Software Mata Nativa

Descobrindo o Mata Nativa: Minha Experiência Pessoal

Em 12 de junho de 2019
O Software Mata Nativa nos Inventários Florestais

Eu conheci o Mata Nativa durante a graduação, nas aulas de Inventário de Nativas. Lembro-me bem do quão difícil era aquela disciplina para mim, já que eu não tinha tanta habilidade com os números e o Excel ainda era uma novidade.

Como na maioria das disciplinas, aprendi a fazer os cálculos na mão e depois no Excel. No dia da prova, a biblioteca ficava lotada de pessoas tentando decifrar os cálculos das planilhas que fazíamos como exercício.

Mas o que mais me marcou nesta disciplina, foram os últimos dias, onde foram apresentadas algumas alternativas para os cálculos. Uma delas foi o Mata Nativa. O professor abriu o software, importou os dados, clicou em calcular e como mágica os cálculos estavam prontos. Eu pensei:

_ Eu fiquei o período inteiro quebrando a cabeça, sendo que tem um software que faz tudo pra mim?

O professor ainda completou dizendo:

_ Tem uma versão gratuita no site, caso vocês queiram brincar com o software em casa.

Eu sei que isso acontece em muitas disciplinas e que aprendemos a fazer os cálculos na mão, para entendermos de onde saem os resultados que os softwares oferecem, mas desta vez o caminho tinha sido realmente dispendioso.

De utilizadora à consultora

Anos se passaram e adivinha onde eu fui trabalhar? Sim, no Mata Nativa. Fui contratada como consultora de vendas e, por isso, acabei tendo contato com muitos consultores que utilizam o software.

Logo nos primeiros dias, eu tive a oportunidade de conversar com clientes que trabalhavam com o Mata Nativa desde o comecinho, em 2001. Eu achei incrível a proximidade e carinho dos clientes com o Mata Nativa. Parece que o convívio criou uma relação de amizade dos clientes com a empresa, aliás, em alguns casos, eles pareciam até gratos pelo que o software representava.

Além dos clientes antigos, tive muito contato com os clientes novos. A maioria deles encontrava o site do Mata Nativa através de buscas na internet, enquanto tentavam solucionar algum problema de cálculo em planilhas.

Saiba mais: A importância das florestas: uma breve discussão

O mais interessante é que raramente um consultor utiliza o Mata Nativa só uma vez. Sabe quando você descobre a solução para todos os problemas? Pois é, acho que é esse sentimento que o Mata Nativa causa. Eu me lembro de brincar algumas vezes dizendo:

_Tome cuidado porque o Mata Nativa é viciante. Se usar uma vez, não vai querer largar nunca mais!

Foi interessante perceber que muitas pessoas tinham as mesmas dificuldades nos cálculos em planilhas que eu. Parece que quando ficamos muito tempo olhando para os números, começamos a não perceber erros muito evidentes.

Algumas vezes, uma associação errada que fazemos, é o suficiente para se perder um dia de trabalho tentando encontrar onde está o problema. Assim, o Mata Nativa acaba ajudando muita gente, pois esses erros de associação de colunas são eliminados.

Apesar de muita gente procurar o Mata Nativa por dificuldades na execução dos cálculos do inventário florestal, a maior reclamação das pessoas que nos procuravam, era a falta de tempo. O que eu mais ouvia era que a empresa estava crescendo e eles não podiam mais perder tanto tempo fazendo os cálculos, já que os prazos estavam cada vez mais curtos para a entrega dos relatórios finais.

Veja mais: Como economizar dias de trabalho com o Mata Nativa

Realmente, quando a empresa começa a crescer, tem-se que otimizar o trabalho. Não justifica mais ficar dois dias fazendo cálculos, sendo que tem um software que te entrega tudo prontinho em 5 minutos. Aliás, eu também vi muitos casos de pessoas que queriam exatamente ter mais tempo, para poder pegar mais projetos para alavancar a empresa.

Outro fator que tem feito muita gente utilizar o Mata Nativa, é a possibilidade de coletar dados com celular ou tablet, através do Mata Nativa Coletor. Todo mundo quer acompanhar as novidades que envolvem tecnologia, mas os coletores de dados que vemos por aí, são caríssimos, e como o Mata Nativa Coletor está disponível gratuitamente na Google Store, ele acaba sendo a melhor ferramenta disponível no mercado para você se livrar de vez da ficha de campo.

Mas sabe o que é o melhor de tudo? Se você utilizar o Mata Nativa Coletor, não vai mais precisar digitar as fichas de campo, que como bem sabemos, dependendo do tamanho do inventário, pode representar uma semana de digitação. E se não tem digitação de fichas de campo, também não tem erro de digitação e aí acabou aquele problema de espécies duplicadas, DAPs absurdos, volumes estratosféricos, etc.

Eu tenho muito orgulho de ter feito parte dessa equipe, que tem como maior objetivo, ajudar pessoas a fazerem inventários florestais com qualidade e que não mede esforços para desenvolver tecnologias para o setor florestal. Nós sabemos bem da falta de investimento que existe no nosso setor, então, quando eu vejo uma iniciativa boa acontecendo, eu quero logo compartilhar.

Depois de tantos elogios, você deve ter ficado no mínimo curioso para conhecer o Mata Nativa. Então vou te contar um último segredo: você pode acessar a versão gratuita do Novo Mata Nativa clicando aqui ou clicando no banner abaixo.

Tags:

Compartilhe:

Nos conte o que achou:

Veja também:

Autor(a)

Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal de Viçosa. Continuou seus estudos na Technische Universität München, Alemanha, onde cursou disciplinas do Mestrado em Manejo de Recursos Sustentáveis com ênfase em Silvicultura e Manejo da Vida Selvagem. Dedicou grande parte da sua carreira a projetos de Educação Ambiental e pesquisas relacionadas à Celulose e Papel. Trabalhou com Restauração Florestal e Formação Ambiental no Meio Ambiente Florestal da Fibria Celulose S/A e como consultora em projetos de Inventário Florestal, Averbação de Reserva Legal e Mapeamento de Áreas, na Florestal Jr. Atualmente é mestranda em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento pela UFRJ, Consultora de Comunicação da Ocyan e Gestora de Conteúdo do blog Mata Nativa.
plugins premium WordPress