O planejamento do negócio florestal é a diferença entre o sucesso e o fracasso do empreendimento. Para qualquer negócio é importante a geração e o processamento de informações confiáveis e precisas, capazes de sustentar o processo decisório. No planejamento dos recursos florestais é fundamental a utilização de base florestal, projeções de volume, rendimentos e quaisquer outras informações consistentes. Assim, vemos a importância da realização de um bom inventário florestal aliado a uma eficiente logística. Mas como a logística de inventário torna-se importante para o mercado florestal? Vejamos a seguir alguns pontos pertinentes ao assunto.
O inventário florestal
O inventário florestal é a base do plano de manejo e da produção de uma empresa madeireira. Este deve fornecer, além do volume total explorável, a distribuição do número de árvores por hectare e por classe de diâmetro, área basal por hectare, por classe de diâmetro, por grupo de espécies e para cada espécie individualmente, tornando possível prever gastos e lucros para as empresas.
Dessa forma, o inventário caracteriza a floresta e seus componentes. Existem diversos tipos de inventário florestal, variando, principalmente, em função do objetivo, ou seja, quais informações são mais relevantes e que irão contribuir para o sucesso da floresta.
Portanto, sabemos que o inventário florestal é uma tarefa complexa que deve ser feita de forma eficaz e a logística nos auxilia desde as etapas iniciais visando aspectos tais como a exatidão, o custo e o tempo de execução, aspectos estes que garantem o sucesso do trabalho como um todo.
A logística
A logística é a atividade que engloba várias áreas (quando não todas as áreas) de uma empresa que se dedica a atividade comercial de produtos e/ou serviços. Em nossa área a logística é um aspecto fundamental tanto para expansão da base florestal como para a instalação de novas indústrias.
Portanto, a logística gerencia os processos necessários para que esta condição seja efetivada a um preço condizente com as necessidades do mercado, tendo como objetivo, efetuar suas tarefas com o menor custo possível. Isso significa gerir, entre outros, a obtenção de matérias-primas ou produtos acabados, fornecedores, a manutenção dos estoques, a produção, o estoque de produtos prontos e o transporte até o consumidor final.
A logística tem um papel decisivo no processo de gestão, uma vez que se torna a base pela qual as organizações aplicam recursos para alcançar seus objetivos, permitindo medir e monitorar o alcance destes, e adotar medidas corretivas, quando necessário.
A logística e o mercado
Em um mundo globalizado, onde a economia global muda com grande frequência, definir propósitos, rumos, direções e ter controle são imprescindíveis para empresas de qualquer porte enfrentar as pressões do cotidiano.
O setor florestal possui algumas características peculiares. Ele tem um grande número de produtos, sofre interferência do ambiente, exige um longo prazo para a produção de madeira e apresenta dificuldade de transporte da madeira a longas distâncias. Tais características requerem um tratamento diferenciado para os projetos florestais. Além disso, as operações florestais ocorrem em ambiente aberto, sob ação direta do clima e do tempo, sujeitas à secas, chuvas, incêndios, enchentes, ventos fortes, etc. Isso gera um número maior de incertezas do empreendimento.
Com uma logística bem implementada, é possível realizar planejamentos para atividades de curto, médio e longo prazo, que reduzem consideravelmente as probabilidades de insucesso no manejo, no desenvolvimento produtivo e na colheita. Portanto, um projeto florestal não é algo simples e, por isso, a logística é uma ferramenta importante para se evitarem problemas operacionais. Ela não elimina os riscos, mas ajuda os gestores a identificarem os problemas organizacionais e a lidarem com eles antes de causarem sérios danos à atividade desenvolvida.
Assim faz-se relevante notar a importância que a logística tomou na conjuntura econômica atual, fazendo com que os setores e departamentos internos das indústrias/empresas passem a atuar de forma sinérgica, para que juntos conduzam a empresa (ou grupo de empresas no caso de uma cadeia de suprimentos) a uma situação de vantagem competitiva no mercado.
A importância da logística de inventário
Sabemos que nas atividades florestais o inventário é sempre uma técnica importante, talvez mesmo imprescindível ao bom conhecimento do potencial dos recursos existentes em uma determinada área. Assim, no estabelecimento, na manutenção ou mesmo na ampliação da produção das indústrias que utilizam matéria-prima florestal deve-se ter o conhecimento da disponibilidade dos recursos florestais em termos de quantidade e qualidade.
Desta maneira, a logística pode nos auxiliar na melhor escolha da técnica utilizada, bem como nos procedimentos a serem adotadas na coleta de dados e na análise dos resultados, considerando as diferentes tipologias florestais e as necessidades que cada levantamento requer. Isso certamente resultará em otimização de equipamentos, melhor distribuição das equipes de trabalho e, consequentemente, diminuição nos custos do inventário.
É de suma importância que as empresas do setor florestal se valham mais da logística e dos benefícios obtidos com seu uso. Afinal, algumas das questões do dia-a-dia de empresas florestais e algumas das respostas de problemas estão justamente no uso desta ferramenta.
__________ xxx __________