O software Mata Nativa foi desenvolvido com o objetivo de agilizar o trabalho dos engenheiros florestais e analistas de meio ambiente na elaboração de inventário florestal e plano de manejo florestal. A planilha do Excel sempre foi a ferramenta mais utilizada para tabulação dos dados de campo, com objetivo de organizar e sistematizar os dados e posteriormente realizar os cálculos. Com isso, uma grande vantagem do Mata Nativa, é a integração com o Excel, onde os dados tabulados nas planilhas poderão ser importados para dentro do software e assim realizar os cálculos de forma rápida e segura. Aqui vamos falar um pouco mais sobre o Mata Nativa X Excel na prática.
Leia também: Como preparar uma planilha de monitoramento
Com o Mata Nativa é possível gerar os resultados para florística por espécie, diversidade, número de indivíduos e número de indivíduos por hectare (densidade ou abundância), área basal e área basal por hectare (dominância), frequência, valor de importância, valor de cobertura, volume total e volume total por hectare, estatística da amostragem, dentre outros cálculos necessários para realizar o manejo florestal sustentável e subsidiar a obtenção de licenças ambientais junto as secretarias de meio ambiente de todos os estados.
Diante disso, o Excel pode ser tratado como uma ferramenta complementar ao software Mata Nativa, devido aos recursos que oferece para realização da tabulação e consistência dos dados e por ser o formato de arquivo que permite a importação dos dados para dentro do programa.
Veja também: Importando dados do Excel para o Mata Nativa
A utilização de planilhas de Excel para gerar os resultados do inventário expõe o profissional de meio ambiente a possibilidade de cometer erros, que podem comprometer o orçamento dos projetos devido ao retrabalho gerado. Quando se trabalha com grande volume de dados, os erros podem ser imperceptíveis, e que poderá contribuir para reprovação do inventário florestal junto ao órgão fiscalizador.
Já com a utilização do Mata Nativa, todas as fórmulas necessárias para realizar os cálculos do inventário já estão cadastradas no software. O profissional precisará apenas cadastrar no software os dados coletados no campo. Assim, após a tabulação dos dados em uma planilha do Excel, basta realizar a importação para o Mata Nativa e posteriormente gerar os resultados. Para realizar os cálculos de volume, deverá ser cadastrada a equação que será utilizada para calcular o volume de madeira de cada indivíduo.
Para facilitar ainda mais os trabalhos de campo, em 2016 a Cientec desenvolveu o aplicativo Mata Nativa Coletor para celulares e tablets com sistema operacional Android. O aplicativo permite coletar os dados do inventário florestal de forma digital, permitindo ainda o cálculo do erro de amostragem no campo. Dessa forma, o retorno do campo é feito com a certeza de que o erro foi atingido e ainda, que a suficiência amostral das espécies foi satisfatória, através da análise da curva coletora (curva espécie-área) gerada pelo aplicativo. Posteriormente, a transferência dos dados diretamente para o software Mata Nativa 4, agiliza os trabalhos no escritório.
A utilização do aplicativo permite uma maior agilidade nos processos envolvidos no inventário florestal. Com Mata Nativa Coletor é possível eliminar as etapas de anotação em ficha de campo, digitação das fichas de campo no Excel, e importação dos dados para o Mata Nativa.
Dessa forma, considerando que as etapas citadas são realizadas em todos os projetos de inventário florestal de uma empresa, a economia em relação à mão de obra, tempo e recurso financeiro tornam-se relevantes, compensando o investimento no software Mata Nativa, a melhor solução tecnológica no mercado para a coleta de dados e processamento do inventário florestal.
Veja também:
- Dicas de equação de volume no inventário florestal
- Como reduzir os custos do inventário florestal usando o mata nativa coletor
- Mata Nativa Coletor X Ficha de Campo
__________ xxx __________