Hoje sabemos que o incomum é uma pessoa ou até mesmo uma empresa não possuir um perfil em alguma rede social, não é mesmo? Passamos o dia conectados, fazendo as mais diversas tarefas através da internet, ainda mais neste momento de pandemia que vivemos. A internet tornou-se nossa maior aliada e é através dela que muitas pessoas tomam decisões, como as de compras e contratação de serviços e é aí que o seu negócio pode crescer.
Neste texto vamos abordar as principais redes sociais, suas vantagens e desvantagens e dicas sobre como fazer o seu negócio se destacar em meio aos concorrentes. Vem conferir!
É só fazer um perfil em alguma rede social?
Temos a nossa disposição uma grande variedade de redes sociais com suas particularidades que podem beneficiar mais um ou outro tipo de negócio. Por isso não é recomendado simplesmente fazer um perfil em alguma rede sem antes buscar mais informações.
Indiferente de qual tipo de negócio você tenha, é possível utilizar mais de uma rede social para ter mais fontes de resultados, porém é importante conhecer as suas características para poder identificar o que lhe trará mais resultados com menores investimentos.
Porém antes mesmo de identificar quais redes sociais se encaixam melhor ao seu negócio você deve buscar ter o máximo de informações sobre o seu trabalho, o seu potencial cliente e qual será sua(s) estratégias de marketing. Vamos ver a seguir um pouco mais sobre estes aspectos.
Conhecer o seu negócio é fundamental
Se você já se encontra no mercado de trabalho, esta tarefa deve ser mais fácil. Com base nos seus clientes atuais e experiências já vividas você poderá delinear que público busca atingir ao iniciar a divulgação do seu negócio nas redes sociais.
Já para quem está iniciando esta tarefa pode ser mais difícil, mas nada de desespero. Buscar informações na concorrência, além de ser absolutamente normal, poderá te ajudar a não só conhecer o que seus concorrentes vêm fazendo, mas esta é também uma excelente oportunidade para identificar falhas onde você pode vir a oferecer uma nova solução para seu cliente.
Definido o seu tipo de negócio, o importante é traçar estratégias de divulgação. A base para o sucesso de qualquer ação de divulgação é o planejamento, como por exemplo, ter um cronograma de publicações que busque oferecer conteúdo em momentos estratégicos e em quantidade moderada. Sem uma definição prévia da estratégia, o risco é de errar e não obter resultados esperados é grande.
Outra informação indispensável é saber com quem falar, para quem a oferta é direcionada, para que a proposta possa ser adaptada para o perfil do consumidor. Assim, variáveis como sexo, idade, posição geográfica, hábitos, etc, devem ser consideradas nesse planejamento, visto que estas características influenciam a interação do público com as redes sociais.
Outro ponto a se atentar é o tom de voz e persona, pois é preciso ser atrativo nas suas ações, de modo que o destinatário delas sinta-se envolvido e engajado. Para isso, adaptar o tom de voz e a forma de abordagem é indispensável.
Finalmente, após todo este trabalho de conhecimento e planejamento, poderá ser decidido com quais redes sociais a se trabalhar. Vejamos a seguir as principais redes sociais e suas características.
As principais redes sociais e suas características
Facebook:
É a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de perfis ativos, dos quais, quase 100 milhões são brasileiros. Sua plataforma permite a divulgação de diferentes tipos de mídias, como textos, vídeos e fotos. Além disso, ele permite patrocinar campanhas, colocando anúncios e publicações em destaque, aumentando o alcance das ações.
É uma ótima ferramenta para manter contato com clientes, atrair novos consumidores, identificar oportunidades e até mesmo fazer o atendimento ao público. As fanpages são mais indicadas para empresas, sendo possível incluir seu nome, site, endereço e horário de funcionamento.
O Facebook é um ótimo lugar de discussão, onde os clientes expressam suas opiniões e podem utilizar a página de sua empresa para repassar vários insights que poderão ser utilizados em suas próximas campanhas. Além disso, as opções de curtir, compartilhar ou comentar fazem com que as suas publicações aumentem seu alcance.
Você pode conhecer o nosso perfil clicando aqui no Facebook Mata Nativa
Instagram:
O número de usuários do Instagram também é algo impressionante! São mais de 800 milhões de pessoas conectadas no mundo, sendo que só no Brasil, são 50 milhões, levando o país a ocupar o segundo lugar no planeta com o maior número de usuários ativos. O motivo para esse sucesso é o apelo visual.
