Como vocês sabem, eu trabalhei como consultora do Mata Nativa por muito tempo e isso me deu a oportunidade de conversar com muita gente, desde o recém-formado em busca de um emprego, até donos das grandes empresas de consultoria do Brasil.
Nesse caminho, pude ouvir muitas histórias, a maioria deles de superação. Mas tinha uma coisa em comum entre as pessoas que atingiram o sucesso com a consultoria: eles não tinham medo de trabalhar e eram pessoas muito perseverantes.
A vida do consultor florestal que acabou de iniciar um negócio não é nada fácil, já que o mercado costuma avaliar a credibilidade antes de contratar uma empresa. E quando você ainda não fez muitos projetos, fica difícil mostrar que o seu serviço é realmente bom. Mas, se esta é a carreira que você quer seguir, você veio ao lugar certo, porque eu separei algumas dicas para impulsionar o seu negócio.
1 – Estude antes de começar a oferecer o serviço
Na graduação, você provavelmente fez as disciplinas de inventário florestal e manejo de nativas, mas quando pensamos em fazer um projeto do zero, as coisas ficam um pouco mais complexas. Por isso, é muito importante que você se capacite.
Mas você deve estar se perguntando: onde é que eu vou encontrar um curso que me ensine a fazer inventários florestais? Na Universidade Econativa! A plataforma é nova, mas surgiu exatamente da dificuldade de muitos consultores em encontrar cursos bons na área de inventário florestal. Então, fique de olho para não perder as inscrições para as próximas turmas. Enquanto isso você pode acessar todos os materiais gratuitos, disponíveis no site, e já começar a impulsionar seu negócio.
Outra importante dica para Impulsionar o seu Negócio é aprender a trabalhar com o software Mata Nativa. Principalmente no começo, pode ser que você não tenha muita familiaridade com os cálculos, então, é essencial que você busque as ferramentas certas para não entregar projetos com cálculos errados. A verdade é que é tão fácil fazer os cálculos do inventário com o Mata Nativa que você provavelmente nunca mais vai parar de usá-lo. Então, faça logo o download da versão gratuita e faça um teste.
2 – Aposte nas redes sociais para a divulgação
Que as redes sociais são essenciais para todo tipo de negócio, eu não preciso nem dizer. Mas a questão aqui é sobre como fazer. Não adianta você colocar fotos tiradas de qualquer maneira, sem uma legenda que mostre credibilidade e postada de qualquer jeito. Então, seja sensato na hora de escolher as fotos que vai postar. Escolha fotos em que todos estão com os EPIs, nítidas e que mostrem os serviços que você quer oferecer.
Se você quiser fazer algo um pouco mais elaborado, a minha dica é que utilize o Canva. Eu conheço o Canva há muito tempo, mas agora ele ficou muito famoso por duas razões: ele tem uma versão gratuita e possui uma série de modelos prontos para você editar com as suas fotos e textos. Você pode começar se inspirando nos posts do Instagram do Mata Nativa e ir montando sua própria identidade visual.
Como a rede social do momento é o Instagram, você pode até avaliar a possibilidade de fazer alguns anúncios patrocinados para usuários da sua região. Dá para fazer anúncio com qualquer valor e a quantidade de pessoas que ele atingirá dependerá das opções que você selecionará. No YouTube você encontrará vários vídeos sobre o assunto e dicas de como fazer.
3 – Aprenda a vender o seu peixe
O primeiro passo para conquistar clientes é tratá-los sempre com educação e dar toda a atenção que ele precisar, mesmo que esteja muito atarefado. Mostre que você domina o assunto e que sabe exatamente o que precisa fazer para atendê-lo.
Você não precisa ser um especialista em vendas, mas é necessário que você saiba o mínimo de negociação. Existem livros ótimos sobre o assuntos, mas se você gosta mais de opções visuais, existem alguns cursos na internet que podem te ajudar.
É muito importante também que você tenha domínio ao fazer um orçamento. Talvez você tenha um tempo curtíssimo para passar os valores para o cliente, então, é bom estar preparado. A Universidade Econativa tem um curso que ensina precificação de inventários e no blog também temos alguns textos sobre o assunto. Basta pesquisar por orçamento que você encontrará muito conteúdo interessante sobre o assunto.
Você começa a vender o seu peixe quando o cliente te encontra na internet. Assim, pode ser importante que você tenha um site. Geralmente as pessoas julgam o tamanho da empresa pelo fato de terem site ou não. Hoje em dia existem vários criadores de site online que oferecem opções gratuitas e fáceis de mexer, de forma que você mesmo pode criar o seu site. Se você tiver facilidade em aprender, dá até para fazer um site um pouco mais elaborado no WordPress, mas isso demandará um pouco de estudo e alguns tutoriais do YouTube.
4 – Os detalhes fazem a diferença
Pode ser que você tenha que começar o seu negócio em casa, sem muita estrutura, mas não é por isso que você vai cair no desmazelo. Deixe o seu ambiente de trabalho sempre organizado mesmo que não vá atender ninguém.
A identidade visual também é essencial, então, é importante que você tenha uma logomarca. E não pense que para criar uma logomarca você precisará gastar rios de dinheiro, muito pelo contrário. A internet está cheia de criadores de logos com valores muito acessíveis. Basta você responder a algumas perguntas que o site gera alguns modelos para você escolher. É claro que quando você estiver criando a logo, você já terá escolhido um nome para a sua empresa, então, procure elementos que representem bem o conceito do negócio que está criando.
Tenha cuidado com os erros de português e envie propostas impecáveis para os seus potenciais clientes. Gaste um tempo formatando a proposta e se conseguir criar um modelo de cabeçalho com a logo, melhor ainda.
E outro detalhe que parece bobeira, mas que pode fazer com que as pessoas te encontrem, é colocar a sua empresa no Google Maps. O serviço é gratuito e é feito pela sua conta do gmail.
5 – Seja persistente
Quando você cria um negócio, você tem que saber que pode demorar um pouco até que você se estabeleça no mercado. Muitas empresas determinam um prazo que vai de 6 meses a 1 ano para decidirem se vão continuar ou não.
Seguindo as dicas para Impulsionar o seu Negócio que eu citei anteriormente, provavelmente você já estará à frente de muita gente, mas é muito importante que você não se esqueça de um elemento fundamental: os contatos.
Quando você está começando um negócio, é muito importante que você faça muitos contatos. Amigos, família, potenciais clientes, pessoas influentes, vale tudo para fazer com que o maior número de pessoas possível saiba da sua empresa.
O mais difícil é conseguir o primeiro projeto. Mas se você fizer um bom trabalho, os próximos virão. Um cliente satisfeito tende a voltar e a indicação dele torna-se valiosa para a continuidade do seu negócio.
O que você achou dessas dicas para Impulsionar o seu Negócio? Conte-me nos comentários.
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