Software Mata Nativa

Mata Nativa Blog

Home

Como Economizar Dias de Trabalho com o Mata Nativa

Em 9 de abril de 2019
Como Economizar Dias de Trabalho com o Mata Nativa

O inventário florestal é um dos principais instrumentos utilizados para se conhecer o potencial de uma floresta. Em suma, a técnica fornece subsídios que vão direcionar o fluxo de atividades, como a supressão da vegetação, restauração de áreas degradadas, licenciamentos ambientais, entre outros. Em função do nível de detalhamento que a técnica pode exigir, tem-se a atividade como demorada e onerosa. Assim, para economizar dias de trabalho no âmbito do inventário florestal, o uso da tecnologia e inovação se torna fundamental. A exemplo, o Mata Nativa surge como uma solução completa para o levantamento e processamento dos dados do inventário florestal.

O software Mata Nativa é uma plataforma que retorna todos os cálculos do inventário florestal de forma rápida e eficiente. Além da versão web, tem-se a integração do aplicativo, o Mata Nativa Coletor, este que traz diversos benefícios para o levantamento de dados em campo.

Contextualizando: Inventário Florestal e Amostragem

O inventário florestal é uma atividade que exige um planejamento minucioso antes de ir ao campo. Nesta etapa deve se selecionar todos os materiais necessários, realizar o mapeamento da área, definir o método de coleta dos dados e, principalmente, o tipo de amostragem a se empreender. Em suma, a partir da escolha da amostragem, deve-se estabelecer a forma das parcelas, ou se a coleta de dados será por meio de censo.

Usualmente, para grandes extensões territoriais, utiliza-se métodos de amostragem que possam reproduzir estimativas precisas e eficientes dos diferentes parâmetros populacionais, e, assim, reduzir os custos do inventário. No entanto, a amostragem deve satisfazer ao erro de amostragem percentual (E%), parâmetro mais utilizado pelos órgãos ambientais para validar o inventário florestal.

calculos do inventario florestal e suas interpretacoes

O que é o erro admissível da amostragem

O erro do inventário florestal é a imprecisão que se tem ao avaliar parte da área, ou seja, um erro da amostragem. Em síntese, o erro depende da área que está sendo realizado o inventário florestal. Nesse sentido, áreas mais heterogêneas terá um erro maior e, por isso, exigirá a coleta de mais informações. Para tanto, também, faz-se necessário a alocação de mais parcelas. A saber, os órgãos de fiscalização utilizam a legislação para avaliar se o erro está adequado ou não. Normalmente, o erro admissível pela legislação é de 10%, com 90% de probabilidade.

Comumente, quando não se alcança o erro, faz-se necessário retornar ao campo para o lançamento de mais parcelas. Tal fato significa mais trabalho, tempo para a entrega do projeto, bem como tem influência direta nos custos. Nesse sentido, muitos consultores tendem a realizar a alocação de um número de parcelas superior ao que foi previamente estabelecido. Mas, sabe qual é o problema de se fazer isto? Você pode estar trabalhando muito mais do que precisaria. Esse aumento de trabalho torna a atividade ainda mais onerosa. Tal cenário acontece porque com os métodos convencionais é impossível saber se o erro foi alcançado, até que se retorne ao escritório e refaça os cálculos. Contudo, como supracitado, o Mata Nativa surge com uma solução completa para o seu projeto de inventário florestal e, com o Mata Nativa coletor, a questão da suficiência amostral pode ser solucionada ainda em campo.

O software Mata Nativa

O Mata Nativa Web é uma plataforma que realiza todos os cálculos do inventário florestal e fitossociologia, com aplicação efetiva em todos os biomas brasileiros. A saber, o software permite, dentre muitas análises, realizar diagnósticos qualitativos e quantitativos de formações vegetacionais, análises fitossociológicas completas, elaborar inventários e planos de manejo. Também, faz-se possível monitorar a floresta por meio de inventários contínuos, acompanhando o crescimento e desenvolvimento das espécies e analisando as características de valoração e exploração florestal.

O Mata Nativa propicia diversos benefícios, mas destaca-se por ser uma plataforma intuitiva, rápida e de fácil utilização. Em outras palavras, com apenas alguns cliques, você realiza os cálculos e obtém todas as informações necessárias para a elaboração do relatório do inventário florestal.

Com o software, lidar com várias planilhas não mais será um problema. Na interface do Mata Nativa, separa-se as informações por abas, o que mantém o projeto organizado e acessível. E por falar em organização, pode-se acessar na tela inicial do software, todos os projetos feitos com o Mata Nativa. Caso você precise realizar mais algum cálculo, basta abrir o projeto e clicar em calcular na aba desejada. Assim também, pode-se editar, incluir ou excluir qualquer dado e em qualquer momento, facilitando a manuseio dos dados. Dessa forma, o Mata Nativa funciona como um banco de dados de todos os projetos. Além disso, essas informações ficam salvas na nuvem, evitando a perda dos dados.

