O setor de árvores plantadas tem impacto relevante na economia, sendo responsável por 6,9% do PIB Industrial e geração de 3,8 milhões de empregos diretos e indiretos. Além das funções da produção de madeira para diferentes usos, desempenha papel fundamental na prestação de serviços ambientais (Ibá, 2018).
Este cenário é, sem dúvidas, atrativo para inúmeros profissionais da área florestal e ambiental. Participar desse setor como consultor, nos proporciona flexibilidade, autonomia e ganhos financeiros consideráveis. Por outro lado, existem muitas dificuldades e barreiras a serem superadas e para isso é necessário planejamento, profissionalismo e estudo.
Quer saber por onde começar? Você é um Engenheiro Florestal recém formado e pretende iniciar sua carreira profissional atuando como consultor na área florestal? Este artigo aponta 5 maiores dificuldades da área de consultoria florestal, um mercado que está chamando a atenção e ganhando adeptos em todo Brasil.
Conhecimento teórico e prático
Para falar sobre teoria e prática, eu começo com uma pergunta: como adquirir conhecimento no começo da carreira?
Podemos começar trabalhando nossa maturidade profissional. A graduação já ficou para trás, por isso é hora de saber o que queremos. Ser um consultor e profissional de destaque ou apenas mais um, dentre os mais de 25 mil Engenheiros Florestais diplomados no Brasil?
O primeiro passo é entender que não sabemos tudo e que precisamos de parcerias. Neste momento é importante definir a área de atuação e procurar por cursos de capacitação. Investir em cursos práticos, transformadores e em ferramentas, com potencial para alinhar teoria e prática, será fundamental para alcançarmos o sucesso almejado.
Em meio à era da transformação, novos conhecimentos estão ao nosso alcance a partir de diferentes meios, a internet trabalha a nosso favor. Estude, participe de eventos e cursos on-line ou presenciais.
Área de atuação e público-alvo
O setor florestal é amplo. São diferentes áreas de atuação, cada qual com sua oportunidade. Para começar com o “pé direito”, aposte em uma área mais familiar, mas não deixe de observar o que mercado espera, ou seja, qual as maiores demandas.
Vamos fazer um exercício. Pesquise quais maiores demandas do setor florestal. Dentre as demandas encontradas, selecione aquelas que você detenha maior conhecimento, domínio, familiaridade e, pronto, você pode ter encontrado um foco norteador para seus estudos e capacitação.
Não menos importante, o público-alvo também poderá ser determinante para sua área de atuação, bem como para seu sucesso como consultor.
No início de carreira você poderá enfrentar grandes dificuldades para entrar no mercado e ter contato com os primeiros clientes. Neste momento não é indicado “dar um passo maior do que a perna”. Para grandes projetos e grandes clientes é preciso ter preparação para atender a todos as exigências, responder a todas a perguntas e ter experiência prática, adquirida principalmente quando colocamos a “mão na massa” e conquistamos os primeiros casos de sucesso.
Assim como ter conhecimento, os casos de sucesso, ou seja, projetos e consultorias bem executados, entregues em acordo com todas as exigências e necessidades do cliente, são fundamentais para entrada no mercado e permanência como consultor.
Por onde podemos começar? Divulgando o seu trabalho para pequenos produtores e pequenas empresas, elaborando um bom cartão de visitas para ser entregue a diferentes contatos. Cada contato feito pode ser a porta de entrada para sua primeira consultoria/projeto.
Para definir seu público-alvo e chegar até ele, podemos fazer as seguintes perguntas: Quem é o seu público-alvo? O que ele faz? Onde ele frequenta? Como chegar até ele? Pense comigo. Se eu quero atender a pequenos produtores, eu não consigo chegar até ele se divulgar meu trabalho apenas pela internet, certo? Muitas vezes este produtor não tem acesso à rede. Então como chegar até ele? Participando de dias de campo, indo até a propriedade, ou até mesmo investido em propagandas direcionadas ao seu público-alvo (outdoors na Zona Rural, anúncios em rádios). Participe de eventos promovidos por prefeituras, busque por reuniões com as secretarias relacionadas à sua área de atuação, invista em parcerias. Lembre-se para cada público-alvo existe uma forma de chegar até ele. Estude a respeito.
Parcerias
Sua rede de contatos e seus parceiros são fundamentais para te auxiliar na divulgação do seu trabalho como consultor. Faça parcerias com empresas e consultores voltados ao mesmo público-alvo. Realize trabalhos em conjunto e que possam ser complementares.
