Software Mata Nativa

Mata Nativa Blog

Home

Semana Nacional do Meio Ambiente

Em 31 de maio de 2022
Semana Nacional do Meio Ambiente

Entre os dias 01 a 05 de junho comemora-se a Semana Nacional do Meio Ambiente, uma data de suma relevância para a pasta ambiental do país. Este evento finaliza no dia 05 de junho, pois é o dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. A saber, em todo o país realiza-se, durante a semana, eventos como palestras, workshops, plantio de mudas em escolas, praças, dentre outros. Em suma, essa data visa conscientizar a sociedade sobre a preservação e conservação dos recursos naturais. Devido à grande importância e abrangência da temática, a Semana Nacional do Meio Ambiente traz discussões e reflexões relevantes para a sociedade.

Origem e objetivo

A Semana Nacional do Meio Ambiente surgiu a partir do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981. Em síntese, o decreto estabelece a existência da data comemorativa, assim como os objetivos e os responsáveis para conduzir as comemorações. Nos dias 01 a 05 de junho de 1981 comemorou-se a primeira Semana Nacional do Meio Ambiente. Desde então, dedica-se toda primeira semana desse mês ao tema. A saber, o período de promoção do evento foi decidido baseado na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Resumidamente, a data visa promover atividades, eventos e discussões que levem à população a consciência ambiental. Sobretudo, destaca-se a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do Brasil, sendo este o principal foco.

O início de tudo

A princípio, sabe-se que a Semana Nacional do Meio Ambiente gira em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente. Porém, quando, onde e com qual objetivo essa data foi criada?

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, a Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pelo evento, criou o Dia Mundial do Meio Ambiente. De antemão, teve-se como objetivo principal chamar a atenção da população mundial para os problemas ambientais. Ainda mais, evidenciar a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

A Conferência reuniu 113 países e foi um marco histórico na pauta ambiental, uma vez que foi o primeiro grande encontro internacional para tratar do Meio Ambiente. A data escolhida para tal comemoração, dia 05 de junho, tem o intuito de coincidir com o período de realização dessa conferência, que ficou conhecida como a Conferência de Estocolmo.

Dia Mundial do Meio Ambiente

A partir da Conferência de Estocolmo, em 1972, criou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esse dia se tornou a maior comemoração global de alcance ambiental, com a participação de milhões de pessoas empenhadas em proteger o planeta.

Sobretudo, os principais objetivos dessa comemoração, definidos em sua criação, são:

  1. Evidenciar as questões sociais do problema ambiental;
  2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
  3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
  4. Articular parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem de um futuro mais seguro e próspero.

A data ganhou cada vez mais importância diante da degradação do meio ambiente, crescimento de atividades poluidoras, dentre outros problemas ambientais. Em outras palavras, este cenário é mais um indicativo que deve-se implantar ações de conservação e preservação do meio ambiente de forma urgente e contínua. De forma geral, a data culmina em um marco para o mundo refletir sobre suas atitudes e como estas influenciam o meio ambiente.

Importância desta data

Atualmente, as preocupações em torno da temática “meio ambiente” são o foco em diversas discussões por todo o mundo. Além disso, os impactos negativos das ações antrópicas sobre o planeta e suas consequências têm acentuado a necessidade de se encontrar soluções sustentáveis.

A exemplo, a destruição constante de ecossistemas e a poluição de grandes áreas, impactam diretamente na sobrevivência de diversas espécies animais e vegetais. Nesse sentido, o aumento demasiado dos problemas ambientais leva a discussões governamentais para encontrar maneiras de minimizar as consequências graves que tal problemática causa.

Neste contexto, um dia dedicado ao meio ambiente é tão importante. Tal comemoração relembra o mundo que, se nada for feito, o planeta entrará em colapso. Ainda mais, deve-se repensar o estilo de consumo dos recursos, a influência sob a biodiversidade, bem como a forma de produção adequada, uma fez que estes fatores são essenciais para a sobrevivência futura da humanidade.

Semana Nacional do Meio Ambiente

Para a Semana Nacional do Meio Ambiente, os municípios, escolas e universidades sempre dispõem de programações para a sociedade em geral, visando elucidar sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Normalmente a programação segue a proposta definida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio AmbientePNUMA. Nesse ano, 2023, a reflexão que teremos é sobre a poluição plástica.

A poluição plástica é um problema global, com riscos e consequências para a sociedade atual e futura. O descarte incorreto do lixo tem ocasionado em problemas, por exemplo, de saúde pública, falta de abastecimento e poluição dos oceanos. A discussão sobre a problemática da poluição plástica pretende expor e trazer os fatos preocupantes, mas fundamentais para alertar a população global sobre o problema e formas de descarte correto.

