Como eu sei que os leitores do blog Mata Nativa adoram indicações de livros e e-Books gratuitos, separei alguns conteúdos que têm feito sucesso na web nos últimos tempos e que vão salvar sua vida na Engenharia Florestal.
1- Técnicas moleculares no melhoramento genético vegetal – florestal
Este material foi elaborado pela LaborGene e aborda as principais técnicas moleculares utilizadas no melhoramento genético. Clique no link abaixo.
2 – Meio Físico, Biótico e Socioeconômico para elaboração do EIA
A geração de informações e obtenção de resultados, sobretudo àqueles que necessitam do diagnóstico de espécies que ocorrem numa determinada região, está condicionada à realização do delineamento experimental adequado, à escolha e execução de métodos de amostragem apropriados, ao conhecimento prévio do grupo a ser estudado e à realização das devidas análises e interpretações dos dados.
A execução de métodos de amostragens apropriados para realizar estudos ambientais são de extrema importância para a geração de informações que visem à conservação de espécies e a minimização das ameaças à diversidade biológica. Nesse âmbito, criamos esse material que elenca as principais metodologias utilizadas nos Relatórios e Estudos Ambientais solicitados pelos Órgão Ambientais. Clique e faça o download agora.
3 – Guia para se tornar um expert em Levantamento Fitossociológico
No último ano, produzimos vários conteúdos relacionados ao levantamento fitossociológico, com os mais diversos temas e vertentes do assunto. A maioria deles gerou muita repercussão, mostrando a necessidade de produzirmos um material mais completo relacionado à fitossociologia. Assim surgiu o Guia para se tornar um expert em Levantamento Fitossociológico, um guia completo, que aborda teoria, fórmulas e cálculos. bom aproveito.
4- Manual para coleta, herborização e inventário florístico
Neste manual, você encontrará o passo a passo para a coleta e herborização de material botânico.
O inventário florístico é um estudo técnico que visa a identificar as espécies da flora ocorrentes em uma área e caracteriza e avalia o estado de conservação da vegetação.
A eficiência de uma boa identificação botânica é necessária para dar subsídio a estudos taxonômicos, auxiliar na elaboração de trabalhos científicos sobre a flora de uma determinada região, determinar as espécies de um inventário, facilitar o conhecimento de plantas medicinais e tóxicas com objetivo de melhor utilizá-las e controlá-las e, armazenar exemplares de todas as espécies possíveis para identificação de outras espécies por comparação.
Tudo isso depende de uma coleta bem feita, obedecendo a regras básicas, mas muito importantes, uma vez que as partes coletadas não possuem todas as características da planta no seu habitat natural. Aprenda tudo sobre o assunto clicando no link abaixo.
5 – Gestão de unidades de conservação
Este é um livro essencial para quem quer se aprofundar sobre a gestão de unidades de conservação. A publicação está dividida em introdução, mais quatro partes que sugerem, de forma sequencial, o modelo de gestão das unidades de conservação.
Na introdução, foram descritos os caminhos trilhados até chegar a essa obra e também os resultados alcançados por essa capacitação. Em seguida, na primeira parte, é realizada a contextualização da gestão sob a ótica de políticas públicas para a Amazônia e da legislação vigente.
A segunda parte apresenta o ciclo de gestão adaptativa, com noções sobre a elaboração de planos de manejo, monitoramento e avaliação da gestão das unidades de conservação (nos cursos também era ministrada uma aula sobre execução física e financeira).
Em seguida, na terceira parte, são detalhados os temas principais da gestão de unidades de conservação, tais como pesquisa e conhecimento, gestão integrada do conhecimento, proteção, educação ambiental, uso público, instrumentos para a participação comunitária, participação da sociedade civil e manejo florestal com base na produção e conservação florestal.
A quarta parte apresenta, de maneira inovadora, paradigmas para a gestão das unidades de conservação. E, por fim, são apresentadas experiências e percepções sobre a realização dessa iniciativa de capacitação. Clique para baixar.
6 – Guia para se tornar um Expert em inventário florestal
O inventário de florestas nativas, durante muito tempo, foi realizado por meio de simples levantamento do número de indivíduos de grande porte, com a intenção de serem explorados, resultando numa visão simplista e às vezes equivocada da verdadeira condição de desenvolvimento do ecossistema onde está inserido.
Com o crescimento e disponibilidade da tecnologia, e também com a constante pressão dos órgãos ambientais, os inventários florestais se tornaram muito mais complexos e detalhados. Diante dessa nova visão, os inventários, que na maioria dos casos eram realizados para quantificação do volume de madeira existente na floresta, passaram a ser utilizados para determinação de outros parâmetros, como volume total, volume comercial, estágio sucessional da floresta, a avaliação da regeneração natural das espécies, e outras peculiaridades do inventário florestal.
Este e-Book contém dicas para se tornar um expert em inventário florestal, realizar a coleta de dados em campo, o processamento dos dados e muito mais.
7 – Sustentabilidade de recursos florestais
A obra Sustentabilidade de Recursos Florestais Vol. 2, oferece ao leitor a oportunidade de se documentar ao respeito de diferentes temáticas na área florestal. A obra encontra-se composta por 20 trabalhos científicos, que abrangem desde a importância do adequado processo de produção de mudas até o aproveitamento de produtos florestais, destacando os benefícios da implantação de árvores tanto em áreas de produção, como em áreas de recuperação. Nos diferentes trabalhos científicos os autores destacam a importância do manejo florestal, com vistas a atingir benefícios ambientais, econômicos e sociais, atendendo o objetivo principal da obra. Para baixar clique no botão.
8 – Manual de restauração florestal
Este manual traz em seu escopo os principais procedimentos para a restauração florestal na Amazônia, e baseia-se principalmente em atividades desenvolvidas visando ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e à adequação agrícola e ambiental de propriedades rurais. É clicar e baixar.
9 – Livro solos frágeis: caracterização, manejo e sustentabilidade
Esta obra é um dos frutos do trabalho realizado pela Embrapa e seus parceiros por meio do projeto SEG 02.11.05.003.00.00 “Novos paradigmas no conhecimento de Solos Frágeis para a produção agrícola sustentável do Brasil” (Fragissolo – Rede de Pesquisa Solos Frágeis), que contou com o apoio financeiro do CNPq através do Processo 562698/2010-8.
Espera-se que esta coletânea de textos, resultantes desse projeto e de outros trabalhos desenvolvidos por instituições científicas externas à Embrapa, contribua para o aprofundamento do conhecimento sobre Solos Frágeis quanto aos métodos de caracterização, como o uso de geotecnologias, com ênfase em mapeamento digital de solos em escala de detalhe; e de avaliação da dinâmica evolutiva e as respectivas consequências de uso, com base em séries históricas de imagens de satélite e de análise de mudanças de atributos e de processos erosivos em diferentes sistemas produtivos e de manejo. Entende-se, no entanto, que este tenha sido apenas um dos primeiros passos nesse sentido. Não perca tempo, clique para baixar.
10 – Livro Novo Código Florestal Brasileiro
Este livro foi disponibilizado pelo autor para download gratuito, depois que ele recebeu milhares de e-mails com manifestação de interesse em adquirir o livro. Ele aborda questões relacionadas ao Novo Código Florestal. Clique no botão abaixo.
__________ xxx __________