A pandemia do novo coronavírus obrigou pessoas do mundo todo a se isolarem, deixando cidades inteiras praticamente desertas. Esta falta de pessoas nas ruas, causou efeitos secundários, como o aparecimento de animais selvagens no ambiente urbano.
Em meio à crise, a natureza parece ter se levantado para nos lembrar da sua força. Com a expressiva diminuição da atividade humana, o meio ambiente começou a reaparecer onde antes estava esquecido.
Em várias cidades, animais que habitualmente ficavam em parques urbanos têm sido avistados passeando pelas ruas, em busca de comida ou simples exploração do espaço. Javalis nos passeios de Barcelona, pavões no centro de Madrid ou patos nas fontes de Roma.
Muitos irão se dizer preocupados, mas será que isto é mesmo uma novidade? Claro que não! Esta espécie de “migração” de animais selvagens para as cidades não é nova. É comum ver noticiários com matérias que relatam o aparecimento de animais silvestres no meio urbano. São as mais diversas espécies, como macacos-prego, saguis, lagartos, cobras e, até mesmo, jaguatiricas e onças pardas.
É claro que os motivos agora são outros, mas parecem igualmente inofensivos: com o silêncio geral, os animais ficam mais à vontade para passear pelas cidades na busca por alimentos. Também não podemos esquecer que os ambientes que hoje são ocupados pelas cidades, foram florestas no passado. E no final das contas, quem está ocupando exageradamente o ambiente e causando degradação do habitat dessas espécies somos nós.
Para muitos o aparecimento desses animais foi motivo de alegria, já que muitas vezes esses animais não são facilmente vistos. Mesmo quando visitamos ambientes naturais, não conseguimos observar animais selvagens com muita facilidade e não dá para negar que a paisagem que criou-se com o aparecimento destas espécies na área urbana, é no mínimo peculiar.
Mas se você está pensando que trata-se de meia dúzia de bichinhos fofinhos, você está muito enganado. Veja os casos a seguir:
Cisnes nos canais de Veneza
No início de março, o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte assinou o decreto instruindo os italianos apenas saírem de casa por motivos de trabalho, saúde e emergência.
O resultado? As águas nos canais de Veneza ficaram cristalinas e já é possível ver cisnes passeando por lá. Além deles, os golfinhos também estão dando as caras no Porto de Cagliari, na Ilha da Sardenha. Os moradores próximos aos locais estão compartilhando vídeos que mostram a presença dos animais.
Macacos na Tailândia
Um vídeo que mostra gangues de macacos brigando por comida na Tailândia ficou famoso na internet. As imagens foram registradas em Lopburi e de acordo com as autoridades, o comportamento dos animais mudou com a ausência dos turistas, que costumavam alimentá-los. As gangues reúnem cerca de 500 animais cada. O mais novo episódio protagonizado por gangues de símios no país envolve a invasão de uma prefeitura.
Cervos no Japão
A cidade de Nara, no Japão, foi tomada por cervos em um movimento semelhante ao que se viu na Tailândia. Mais de 1.000 cervos vivem no Park Nara, uma atração turística bastante popular na região. Embora eles raramente sejam vistos fora da área do parque, grupos de 10 a 15 animais foram encontrados vagando pela cidade em busca de comida.
Cabras no País de Gales
No País de Gales, as cabras que normalmente ocupam os campos junto ao Mar da Irlanda mudaram de posto: invadiram os jardins, os parques e as ruas de Llandudno, uma cidade à beira-mar. Os animais têm feito banquetes com a relva e flores que encontram na via pública. E as imagens mostram como as cabras se sentem em casa e não parecem incomodadas, mesmo quando os moradores lhes apontam os celulares. Há até vídeos onde podemos vê-las tranquilamente passeando pela cidade, numa espécie de passeio turístico sem humanos.
Onça-parda no Chile
Uma onça-parda foi vista perambulando pelas ruas desertas de Santiago, no Chile, em meio ao toque de recolher obrigatório em todo o país para conter a propagação do coronavírus.
Acredita-se que a onça tenha descido das montanhas e se aproximado da capital chilena em busca de alimento, encorajada pela tranquilidade das ruas.
Javali na Espanha
Um javali foi filmado andando tranquilamente pelas ruas da cidade de Barcelona, na Espanha. A cena inusitada revela um problema ambiental já conhecido por moradores do entorno da cidade espanhola. E um dos vídeos é possível ver o animal passando em frente a lojas e bancos fechados em uma das avenidas centrais da cidade.
Pavões em Madrid
Já em Madri, chamou muito a atenção a cena de pavões. Segundo moradores, a cena, assim como a dos javalis catalães, não é exatamente comum. As aves costumam pular a cerca do parque onde vivem, ciscar um pouco no asfalto e rapidamente voltar para casa. O raro é a tranquilidade encontrada na rua, sem tráfego de carros ou pessoas.
__________ xxx __________