Software Mata Nativa

Mata Nativa Blog

Home

Erros no Inventário Florestal Que Podem ser Evitados Com o Uso do Mata Nativa

Em 10 de outubro de 2016
Erros no Inventário Florestal Que Podem ser Evitados Com o Uso do Mata Nativa

O inventário florestal é uma atividade indispensável para a gestão e tomada de decisão de qualquer empreendimento que envolva o uso dos recursos naturais. Em outras palavras, a partir dos dados coletados, tanto em aspectos quantitativos quanto qualitativos, pode-se propor o planejamento do uso e conservação das florestas. Por se tratar de uma coleta de dados em um ambiente natural, a atividade está sujeita a erros. A exemplo, têm-se as dificuldades no campo, como deslocamento, mas também pelas pessoas envolvidas, no que diz respeito às mensurações. Tais situações interferem diretamente na precisão dos resultados, portanto, os responsáveis devem buscar por ferramentas que minimizem as fontes de erros. Nesse sentido, surge o Mata Nativa, uma solução completa para o seu projeto ambiental. Saiba como evitar erros no inventário florestal usando o Mata Nativa, bem como as principais vantagens, elencadas a seguir.

Contextualizando o Inventário Florestal

O inventário florestal é a técnica utilizada para o levantamento de dados em campo. Assim, a atividade consiste na coleta das variáveis dendrométricas e a identificação das espécies presentes em uma área de interesse. Em suma, o inventário florestal se faz presente em atividades como, a supressão da vegetação, projetos de restauração, planos de manejo, condução de plantios florestais, dentre outros. Por fim, emprega-se a técnica para conhecer o estoque volumétrico e florístico em uma determinada região.

Antes de mais nada, o inventário florestal demanda um planejamento assertivo, este que é válido durante e após a execução do levantamento dos dados. Assim, pode-se considerar a atividade como uma das mais caras dos projetos florestais. Nesse sentido, é fundamental que a realização da atividade seja extremamente precisa e com menor quantidade possível de erros, uma vez que os dados obtidos serão fonte para o planejamento de outras atividades. Mas, como atenuar os erros durante o procedimento em campo e pós-campo?

Para que a execução de inventário esteja minimamente vulnerável a erros, faz-se necessário, por exemplo, que se tenha uma equipe bem qualificada e equipamentos calibrados. Além disso, o uso de ferramentas advindas da tecnologia e inovação, como o Mata Nativa.

Conhecendo o Mata Nativa

Frente à complexidade da realização dos inventários florestais, o Mata Nativa é um software que permite sanar algumas dificuldades e minimizar os erros envolvidos nesse processo. Em síntese, o software auxilia na realização de análises fitossociológicasprocessamento de inventários e elaboração de planos de manejo florestal.

Atualmente, o Mata Nativa está em sua versão web e pode ser acessado de forma online clicando neste link aqui. Em suma, por ser uma versão em que os processamentos se dão em uma plataforma online, os dados ficam salvos na nuvem, permitindo o acesso a qualquer momento e em qualquer computador.

O que mais faz parte da solução Mata Nativa?

O Mata Nativa possui uma extensão para celular, o Mata Nativa Coletor, idealizado para auxiliar no levantamento de dados em campo. A saber, o coletor, é uma versão disponível para os usuários ativos do software Mata Nativa Web. Assim, se você já possui uma licença, saiba como otimizar ainda mais o seu projeto ambiental.

O aplicativo possibilita a anotação dos dados diretamente na plataforma, evitando, por exemplo, o uso de fichas de papel, digitação posterior dos dados e consequentes erros deste procedimento. Além disso, com o Mata Nativa Coletor é possível realizar todos os cálculos da amostragem, suficiência amostral, dentre outros.

Coleta de dados do inventário florestal utilizando o Mata Nativa coletor

Quais erros posso evitar utilizando o Mata Nativa?

Processamento dos dados

Usualmente, como supracitado, os profissionais tendem a utilizar fichas de papel em campo. Assim, posteriormente, faz-se necessário a digitação dos dados em planilhas eletrônicas. Este procedimento acaba ficando susceptível a erros. A exemplo, muitas vezes, os profissionais incluem diversas abas com as informações sobre a área, o inventário e amostragem, em uma única planilha. Dessa forma, antes do processamento há uma demanda relacionada à junção e organização dos dados, o que pode levar a eventuais erros.

Por outro, ao utilizar uma ferramenta como o Mata Nativa, esse cenário pode ser diferente. Em suma, no ambiente do software e aplicativo, as ações e informações são intuitivas. O Mata Nativa conta com um design que propicia a inclusão das informações de forma organizada e consistente. Assim, por meio do coletor, por exemplo, pode-se registrar os dados em campo, diminuindo a fonte de erros, bem como é possível realizar o pré-processamento (cálculo da suficiência amostral).

Como funciona o processamento no software?

Para o processamento das informações, o software trabalha em módulos. No módulo “Projetos” realiza-se o cadastro das informações como: o tipo de amostragem, a data, a forma da parcela. Além desse, existem os módulos espécies, árvores, parcelas e fórmulas, em que estão registrados os dados levantados em campo por cada característica citada. Também, na aba fórmula, pode-se registrar novas equações que poderão ser utilizadas no processamento dos dados. No módulo “Cálculos”é possível realizar todas as análises do projeto, utilizando-se as informações cadastradas nos outros módulos.

