso ter proatividade e não ter medo de errar. ”, cita o mesmo. Ao final do evento ainda foi realizado um disputado sorteio de uma licença de 6 meses do software do Mata Nativa entre os participantes.
O IX Simpósio Brasileiro de Pós-Graduação em Ciências Florestais, que é o evento oficial das instituições que atuam nesta área pelo país, contou com o apoio da SIF – Sociedade de Investigações Florestais, Painel Florestal, Polo de excelência em Florestas, Celulose online e Portal do Agronegócio.
Sobre o Mata Nativa
O Mata Nativa Web é considerado um software inovador no setor de inventário de florestas nativas, sistema desenvolvido para realização de análises fitossociológicas e elaboração de inventários e planos de manejo de florestas nativas. Recentemente, o Mata Nativa lançou a sua versão mobile. O aplicativo pode ser instalado em smartphones com sistema operacional Android e possui o diferencial de também poder ser usado off-line. Além disso, com Mata Nativa Coletor é possível realizar a coleta de dados em campo diretamente no dispositivo móvel, descartando as tradicionais fichas em papel. Também é possível realizar os cálculos referentes às amostragens casuais simples e estratificada, possibilitando o levantamento exato das parcelas necessárias para obter a suficiência amostral, e deste modo, otimizar os fatores de produção, reduzir o custo da atividade e aumentar a acurácia do resultado.
Fonte de Informação: https://www.simposflorestaufes.com/
Veja também:
- Equipe do Mata Nativa presente no RD Summit 2016
- Cientec marca presença no VII INOVAR 2016
- Consultores do Mata Nativa realizam treinamento na Agroflor
__________ xxx __________