Mata Nativa Coletor

O Mata Nativa Coletor surge como uma ferramenta para facilitar e otimizar ainda mais o projeto de inventário florestal. Com o aplicativo, pode-se coletar os dados diretamente do Smartphone ou Tablet. Em outras palavras, o aplicativo é uma ferramenta que permite realizar a anotação dos dados de campo do inventário florestal.

Uma vez que se insere as informações diretamente no aplicativo, o profissional tem a possibilidade de realizar alguns cálculos ainda em campo. A exemplo, tem se o cálculo da suficiência amostral, como destacamos anteriormente. Ao se empreender com esta análise ainda na área inventariada, previne-se quanto a necessidade de retornar ao campo para coletar mais dados. Dessa forma, tem-se um ganho na execução do inventário florestal, tornando a atividade mais barata e rápida.

De forma geral, no aplicativo é possível inserir os dados do número da árvore e do fuste, nome comum, nome científico, código da espécie, altura comercial, altura total, diâmetro a altura do peito (DAP), circunferência a altura do peito (CAP), bem como as coordenadas da árvore amostrada. Dada essa gama de possibilidades, o profissional responsável pelo inventário economizará dias de trabalhos, principalmente no que diz respeito à digitação das fichas de campo. Além de todas essas vantagens, também pode-se sincronizar os dados, tanto do computador para o smartphone quanto vice-versa, de forma rápida e eficiente.

O aplicativo fornece muitas opções para facilitar a coleta dos dados. Por exemplo, com o coletor pode-se realizar a obtenção das coordenadas das árvores com o uso da sincronização com o GPS do celular. Além disso, o responsável pode realizar um pré-cadastramento de uma lista de espécies, para facilitar a coleta dos dados. Com essa lista, ao começar digitar o nome, já aparecerá a espécie como opção selecionável. Assim, com o Mata Nativa pode-se eliminar muitos erros de digitação da planilha e economizar muitos dias de trabalho.

Quem tem acesso ao aplicativo?

O Mata Nativa Coletor está disponível gratuitamente no Google Play. Contudo, vale destacar que, o aplicativo é uma versão disponível para os usuários ativos do software Mata Nativa Web. Assim, se você já possui uma licença, otimize ainda mais o seu projeto ambiental.

Coleta de dados do inventário florestal utilizando o Mata Nativa coletor

Dicas valiosas sobre o Mata Nativa Coletor

  1. A utilização de fichas de campo para coleta de dados, sem dúvida alguma, demanda mais tempo, visto que se realiza a anotação das informações duas vezes, uma no campo e outra no escritório, ao digitar em uma planilha para posterior consistência e processamento dos dados. Neste processo de digitação, há ainda de se considerar a questão dos dados ilegíveis, erros de digitação e falta de informação para árvores ou parcelas.
  2. Para as unidades de amostra, a dica é cadastrar o número de parcelas a serem amostradas no dia, pois assim, no campo será necessário apenas coletar os dados. Outra opção interessante é realizar os registros fotográficos, anexando as fotos, automaticamente, ao arquivo do projeto que será exportado para o Mata Nativa Web.
  3. Para a lista de espécies é recomendável a realização de uma revisão da literatura com estudos já empreendidos na área, ou próximos à área. A partir dessas informações é possível gerar uma lista florística de provável ocorrência. Com essa lista, o usuário ganhará tempo na digitação dos nomes e posteriormente, redução no trabalho de consistência dos dados.
  4. O cálculo do erro de amostragem (E%) em campo pode ser realizado tanto para amostragem casual simples quanto estratificada. Dessa forma, o aplicativo fornece as informações para o responsável para a tomada de decisão quanto à suficiência amostral das parcelas alocadas. Além disso, o usuário pode saber quantas parcelas ainda precisam ser alocadas, por meio do número ótimo de parcelas.

Considerações gerais

Com o Mata Nativa, tanto na versão Web quanto na versão do aplicativo, é possível obter todos os cálculos do inventário florestal de forma eficiente e com a diminuição de muitos dias de trabalhos. Lembrando, o Mata Nativa possui uma versão gratuita, que possui restrições quanto ao número de parcelas e inserção dos dados. Mas, para ter acesso a todas as ferramentas e a possibilidade da realização de todo inventário florestal no aplicativo ou na versão Web, entre em contato com os nossos consultores.

Revisado por Kelly Marianne Guimarães Pereira em 16/06/2023

Tags:

Compartilhe:

Nos conte o que achou:

Veja também:

Siga o Mata Nativa

Autor(a)

Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal de Viçosa. Continuou seus estudos na Technische Universität München, Alemanha, onde cursou disciplinas do Mestrado em Manejo de Recursos Sustentáveis com ênfase em Silvicultura e Manejo da Vida Selvagem. Dedicou grande parte da sua carreira a projetos de Educação Ambiental e pesquisas relacionadas à Celulose e Papel. Trabalhou com Restauração Florestal e Formação Ambiental no Meio Ambiente Florestal da Fibria Celulose S/A e como consultora em projetos de Inventário Florestal, Averbação de Reserva Legal e Mapeamento de Áreas, na Florestal Jr. Atualmente é mestranda em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento pela UFRJ, Consultora de Comunicação da Ocyan e Gestora de Conteúdo do blog Mata Nativa.
plugins premium WordPress