Perda de dados na importação ou exportação

Normalmente, os profissionais costumam fazer várias versões de arquivos, com vários processamentos do inventário florestal. Posto isso, salvam-se muitas planilhas no computador e, em alguns casos, pode ocorrer a perda de alguma planilha com informações relevantes. Como ressaltamos anteriormente, com o Mata Nativa esses erros são evitados, uma vez que os dados ficam salvos na nuvem. Esta funcionalidade permite acessar o inventário florestal e o processamento a qualquer momento, de forma otimizada e rápida. Além disso, o software possibilita corrigir os dados e refazer os processamentos de forma prática e segura.

Ainda no contexto de planilhas e organização dos dados, cabe destacar que o Mata Nativa tem integração com o Excel. Assim, faz-se possível a importação de dados de campo contidos numa planilha com extensão XLS ou XLSX para dentro do software. Ademais, pensando na segurança dos dados do profissional, além de salvar os dados na nuvem automaticamente, o Mata Nativa permite salvar tanto os dados de campo quanto as tabelas de resultados numa planilha do Excel, e também exportar os gráficos, em formato de imagem, que poderão ser anexados ao relatório final.

Dados inconsistentes no projeto

No momento da digitação dos dados é comum ocorrer erros, às vezes por cansaço ou outros motivos. A exemplo, a duplicação de dados, escrita de nomes científicos errados e anotação incorreta das informações dendrométricas (como diâmetro e a altura). Todos esses erros acarretam problemas seríssimos no processamento do inventário, gerando análises incorretas. Por isso, a conferência dos dados é uma etapa crucial para uma boa análise. Nesse sentido, o responsável pelo processamento dos dados deve estar sempre atento. Assim, ao contar com o Mata Nativa, por exemplo, para o processamento, o profissional possui um dispositivo confiável e otimizado.

Em suma, o Mata Nativa conta com ferramentas para verificação da consistência dos dados envolvidos no inventário florestal, como: existência de espécies duplicadas, limites de variáveis quantitativas (diâmetro, altura do fuste e altura total) e existência de variáveis qualitativas.

Cálculos estatísticos

O software calcula todas as estatísticas necessárias para os diversos tipos de delineamento de amostragem (casual simples, casual estratificada, inventário 100% (censo)). Com isso, o usuário irá minimizar os erros de cálculos, além de reduzir potencialmente o tempo para execução dos mesmos. Afinal, o processamento dos dados é uma etapa crucial do inventário florestal, exigindo maestria do responsável para a condução das análises.

Outros cálculos

O conhecimento do potencial de uma formação vegetal depende da realização de outros cálculos, como a análise da estrutura vertical e horizontal. A partir dessas informações, pode-se ter uma melhor compreensão da situação atual dos recursos florestais. Portanto, esses cálculos são fundamentais na descrição da vegetação e exigidos nos relatórios do inventário florestal.

Com o Mata Nativa é possível realizar, com precisão e exatidão, todos os outros cálculos relacionados à análise fitossociológica da floresta, como estrutura horizontal, estrutura vertical, estrutura diamétrica, diversidade florística, dentre outros exigidos pela legislação ambiental vigente. Todas essas análises estão reunidas em uma aba “Cálculos”, que facilita a execução e a obtenção dos resultados.

Considerações gerais

O Mata Nativa Web é uma plataforma que permite a obtenção de cálculos do inventário florestal e da fitossociologia de forma precisa e rápida. Com o uso do Mata Nativa e otimização do tempo e custo, o profissional poderá investir em novos projetos ambientais. Além disso, com o uso do software tem se uma garantia e confiabilidade nos resultados.

No tocante no levantamento de dados em campo, o Mata Nativa Coletor surge para facilitar ainda mais o trabalho. O aplicativo, permite realizar diversos cálculos em campo, diminuindo a necessidade de idas extras em campo, bem como traz mais precisão e acurácia para os resultados.

Acesse as funcionalidades do Mata Nativa, basta entrar em contato com nossos consultores. Não perca tempo e dinheiro! Venha para o Mata Nativa.

Tags:

Compartilhe:

Nos conte o que achou:

Veja também:

Siga o Mata Nativa

Autor(a)

Engenheira e Mestre em Engenharia Florestal, atualmente doutoranda em Ecologia Aplicada. Possui experiência em Florestas de Mogno, onde tive o prazer de conhecer desde o plantio até o manejo das florestas e o consórcio do Mogno com café em áreas áridas do Norte de Minas. Além disso, tenho conhecimento em inventários florestais em diversas fitosionomias de Cerrado e coleta de informações funcionais de espécies e do solo na Mata Atlântica em fitosionomias Mistas e alagadas. Atuo no mapeamento remoto por meio do geoprocessamento de áreas da Mata Atlântica. Tenho interesse, principalmente, nas temáticas de conservação da biodiversidade, dinâmica da vegetação, mapeamento do uso e cobertura do solo, modelagem ecológica e estocagem de carbono.
plugins premium WordPress