Do mesmo modo, espera-se que durante a semana de comemoração, a população brasileira como um todo, realize ações voltadas para a temática. Nesse sentido, escolas, ONGs, empresas e universidades são exemplos de instituições que devem incorporar em suas agendas tal comemoração. Além disso, estas instituições devem trazer para o dia a dia ações ambientais que auxiliem na mudança de comportamento e pensamento da sociedade.

Biomas do Brasil

Ações para conservação dos recursos naturais

Há diversas formas de celebrar essa semana, seja em espaços de ensino e educação, ou em empresas. Assim, o importante é não deixar que o evento passe por despercebido. Para colocar a ação em prática, segue abaixo algumas sugestões:

  1. Palestras nas escolas sobre a importância do consumo consciente;
  2. Workshops abertos ao público sobre reciclagem doméstica;
  3. Apresentação de projetos de sustentabilidade;
  4. Coleta de lixo nas praias e parques;
  5. Plantio de mudas de árvores em campos e parques públicos;
  6. Limpeza de hortas e jardins.

Além de ações voltadas para a Semana Nacional do Meio Ambiente, deve-se pensar em mudanças que podem ser praticadas no dia a dia, sejam individuais ou coletivas.

Dentre as iniciativas, o Movimento Lixo Cidadão traz algumas sugestões sobre o que fazer para diminuir a quantidade de resíduos a serem descartados. As boas práticas propostas podem ser facilmente incorporadas e questionadas no nosso cotidiano, por exemplo:

  1. Reduza a quantidade de lixo que você produz.
  2. Não usa mais? Transforme!
  3. Antes de descartar, considere doar.
  4. O único jeito é jogar fora?
  5. Descarte correto tem hora e lugar.

Além das ações já citadas, é de suma relevância e necessário o manejo sustentável das florestas. A utilização dos recursos naturais é inevitável, contudo, é importante que o crescimento econômico do país esteja atrelado ao desenvolvimento ambiental e social. Nesse sentido, existe um grande aparato tecnológico e pessoal para fazer o uso das nossas florestas de forma adequada. No entanto, cabe ressaltar que, também faz-se necessário implementar ações governamentais, seja para fiscalização, conscientização e financiamento da utilização das nossas florestas e dos recursos naturais de forma geral.

Fundo Nacional do Meio Ambiente

Um dos importantes instrumentos de política ambiental no Brasil é o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). A saber, por meio da Lei n.º 7.797, de 10 de julho de 1989, criou-se o FNMA. Em suma, o objetivo da criação do fundo centrou-se em financiar projetos de uso racional e sustentável dos recursos naturais, buscando a melhoria na qualidade ambiental e na vida da população brasileira.

Os recursos são oriundos, segunda a lei, de dotações orçamentarias da União, doações, rendimentos de qualquer natureza e outros, destinados por lei. Sendo assim, consideram-se algumas áreas como prioritárias para a aplicação do financiamento. A exemplo, citam-se as unidades de conservação, projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, educação ambiental, manejo florestal, recuperação de áreas degradadas decorrentes de acidentes naturais, entre outros. Ao que se sabe, as receitas já foram aplicadas em 1.450 projetos socioambientais, com um total de R$275 milhões investidos.

O que se pode concluir?

Diante das iniciativas apresentadas, percebe-se que há muitas maneiras de colaborar para o desenvolvimento de um planeta sustentável. No entanto, é necessário cada vez mais ações reais e urgentes de conscientização, conservação, fiscalização e educação ambiental sobre a importância do meio ambiente e uso racional dos recursos naturais. A Semana Nacional do Meio Ambiente é uma data para refletir sobre os impactos que estamos ocasionando no planeta e como isso influenciará nas gerações vindouras. Ademais, fica evidente a importância de datas como essas, que trazem à tona a realidade do Meio Ambiente, forçando a sociedade a repensar a forma em que se vive.

E você, o que pode fazer e tem feito para contribuir com a conservação do meio ambiente? Nos conte nos comentários!

Links relacionados:

Revisado por Kelly Marianne Guimarães Pereira em 30/05/2023

Tags:

Compartilhe:

Nos conte o que achou:

Veja também:

Siga o Mata Nativa

Autor(a)

Sou Técnica Florestal pelo IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba e Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Curso Mestrado em Ciência Florestal na UFV, com ênfase em mudanças do clima, inventário de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e remoção de carbono por lavouras de café. Desde o início da minha vida profissional, tenho grande interesse pela área de economia ambiental, sustentabilidade e manejo florestal, e por isso, gosto de escrever sobre tais temas.
plugins premium WordPress