O certificado FSC é o selo verde mais conhecido no mundo e tem se destacado no mercado global em razão da necessidade de implementar e comprovar práticas sustentáveis. Este certificado é de fundamental importância para empresas compradoras e produtoras de madeira e seus derivados.
O selo FSC é tão difundido que você pode encontrá-lo facilmente junto às embalagens de uma grande parte das mercadorias que utilizam como matéria-prima produtos e subprodutos de origem florestal.
Se você ainda não sabe muito bem o que é FSC, o Blog Mata Nativa criou este conteúdo exclusivamente dedicado a apresentar os conceitos fundamentais da certificação, principais certificados FSC e a sua importância para o setor florestal.
O que significa esta sigla?
FSC é uma sigla para Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal. Criada em 1993, esta entidade não governamental está presente em mais de 75 países e constitui a principal responsável por certificar produtos madeireiros em todo o mundo.
Na prática, FSC é um conjunto de certificados florestais, amplamente difundidos, de reconhecimento internacional e que assegura a sustentabilidade ambiental, social e econômica de produtos e subprodutos florestais.
Para isso, a certificação FSC utiliza de princípios e critérios pré-estabelecidos de Manejo Florestal Sustentável que devem ser atendidos por empresas florestais em diferentes etapas da cadeia produtiva para homologação dos certificados.
A certificação FSC é realizada por intermédio de empresas certificadoras e o FSC Brasil oferece uma série de cursos com diferentes níveis de complexidade para profissionais que desejam aprender acerca dos procedimentos de certificação.
Se você deseja saber um pouco mais sobre esse assunto, apresentaremos abaixo o que são Princípios e Critérios da certificação FSC.
O que são Princípios e Critérios de Certificação FSC?
O processo de certificação é baseado em um conjunto de Princípios e Critérios (P&C) que devem ser seguidos e comprovados para a adequação de empresas ao Manejo Florestal Sustentável.
Princípios podem ser entendidos como regras de manejo florestal que assegurem a produção ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável.
Critérios, por sua vez, são definidos como os meios utilizados para avaliar se determinado princípio foi atendido ou não.
Não existe uma hierarquia definida entre os Princípios e Critérios de certificação e eles trabalham em conjunto com outras documentações necessárias para garantir a adequação de florestas e empresas aos padrões de sustentabilidade do FSC.
Além disso, os P&C foram desenvolvidos para serem aplicados em todo o mundo e não se diferem entre um país e outro. Para que o processo de certificação se adeque a realidade de cada país, foram criados Padrões Nacionais de Manejo Florestal, que envolvem outras variáveis, como Indicadores e Verificadores.
De modo geral, o processo de certificação FSC é bastante complexo, abrange diferentes áreas do conhecimento, etapas da cadeia produtiva e uma série de variáveis, documentos, indicadores de qualidade e diretrizes legais.
Se você deseja aprofundar o seu conhecimento, recomendamos que acesse o Portal do FSC, onde encontrará uma série de documentos relevantes que irão ajudá-lo a entender como o processo de certificação funciona na prática.
Uma boa dica é acessar diretamente o Portal do FSC Brasil, onde encontrará facilmente documentos em português que tratam especificamente da certificação de florestas e empresas brasileiras.
Quais são os principais Certificados FSC?
Embora pensemos que o FSC é um certificado único, na realidade, esta certificação trabalha com um conjunto de três certificados de sustentabilidade. Abaixo, você pode conferir o que cada um deles representa.
- Manejo Florestal: esta certificação assegura que a produção florestal está de acordo com os princípios e critérios do FSC para o Manejo Florestal Sustentável. Ela é aplicável tanto para produtos madeireiros como para produtos não madeireiros, oriundos de florestas nativas, plantadas, públicas ou privadas. Para saber um pouco mais, acesse o Programa de Manejo Florestal do FSC.
- Cadeia de Custódia: esta certificação é um pouco mais complexa e envolve a rastreabilidade da matéria prima desde a sua produção até chegar ao consumidor final. Ela é aplicável apenas para consumidores de matéria-prima florestal. Esta certificação assegura ao consumidor que determinado produto é produzido utilizando matéria-prima certificada e que os meios de produção também se adequam aos princípios e critérios do FSC. Se deseja saber um pouco mais, acesse o Programa de Cadeia de Custódia do FSC.
- Madeira Controlada: esta certificação é um pouco mais recente e é responsável por atestar que consumidores de matéria-prima sob o selo FSC Misto utilizam madeira confiável, ainda que seja de fontes não certificadas. Para isso, estabelece um conjunto de normas para a certificação de Madeira Controlada. Se tem interesse neste assunto, você pode acessar o Programa de Madeira Controlada do FSC.
Qual é a importância para o Setor Florestal?
A certificação florestal é a principal via de acesso para mercados exigentes, sendo a certificação FSC um requisito fundamental para que empresas florestais sejam capazes de se posicionar adequadamente no mercado internacional.
Além disso, a presença de consumidores cada vez mais conscientes tem elevado a importância da certificação de Cadeia de Custódia, tornando estes certificados obrigatórios para empresas produtoras de embalagens e produtos derivados da celulose e papel.
A certificação florestal, além de se fundamentar na conservação de recursos naturais, também leva em consideração aspectos sociais e econômicos, o que garante a segurança de funcionários e comunidades tradicionais que possuem relação com o setor florestal.
Com a popularização de pautas ambientais, sociais e econômicas ligadas ao desenvolvimento sustentável, espera-se que o setor florestal se torne ainda mais dependente de certificações florestais nos próximos anos.
Embora o FSC seja o selo florestal mais difundido em todo o mundo, certificados brasileiros como o CERFLOR também merecem atenção especial, apesar de trabalharem com padrões de sustentabilidade ligeiramente diferentes, os objetivos da certificação são muito semelhantes.
Se deseja saber um pouco mais sobre a certificação florestal brasileira, você pode acessar o artigo do Blog Mata Nativa intitulado Certificação Florestal No Brasil.
__________ xxx __________