Em um mundo cada vez mais conectado, novas tecnologias digitais vêm sendo constantemente agregadas ao setor florestal, dentre elas podemos citar a Internet das Coisas, originalmente nomeada em inglês como IoT ou Internet of Things.
Para quem não sabe muito bem o que é ou como funciona a Internet das Coisas, o Blog Mata Nativa criou este conteúdo exclusivamente dedicado a apresentar conceitos básicos de IoT e as principais aplicações e perspectivas de uso desta tecnologia para o setor florestal.
O que é e como funciona a Internet das Coisas?
A Internet das Coisas, ou simplesmente IoT, é uma tecnologia recente que vem sendo desenvolvida e aprimorada para atender aos mais variados objetivos.
De modo geral, a IoT é responsável por integrar objetos físicos às conexões em rede, com o objetivo principal de gerenciar sistemas tecnológicos, facilitando a troca de informações e a automatização de aparelhos eletrônicos.
Para tal finalidade utiliza sistemas de hardware, softwares e sensores capazes de captar, interpretar informações e transmiti-las por meio de redes como Wi-fi ou Bluetooth, gerando uma troca contínua de dados entre diferentes aparelhos eletrônicos e permitindo que grande parte do gerenciamento de tecnologias ocorra sem intervenção humana.
Além disso, sistemas de IoT são comumente projetados para utilizar tecnologias robustas de Inteligência Artificial, Big Data e Computação em Nuvem.
Como exemplo de uma tecnologia IoT que vem gradualmente se popularizando, podemos citar os carros autômatos, capazes de tomar decisões em tempo real por meio da captação e interpretação de informações obtidas por sensores de Detecção e Prevenção de Obstáculos, que trabalham de forma integrada a Sistemas de GPS.
Grande parte dos eletrônicos, popularmente denominados como tecnologias Smart, também utilizam tecnologias de IoT para serem operados, apresentando uma série de opções de controle automatizado em conjunto com sensores e capacidade de conexão com redes Wi-fi e Bluetooth.
Agora que você já sabe o que são e como funcionam estes sistemas, falaremos brevemente sobre as principais relações entre a Internet das Coisas e o Setor Florestal.
Principais Aplicações da Internet das Coisas no Setor Florestal
Embora sistemas IoT ainda estejam em pleno desenvolvimento, estes já vêm sendo alvo de extensas pesquisas voltadas para o setor florestal e apresentam algumas possibilidades de aplicações de interesse especial à gestão automatizada de grandes áreas florestais.
Estes sistemas podem ser implementados para monitorar incêndios florestais, identificar focos de fogo, avaliar a saúde de árvores ou até mesmo para gerenciar sistemas de irrigação automáticos.
Para isso, são implantados sensores de diferentes naturezas em pontos estratégicos de uma floresta, capazes de extrair informações do ambiente, armazená-las e distribuí-las para sistemas de computação em nuvem para serem interpretadas por tecnologias de inteligência artificial.
Para o monitoramento de incêndios florestais, podemos utilizar sensores específicos capazes de inferir a temperatura, umidade ou a concentração de gases comuns em incêndios, como o monóxido e o dióxido de carbono.
Caso identifique um incêndio em curso, um sistema de inteligência artificial pode acionar bombeiros e brigadistas de forma automatizada, indicando os focos de incêndio e as suas coordenadas geográficas para que ações de controle de fogo sejam tomadas imediatamente.
Além disso, sensores podem também ser utilizados para identificar áreas susceptíveis a incêndios e orientar práticas de prevenção ao fogo em áreas florestais. Estes sistemas podem ainda trabalhar em conjunto com dados obtidos por Imagens de Satélite ou Drones.
Da mesma forma, câmeras e sensores de movimento conectados a tecnologias de inteligência artificial podem ser utilizados para identificar práticas de extração de madeira ilegal, acionando automaticamente entidades competentes para que ações sejam tomadas o mais rápido possível.
Se deseja saber um pouco mais sobre este assunto, o Blog Mata Nativa recomenda que você acesse o artigo Forest 4.0: Digitalization of Forest Using the Internet of Things (IoT), no qual encontrará uma análise um pouco mais completa de como a Internet das Coisas vem sendo utilizada no setor florestal.
Perspectivas Para a Utilização da Internet das Coisas no Setor Florestal
Ainda que a Internet das Coisas apresente muitas possibilidades de aplicações para o setor florestal, esta tecnologia ainda está em pleno desenvolvimento e existem muitas dificuldades a serem superadas para que sistemas IoT se tornem uma realidade palpável para o gerenciamento de grandes áreas florestais.
Embora o Brasil apresente um grande potencial para a produção florestal, tecnologias IoT desenvolvidas especificamente para atender o setor florestal ainda são raras, além de apresentarem custos muito elevados e carecerem de maiores pesquisas para serem implementadas adequadamente.
Entretanto, com as recentes mobilizações para a instalação de internet com tecnologia 5G em todo o território nacional, espera-se que a Internet das Coisas ganhe força e novos avanços sejam feitos para a adequação desta tecnologia ao setor florestal brasileiro nos próximos anos.
Nosso blog apresenta outras tecnologias de ponta que vêm sendo utilizadas para gerenciar áreas florestais, recomendados que acesse o artigo: Aplicações de Drones na Gestão de Florestas Nativas.
__________ xxx __________