As mudanças climáticas são uma realidade para a população mundial, e uma das suas consequências é a alteração da matriz energética global, neste texto entenderemos a relação entre a mudança climática e alteração da matriz energética mundial.
Mudança Climática
Nos últimos tempos, as mudanças climáticas vêm ocorrendo de maneira muito rápida, portanto, esse comportamento desordenado do clima está cada vez mais perceptível.
Dia após dia podemos perceber algo fora do comum durante o dia, ou até mesmo de um dia para o outro. Como um exemplo comum, podemos citar as mudanças drásticas de temperatura em um curto período de tempo.
Outro exemplo, é a presença frequente de dias muito frios no verão ou muito quentes no inverno, que alteram o “padrão” das estações que a gente conhecia há muito tempo.
As Causas da Mudança Climática
Os seres humanos são os principais agentes causadores dessas mudanças, por meio do uso frequente de combustíveis fósseis (petróleo, gás e carvão) em casas, indústrias e no transporte.
Ou seja, a queima desses combustíveis libera gases do efeito estufa, que absorvem o calor do sol, resultando no aumento da temperatura da Terra.
O Impacto da Mudança Climática
Até agora, o mundo sobreviveu a tudo isso, em partes. Mas com a intensidade de ocorrência dessas mudanças, esse cenário só vai piorar.
Nos últimos anos, alguns eventos climáticos mais intensos tiraram vidas de algumas pessoas, e o sustento de outras. Além disso, as altas temperaturas em alguns locais, e o excesso de chuvas em outros, podem tornar ambos locais inabitáveis.
Certamente, indivíduos em situação de pobreza não podem arcar com as adaptações necessárias à mudança do clima, e por isso sofrerão ainda mais.
Os seres humanos não são os únicos prejudicados pelas mudanças climáticas, a fauna e a flora mundiais também sofrem, e muito, com a intensidade dessas mudanças, podendo inclusive serem extintas.
Ações para enfrentar a Mudança Climática
Ações Governamentais
Por parte dos governos do mundo todo, em comum acordo, há um comprometimento para reduzir as emissões dos gases do efeito estufa.
Em 2015, esse acordo foi feito em Paris, e tinha como meta manter o aquecimento global em 1,5°C.
Em novembro de 2021, aconteceu a chamada COP26, no Reino Unido, o evento teve como intuito definir os planos de redução de carbono dos países para 2030.
Ações Individuais
As ações individuais, estão baseadas em pequenas mudanças de hábitos no dia a dia podem fazer uma grande diferença nos impactos do clima, como por exemplo:
- Reduzir o uso de automóveis;
- Adquirir produtos com alta eficiência energética;
- Alterar o sistema de aquecimento das residências.
Alteração da Matriz Energética Mundial
Outra ação eficiente para enfrentar as mudanças climáticas é a alteração da matriz energética mundial, que atualmente é composta em sua maioria por fontes não renováveis de energia.
Novas fontes renováveis de energia são apresentadas como soluções para substituir o uso excessivo dos combustíveis fósseis. As principais fontes renováveis de energia utilizadas são solar, eólica e biomassa.
O que é Matriz Energética?
A matriz energética representa a quantidade e a origem da energia de um país, região ou do mundo.
É formada por um conjunto de fontes de energia, ofertado para captar, distribuir e utilizar a energia nos setores residenciais, industriais e comerciais.
Matriz Energética Mundial
Atualmente, a energia proveniente dos combustíveis fósseis representa aproximadamente 84% da matriz energética mundial.
Por esse motivo, a transição energética mundial torna-se urgente! Para minimizar as consequências da mudança climática, juntamente com outras ações, a alteração da matriz energética mundial deve ser feita o mais rápido possível.
É necessário aumentar a participação de fontes renováveis na matriz energética, e substituir o uso do carvão pelo gás natural, o qual é menos poluente.
Matriz Energética Brasileira
O Brasil, desde a década de 70, vem aumentando o seu investimento em energias renováveis. Por esse motivo, o país possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo.
Enquanto 84% da matriz energética mundial é representada por combustíveis fósseis, o Brasil possui 43% da sua matriz energética gerada por fontes renováveis.
A experiência brasileira em relação aos biocombustíveis e ao suprimento da demanda de energia a partir de fontes diversificadas e renováveis, deve ser utilizada como exemplo e monetizada em benefício do país.
Fontes Renováveis de Energia
Para entender um pouco melhor sobre as possibilidades de alteração da matriz energética mundial, em decorrência da mudança climática, é necessário conhecer as fontes renováveis de energia.
A energia renovável é derivada de recursos naturais que são espontaneamente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e o calor do interior da Terra.
Vale ressaltar que nem todo recurso natural é renovável. Os combustíveis fósseis, por exemplo, são retirados da natureza, mas existem em quantidade limitada.
Houve um aumento na procura por fontes alternativas de energia renovável, devido à crise hídrica, causada pelas mudanças climáticas.
Em relação ao custo da energia proveniente de fontes renováveis, sabe-se que o investimento inicial acaba sendo alto, mas a longo prazo o sistema consegue pagar o investimento. Sempre levando em consideração que para o meio ambiente, o uso dos recursos renováveis é o ideal.
Energia Solar
A energia solar é proveniente da luz e do calor do Sol, e pode ser produzida mesmo em dias nublados e chuvosos.
Diferentes tecnologias, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial, são capazes de utilizar e transformar esse tipo de energia.
Energia Eólica
A energia eólica consiste na transformação da energia do vento em energia útil.
Diversos setores, como: a agricultura, a indústria, o comércio, e residências, podem utilizar essa fonte de energia. Sendo implantados diferentes tipos de turbinas, de acordo com a necessidade do consumidor.
Energia de Biomassa
A energia de biomassa tem origem na combustão de material orgânico de origem vegetal ou animal.
A decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo, permite a obtenção da energia de biomassa.
Além de gerar energia, essa fonte garante a diminuição de resíduos e de lixo.
Leia Também: Histórico e Contextualização da Crise Energética Brasileira
A Capacidade e os Custos da Energia Renovável
Atualmente, a energia solar representa 2% da matriz energética brasileira. Contudo, há um aumento nos investimentos do setor devido à diminuição do custo dessa tecnologia.
Para entender melhor essa redução dos custos, devemos observar que as fontes não renováveis têm seu preço variado de acordo com a demanda dos itens necessários para a operação.
As fontes renováveis, como a luz do sol e o vento, não podem ser compradas. Ou seja, o custo dessa tecnologia é baseado no investimento inicial, para a compra dos equipamentos.
Além disso, quando implantada em maior escala, a tecnologia de fontes renováveis têm seu custo reduzido.
Sendo assim, com os investimentos cada vez maiores no setor, a energia solar tem como expectativa representar 8% da matriz energética nos próximos 10 anos.
__________ xxx __________