Dentro das engenharias existe um problema ENDÊMICO chamado “problema de comunicação”.
Dentro dos inventários não é muito diferente. Aprendermos como criar treinamentos, como liderar a equipe, como gerir conflitos ou dificuldades é algo muito importante. Porém a comunicação está atrelada a todos estes aspectos e quando há uma má comunicação ocorrem sérios problemas na realização e entrega de um trabalho.
Assim, o texto de hoje traz aspectos importantes sobre a comunicação no ambiente de trabalho e como podemos usá-la a nosso favor.
Comunicação: a mais importante das competências.
Um profissional pode ser um expert em sua área, extremamente competente e preparado, mas se não souber se comunicar, tanto entender o que é pedido como transmitir o que sabe, de nada adiantarão suas habilidades e competências. Conhece alguém assim? Não é raro encontrarmos uma situação parecida com essa, não é mesmo?
O profissional com a inabilidade de comunicação no ambiente de trabalho acaba não sendo reconhecido e, mais que isso, não consegue desempenhar corretamente suas atividades, tornando-se improdutivo.
É exatamente por esse motivo que a comunicação é uma competência muito importante e no caso do líder, a comunicação no ambiente de trabalho se torna ainda mais importante, sendo impossível liderar sem se comunicar no ambiente corporativo da forma correta.
Como a má comunicação pode afetar a produtividade de sua equipe
A falta de comunicação prejudica o trabalho em equipe, gera retrabalho, baixo desempenho do time, acarreta rotatividade de pessoal (turnover) e influência negativamente até na imagem da empresa, porque passa a sensação de descontrole para os clientes.
Quanto menos informação os colaboradores tiverem em relação aos processos da empresa, maior a força da famosa “rádio corredor” ou “rádio peão”. Na maioria das vezes são boatos, muitas vezes sem fundamento, mas que acabam prejudicando os resultados. Sem informação oficial da empresa, as pessoas ficam abaladas emocionalmente, por imaginar situações que, muitas vezes, nem existem.
Portanto, quando não há posicionamento, cria-se um ambiente de ansiedade entre os funcionários. Estes, por sua vez, vão procurar respostas com seus colegas (que também não as têm) e começam a especular um monte de situações, contribuindo pouco para o desenvolvimento da equipe.
Uma outra falta grave na comunicação por parte de quem faz a liderança é negligenciar a importância do retorno das solicitações da equipe, pois as pessoas se sentem pouco prestigiadas quando são negligenciadas.
Algumas dicas de como se comunicar no local de trabalho
Você acha que precisa melhorar no quesito comunicação, mas não sabe por onde começar? Você não domina a comunicação de um jeito que as pessoas queiram te ouvir e que entendam o que você quer dizer? A fluidez na comunicação do trabalho em equipe é fundamental para a conquista dos objetivos e também para manter o bom relacionamento como um todo. A seguir uma lista de dicas simples que podemos praticar no dia a dia.
- Trabalhe as técnicas de comunicação. Antes de sair falando, pare, respire e pense exatamente no que quer falar, com quem falar, como falar e em que momento falar. O verdadeiro profissional é capaz de falar de forma simples sobre temas complexos.
- Lembre-se: não é o que você diz que importa, mas o que o outro “ouve”, isto é, o que ele entende. Tende buscar um feedback sobre o que o outro entendeu.
- Se comunique com clareza, coerência e paciência. A comunicação entre gestores e equipes deve apresentar características como clareza e coerência. Esses dois comportamentos são os responsáveis pela consistência e confiança na comunicação de um líder. Para que as pessoas de sua equipe compreendam as tarefas que precisam executar e os motivos que fundamentam os seus objetivos e metas como um todo, não existe nada tão eficaz em termos de comunicação como uma apresentação prática.
- Escolha o canal correto. Será que um e-mail é a melhor maneira de se comunicar? Usar menos o e-mail e falar pessoalmente com as pessoas pode ser a melhor escolha.
- Uma imagem vale mais que mil palavras. Apesar de muitas pessoas confiarem no seu poder de persuasão, quando houver uma apresentação use, por exemplo, o PowerPoint e não se limite a textos, mas use imagens que mostrem suas boas ideias.
- Não fale desnecessariamente. Muitas pessoas acham que tem que se destacar em reuniões falando algo, qualquer coisa que seja. Não seja essa pessoa. Por outro lado não se cale se acha que vai acrescentar algo relevante à discussão, e exponha suas ideias com clareza e assertividade.
- Para cada perfil, um tipo de discurso. Conforme for conhecendo melhor os membros de sua equipe, colegas e superior, perceba que tipo de discurso os convence melhor. Existem pessoas que precisam ver imagens, outras necessitam de dados comprovados e gráficos, há aqueles que se encantam e emocionam. Ajuste suas mensagens e fale “aquilo” que os outros querem ouvir.
- Nunca interrompa quem está falando. Ouça atentamente e aproveite para entender melhor as opiniões do outro. Se não concorda com o que ele fala, espere terminar e inicie sua resposta de maneira quase neutra, não partindo para o confronto direto. Também é uma forma de demonstrar respeito e empatia. Não prestar atenção no outro pode causar impactos negativos na forma como a sua equipe conduz o dia-a-dia. Aprenda a ouvir para refletir sobre novas ideias e realidades, promovendo mudanças consistentes e eficazes.
- Mostre-se acessível e deixe a formalidade de lado. Cortesia em excesso pode disfarçar o medo e o receio da equipe em se expressar franca e honestamente. Por detrás de toda a prudência na comunicação, pode se esconder relacionamentos doentes ou dissimulados. Por isso, o ideal é se mostrar um líder sempre aberto e pronto para contribuir com a sua equipe no que for necessário.
- Evite reuniões/treinamentos intermináveis. O tema deve ser definido claramente, além de quem vai participar e, principalmente, quando começa e termina.
Portanto, uma comunicação eficaz é aquela na qual a mensagem enviada é compreendida totalmente pelo receptor. Apesar de parecer simples, essa é uma missão, muitas vezes, extremamente complicada.
Como você pode notar, a comunicação, embora seja natural do ser humano, é algo complexo e que pode gerar muitas distorções e dificuldades. Nem sempre o que se fala é entendido da mesma maneira por quem recebe, e isso pode criar inúmeras dificuldades dentro de uma empresa.
E você? Têm alguma história relacionada a problemas de comunicação para contar?
__________ xxx __________