A dinâmica do Instagram é alta. Portanto, é preciso postar com frequência e criar materiais que chamem a atenção. Por ser uma rede social extremamente visual, baseada em fotografias e em vídeos curtos, o Instagram pode funcionar como uma vitrine virtual, na qual você pode exibir seus produtos e serviços de forma simples e eficaz.
Um perfil bem diversificado, com informações comerciais e imagens que deixe claro quais são os seus produtos e serviços, pode atrair a atenção de muitas pessoas e levar ao crescimento da sua marca na web.
Conheça o Instagram Mata Nativa!
LinkedIn:
O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo. Quando se trata de profissionalismo, o LinkedIn é um dos principais sites da atualidade e costuma ser bastante utilizado em casos de recrutamento. Porém, há muito mais que a plataforma pode oferecer, como interação com decisores de grandes empresas e atualização do perfil do público-alvo.
Os perfis pessoais funcionam como uma espécie de currículo com um resumo, foto e informações diversas acerca do candidato, como experiências anteriores, cargo e habilidades. A rede social também tem grupos para discussões sobre temas, geralmente relacionados a negócios e ajuda na construção de uma marca pessoal ao mesmo tempo em que fortalece sua empresa no mercado.
Um dos grandes benefícios de usar o LinkedIn é poder buscar por empresas, profissionais, grupos e instituições de ensino e filtrar os resultados utilizando informações como cargos, localidade e setores. Outro grande benefício do marketing no LinkedIn é o networking. Ainda que o seu objetivo não seja comercial, a rede social ajuda você a aprender com outros profissionais, compartilhar conteúdos, dicas de qualidade e se manter atualizado sobre as mudanças do mercado.
E claro, o Mata Nativa tem um LinkedIn.
Twitter:
São aproximadamente, 336 milhões de usuários, ocupando a 11º posição no ranking entre as redes sociais mais utilizadas. No Brasil, o Twitter tem cerca de 10,1 milhões de pessoas ativas mensalmente, sendo o sexto país que mais utiliza a mídia no mundo.
O Twitter funciona como uma espécie de microblog em que seus usuários podem publicar textos com até 280 caracteres, além de vídeos, imagens, gifs, links e enquetes. A rede social é, atualmente, muito utilizada pelos seus usuários para publicarem suas opiniões pessoais.
No Twitter, não há solicitações de amizade. O mais comum é seguir pessoas e empresas e acompanhar suas publicações. Muitas empresas o utilizam também como serviço de atendimento ao cliente, tanto por meio de mensagens privadas, como por menções, geralmente usando perfis específicos.
O Twitter tem como principal característica o dinamismo em suas postagens, tendo uma quantidade reduzida de texto e também a inserção de pequenos vídeos ou imagens. Um bom conteúdo é fundamental para atrair os usuários.
Pinterest:
Em comparação com outras mídias sociais, poucas empresas parecem fazer marketing no Pinterest. A rede, no entanto, já conta com mais de 19 milhões de usuários por mês no Brasil e é uma oportunidade para empresas divulgarem seus produtos, serviços e valores, especialmente se investem na criação de imagens de qualidade.
O Pinterest é uma rede social que permite que os usuários categorizem imagens com base em seus interesses. É possível salvar fotos com links de sites na internet, de outros perfis ou publicar por conta própria.
Se você quer fazer marketing no Pinterest, o mais indicado é criar um perfil profissional. Um perfil profissional oferece algumas variações exclusivas, como inserção de preços e você também terá acesso à seção Analytics, por meio da qual poderá analisar melhor a performance da empresa.
Antes de começar a fazer marketing no Pinterest, certifique-se dos seus objetivos. A rede pode ser excelente para fortalecer a sua marca, por exemplo, com a publicação de imagens que ajudem a divulgar os seus valores e a sua missão, por meio de um conteúdo e design de qualidade.
Tenha sucesso através das redes sociais
A verdade é que o público está cada vez mais conectado, consumindo informações digitalmente e tomando suas decisões de compra, muitas vezes a partir de redes sociais. Assim, mais do que planejar e executar divulgações em redes sociais, é indispensável mensurar a performance, avaliando o que é ou não efetivo, e o que pode ser otimizado.
A maioria das redes já disponibiliza ferramentas para o monitoramento das ações, como estatísticas de alcance, envolvimento, entre outros dados importantes. Utilize todas estas ferramentas em benefício da sua empresa, a fim de entender melhor o desempenho e o retorno das suas ações na web.
E siga o Mata Nativa em nossas redes sociais!
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