Piscamos os olhos e mais um ano está terminando! E nesse espírito natalino, preparamos um texto especial para vocês sobre a tradição da árvore de Natal!
Origem da árvore de Natal
É inegável que a árvore de Natal representa um dos maiores símbolos dessa data comemorativa! Quem não gosta de enfeitar a casa com uma bela árvore de Natal, não é mesmo? Mas você já parou para pensar de onde vem a origem desse símbolo?
A tradição da árvore de Natal começou há muito tempo. Acredita-se que tenha origem nos povos pagãos da antiguidade. Os Romanos, por exemplo, utilizavam árvores para decorar templos quando ocorriam festivais. Os egípcios costumavam utilizar palmeiras em rituais de adoração ao Deus Sol.
Antigamente, as árvores que tinham as folhas verdes por um longo período durante o ano eram consideradas símbolos de prosperidade. Com o passar do tempo, principalmente na Europa, as árvores começaram a ser utilizadas dentro das casas como símbolo de prosperidade e fertilidade.
Alguns historiadores indicam que a árvore de Natal começou a ser utilizada primeiramente pelos povos germânicos e nórdicos. Durante os festivais de solstício de inverno, na Escandinávia, era comum utilizar ramos de pinheiro em locais públicos ou no interior das residências como simbologia para afastar os maus espíritos.
No Hemisfério norte, o solstício de inverno ocorre entre os dias 21 e 22 de dezembro. Na época em que as árvores começaram a ser utilizadas como decoração pelos povos antigos pagãos, acreditava-se que o Sol era um Deus e que a ocorrência do inverno estava atrelada ao adoecimento do Deus Sol. O uso dos pinheiros nesse período trazia como simbologia a vitória da vida e da luz sobre a morte e as trevas.
Com o passar do tempo, o símbolo pagão começou a ser utilizado pelas religiões cristãs. No entanto, nem sempre esse símbolo foi visto com bons olhos pela Igreja Católica, que falava que o presépio já era suficiente. Foi apenas em meados do século XX que a árvore de Natal foi autorizada para ser utilizada. Em 1982 o Papa João Paulo II começou essa tradição natalina na Praça de São Pedro, em Roma.
Árvore de Natal moderna
Não há um consenso entre os historiadores de quando a árvore de Natal moderna surgiu. Muitos países alegam ser os locais de origem dessa tradição, mas não há um consenso. Apesar disso, acredita-se que tenha surgido em locais que apresentavam florestas de pinheiros, especialmente no Norte da Europa.
Alguns locais que podem ter surgido: Talinn (atual Estônia) em 1441, Riga (atual Letônia) em 1510, Bremen (atual Alemanha) em algum momento do século XVI. Há registros também de uma árvore de Natal na Catedral de Estrasburgo (Alsácia, na França, região que já foi alemã), no final do século XVI, em 1539.
As árvores de Natal como conhecemos, que estão dentro das residências, muito provavelmente surgiram ao longo do século XVI e contavam com decoração naturais, como maçãs e nozes.
A popularização da árvore de Natal ocorreu apenas no século XIX, no Reino Unido. Na ocasião, a Rainha Vitória, que possuía ascendência alemã, costumava decorar árvores de Natal com o Príncipe Albert, tornando esse ato muito popular na Inglaterra e posteriormente no mundo todo.
Há relatos que o costume da árvore de Natal chegou nos Estados Unidos no século XIX. Em 1891, a primeira árvore foi montada na Casa Branca. No entanto, acredita-se que a primeira árvore de Natal das Américas foi erguida pela esposa do general comandante das tropas de Brunswick, em Sorel, no Canadá, no ano de 1781.
Decoração
Ao longo do tempo, a decoração das árvores de Natal foi se modificando. No início, era comum utilizar frutas e enfeites mais naturais, como velas, papel, nozes e bolachas. Com o passar do tempo, começaram a se utilizar bolas, luzes, anjos, como itens decorativos. As bolas se tornaram popular e continuam sendo até os dias atuais. Acredita-se que esse item decorativo surgiu pela primeira vez em 1847 quando um soprador de vidro em Lauscha, Alemanha, a criou. Esses enfeites, no entanto, eram considerados artigos de luxo e pouco acessíveis na época. Outro enfeite muito comum é a estrela na ponta das árvores, que representa um símbolo cristão em referência à estrela de Belém.
No Brasil, costuma-se iniciar a decoração das árvores de Natal no quarto domingo que antecede o Natal. Tradicionalmente, recomenda-se enfeitar a árvore aos poucos, para que ela esteja completa na noite de 24 de dezembro. De acordo com a tradição cristã, costuma-se desmontar a árvore no dia 6 de janeiro, no Dia de Reis, que representa o dia em que os Reis Magos chegaram à Belém após o nascimento do menino Jesus.
A tradição do pinheiro como árvore de Natal
No Brasil, é mais comum encontrarmos árvores artificiais utilizadas na decoração natalina, que imitam as árvores de coníferas. Em outros países, especialmente do hemisfério norte, é mais comum utilizar árvores naturais de pinheiro.
O pinheiro conhecido como Nordmanntanne é o mais usado na Europa Central. Essa árvore é bem popular e apresenta como característica interessante possuir galhos que não picam. Também é comum o uso de outras árvores de coníferas, como pinho, abeto, zimbro ou de angiospermas, como o arbusto azevinho.
Em alguns desses lugares, as árvores naturais utilizadas vêm de florestas plantadas para essa finalidade. No entanto, essa não é a realidade absoluta, o que pode indicar que o uso de árvores naturais como decoração natalina representa um sinal de alerta para essas espécies utilizadas.
Na Alemanha e Áustria, são plantadas árvores destinadas para decoração do Natal, sendo a Dinamarca o líder mundial de exportação de árvores de Natal. Cerca de 70% da demanda interna alemã por árvores naturais para o Natal é suprida pelas árvores cultivadas no país, sendo o restante importado. Na Alemanha, aproximadamente 25 milhões de árvores de Natal são comercializadas anualmente.
O pinheiro é a árvore tradicionalmente utilizada como item decorativo natalino. Isso porque essa árvore se mantém verde mesmo durante o inverno, simbolizando a vida. E é nesse espírito de renovação que nós, do time, da Equipe, ou melhor, da família Mata Nativa, gostaríamos de desejar um excelente Natal para todos vocês, com muita prosperidade, alegria e esperança!
__________ xxx __________