De forma pioneira, o software Mata Nativa, representado pela ex-colaboradora e parceira Águida Beatriz Traváglia Viana e o professor do Departamento de Engenharia Florestal e também parceiro Carlos M. M. Eleto Torres, marcou presença na Sétima Edição do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA – 2016), cujo tema foi “Fome e Abundância: Um paradoxo brasileiro?” promovido pela Universidade Federal do Viçosa/UFV por meio da ação conjunta da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC). O evento ocorreu entre os dias 17 a 22 de outubro de 2016.
O que é a SIA ?
O SIA é uma atividade multicampi que beneficia a ampliação da ação social da Universidade Federal de Viçosa sobre as comunidades locais. Desse modo, é realizado conjuntamente pelos campi UFV Viçosa, UFV Florestal e UFV Rio Paranaíba, adotando as áreas temáticas como cabeçalho das atividades acadêmicas, visando promover e consolidar a integração entre pesquisa, ensino e extensão na UFV.
A programação do evento abrange palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos (painel e oral), minicursos, oficinas e exposições, seminário de experiências de ensino e atividades culturais.
E foi em um desses minicursos que o Mata Nativa marcou presença. Ao longo de todo o dia 19 de outubro foi ministrado no Departamento de Engenharia Florestal o minicurso Inventário florestal e Software Mata Nativa: processamento e interpretação de dados. O professor Carlos Torres, pela manhã, promoveu noções básicas sobre inventário de florestas nativas aos participantes e à tarde a ex-colaboradora Águida Viana demonstrou a inserção e o processamento de dados no software Mata Nativa 4, bem como a interpretação dos resultados obtidos.
“A formação de qualidade de qualquer profissional da área de ciências agrárias, no mundo atual, está atrelada ao uso de softwares e, indubitavelmente o Mata Nativa é um deles. A agilidade dos cálculos nos reserva muito mais tempo para a interpretação dos resultados. Promover capacitações de futuros profissionais é sem dúvida contribuir para essa formação de qualidade. Trabalhar com o Mata Nativa todos estes anos foi extremamente recompensador e poder passar todo este conhecimento a diante o é ainda mais” cita Águida.
Sobre o Mata Nativa
O Mata Nativa Web é um software desenvolvido para realização de análises fitossociológicas e elaboração de inventários e planos de manejo de florestas nativas. A empresa também lançou a sua versão mobile o Mata Nativa Coletor. O aplicativo pode ser instalado em smartphones com sistema operacional Android e é possui o diferencial de também pode ser usado off-line. Além disso, com Mata Nativa Coletor é possível realizar a coleta de dados em campo diretamente do aplicativo instalado no seu celular, descartando as tradicionais fichas em papel. Também é possível realizar os cálculos referentes às amostragens casuais simples e estratificada, possibilitando o levantamento exato das parcelas necessárias para obter a suficiência amostral, e deste modo, otimizar os fatores de produção, reduzir o custo da atividade e aumentar a acurácia do resultado.
Texto redigido por Águida Beatriz Traváglia Viana em 23 de novembro de 2016.
Veja também:
- Caso de Sucesso – Evolução Florestal
- Coleta de dados do inventário florestal utilizando o Mata Nativa Coletor
- Guia para se tornar um expert em inventário florestal
__________ xxx __________