Apresento aqui exemplos práticos da importância de uma rede de parcerias bem construída: Atuando como consultor na área recuperação ambiental, diversas vezes fui procurado por empresas responsáveis pelo licenciamento ambiental. A partir dessas parecerias, elaborei e executei diferentes projetos para recuperação de áreas degradadas. Em outras oportunidades trabalhei na elaboração de inventários inerentes à supressão de vegetação nativa, exigidos durante o licenciamento para a implantação de empreendimentos e/ou atividades.
Os projetos executados por indicação de boas parcerias podem ser ótimos casos de sucesso. Será o seu melhor cartão de visitas, ou seja, a melhor respostas que você poderá oferecer ao seu contato/parceiro. Podemos dizer que estes projetos são estratégicos, uma vez que a parceria poderá abrir inúmeras portas para você, que está iniciando sua carreira como consultor. Neste momento, a qualidade do trabalho, a organização, o nível de detalhes, os termos, e a escrita são fundamentais. São detalhes determinantes para provar ao seu parceiro e cliente o seu nível de profissionalismo, conhecimento e comprometimento.
Aprenda com suas parcerias e com seus projetos e consultorias executadas. Para consolidar uma carreira como consultor é fundamental mensurar seus resultados, coletar depoimentos de parceiros e clientes, coletar informações a respeito dos resultados obtidos a partir do seu trabalho como consultor e aprender, evoluir, melhorar, corrigir erros e buscar sempre uma atuação correta, ética, eficiente e de qualidade.
Os desafios da carreira
Prepara-se para trabalhar e estudar todo dia.
“O conhecimento é construído com base em estudos. Não há atalhos”. Se você quer se tornar referência em sua área de atuação, domine o assunto e permaneça atualizado, pois o mercado se transforma e você não vai querer ficar fora, correto? Sendo assim, não existem atalhos, você precisar se dedicar e ir em busca dos seus objetivos.
Esteja preparado para inúmeras viagens e para trabalhar com projetos simultâneos. Mesmo no início da carreira você precisa se deslocar e ir até o seu público-alvo. À medida que seu trabalho for consolidado, novos trabalhos surgem de forma simultânea e em diferentes locais. Desenvolva um senso de gerenciamento para projetos simultâneos. A organização é fundamental para esse processo.
Paciência e persistência são fundamentais neste ramo. Se você optou por trabalhar com a área ambiental, por exemplo, será preciso trabalhar com órgãos ambientais das esferas federais, estaduais e municipais. Você precisa do trabalho desses órgãos para dar andamento em suas atividades. O problema é que a burocracia é inerente a esses órgãos. Nem sempre você terá o retorno necessário dentro do prazo esperado.
Já falamos sobre prazos e pressão pelos resultados? Muitas vezes seus clientes e parceiros vão exigir resultados rápidos. Para evitar erros e insatisfação dos interessados, deixe claro em sua proposta de trabalho o passo a passo para a execução da consultoria e/ou elaboração do projeto. Apresente suas expectativas, faça um cronograma e siga, pois você será cobrado a cumpri-lo.
Você já fez o seu registro no conselho de classe?
Não temos para onde fugir. Após diplomação, o primeiro passo para atuarmos como consultores é proceder com o registro no conselho de classe.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) é uma autarquia federal que regulamenta e fiscaliza o exercício dos profissionais de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia. Segundo CREA, ao longo de seus mais de 85 anos, o conselho vem defendendo a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas, garantindo a presença de profissionais legalmente habilitados, com conhecimento e atribuições específicas, na condução dos empreendimentos da engenharia, agronomia e geociências.
Buscando certificar seu acervo técnico profissional, ou seja, o conjunto de atividades desenvolvidas ao longo de sua vida profissional e, compatíveis com suas competências e registradas no Crea por meio de Anotações de Responsabilidade Técnica – ARTs, não deixe de solicitar junto ao seu órgão de classe a Certidão de Acervo Técnico – CAT. Este documento será fundamental para fazer prova da sua capacidade técnico-profissional, com base nas atividades desenvolvidas e registradas em ARTs. Para mais informações consulte o site do CREA do seu estado.
Os desafios são inerentes à toda profissão. Cabe a você encarar, aprender com cada um deles e seguir em busca do sucesso como consultor da área florestal ou ambiental.
__________ xxx __________