Dentre as diversas áreas de atuação do engenheiro florestal temos que o inventário florestal é a melhor opção de carreira para um profissional do meio ambiente por ser uma das atividades mais importantes. Afinal, o inventário florestal é o procedimento para obter informações sobre as características quantitativas e qualitativas da floresta.
Uma das principais responsabilidades de um engenheiro florestal é o desenvolvimento e execução de técnicas para o beneficiamento econômico, social e ambiental de recursos florestais. Acima de tudo, sempre levando em consideração o respeito e o cuidado com o meio ambiente.
Portanto, é através do inventário florestal que realizamos a medição das proporções (diâmetro, altura, volume, etc.) dos indivíduos florestais, além da identificação das espécies em uma área pré-definida, para assim obter as informações necessárias para qualquer tomada de decisão referente àquela área.
Quais são as formas de trabalhar com inventário florestal?
Há alguns anos, o campo de trabalho do engenheiro florestal se limitava às grandes indústrias de carvão, celulose e madeira serrada. Porém, atualmente, vários outros setores valorizam esse profissional. Isto porque, a cada dia que passa, aumenta a certeza de que a humanidade depende do ambiente em que vive.
Desta maneira o inventário florestal é a melhor opção de carreira para profissionais do meio ambiente que são especializados neste ramo, podendo trabalhar de diversos jeitos, como por exemplo:
Consultor
Gerando informações sobre as culturas florestais em pequenas, médias e grandes propriedades florestais. Com isso, acarreta benefícios para as pequenas comunidades e para a sociedade em geral. Sendo consultor, você pode trabalhar em uma empresa de consultoria, com uma equipe, ou de forma autônoma.
Analista ou especialista em inventário florestal em empresas
Fornecendo informações sobre a quantidade de madeira e como o seu volume é distribuído nos plantios das empresas. Além disso, fornece as informações sobre as tendências de crescimento e de produção dos povoamentos, incluindo o estado fitossanitário deles.
Geralmente, quando se trabalha em uma empresa, o salário é fixo, independente da demanda. Porém, quando se é consultor, o valor pago pelo inventário florestal varia de acordo com o tipo de inventário a ser elaborado e com os custos das atividades em campo e escritório. Se você deseja saber detalhadamente como elaborar um orçamento, leia esse texto publicado aqui no blog: como elaborar um orcamento.
Adquirindo experiência e prática
A evolução e a experiência vão surgindo aos poucos. Pode ser que na graduação você optou por outras áreas e não fez estágio ou trabalhou na área de inventários florestais.
Temos que o inventário florestal é a melhor opção de carreira, porém, situações inusitadas ocorrem durante este trabalho e é na prática que vamos adquirindo experiência e aprendendo a evitar os imprevistos.
Como dito anteriormente, para ganhar experiência é necessária muita prática. Portanto, se você ainda não a possui, o ideal é que busque participar de algum inventário em regime de contrato temporário e assim sentir na pele o que é o trabalho em campo. Com isso, você irá aprender sobre gerenciamento de equipes, necessidade de equipamentos, coleta de dados, logística de transporte, de alimentação e de alojamento, entre outros.
Além disso, independente do tanto de experiência, recomendamos que faça diversos cursos que ensinam como fazer um inventário, desde o planejamento pré-campo até o pós-campo. Isto porque, diversas tecnologias estão surgindo e precisamos ficar antenados em todas elas!
O inventário florestal é uma parte de um todo
Na maioria das vezes, o inventário florestal é parte integrante de um projeto maior. Um inventário florestal completo pode fornecer várias informações, dentre elas: estimativa da área; descrição da topografia; mapeamento da propriedade; descrição de acessos; facilidade de transporte da madeira; estimativa da quantidade e qualidade de diferentes recursos florestais; estimativa de crescimento.
Diversas outras áreas do setor florestal utilizam essas informações, como por exemplo:
Restauração florestal:
O inventário é utilizado para o monitoramento da evolução das áreas restauradas e para o acompanhamento de estimativas quantitativas de produtos que poderão ser manejados para gerar uma renda adicional aos detentores destas áreas.
Mudanças climáticas:
O inventário fornece dados sobre indivíduos florestais que serão utilizados para estimar o estoque de carbono de uma floresta.
Manejo florestal não-madeireiro:
O inventário ajuda a limitar a exploração dos produtos florestais não-madeireiros (PFNM) para garantir a sustentabilidade das práticas de manejo extrativista.
Potenciais da biodiversidade da flora brasileira:
Muitos princípios ativos de espécies florestais são identificados e patenteados como compostos importantes para o desenvolvimento de medicamentos, cosméticos e elementos industriais. Os dados do Inventário Florestal Nacional (IFN) podem servir para apoiar a formulação de políticas públicas e ajudar a identificar estratégias e oportunidades para o uso sustentável, recuperação e conservação dos recursos florestais brasileiros.
Licenciamento florestal:
O inventário florestal é a principal ferramenta para diagnose e prognose das condições produtivas ou protetivas de uma floresta. Por isso, é através dos resultados oriundos da medição feita para o inventário florestal que se tomam decisões sobre a viabilidade de empreender ou não em uma localidade com cobertura de floresta. Além disso, o inventário florestal fornece as principais informações para conservar e manejar uma área florestal.
Agora é com você!
Em conclusão, o inventário florestal é a melhor opção de carreira e a pessoa que realiza inventários florestais e tem contato com outros setores acaba adquirindo ainda mais conhecimento.
Portanto, se você que está lendo esse texto escolher essa carreira, pode ter certeza que alcançará bons resultados nos diversos estudos e projetos que participar. Além disso, busque sempre estar se capacitando em vários assuntos ligados ao setor florestal e ao meio ambiente para se manter competitivo no mercado!
Acesse também:
e-Book grátis sobre: Dicas de Materiais e Equipamentos Utilizados na Coleta de Dados em Campo
__________ xxx __________