Ao longo das últimas décadas, novas soluções tecnológicas vêm sendo desenvolvidas para auxiliar a conservação do meio ambiente.
Se você pretende trabalhar no setor ambiental, conhecer novas tecnologias e saber como aplicá-las será de suma importância para o desenvolvimento de sua carreira profissional.
Além disso, com o advento de novas tecnologias voltadas para o meio ambiente, quem pretende trabalhar neste setor deve realizar capacitações e atualizações constantes se deseja se tornar um profissional de sucesso.
Para ajudá-los a conhecer os impactos de novas tecnologias no setor de meio ambiente, abaixo iremos apresentar de forma sucinta algumas das principais relações entre tecnologia e meio ambiente.
Desenvolvimento Tecnológico no Setor de Meio Ambiente
Embora o desenvolvimento tecnológico nem sempre seja visto com bons olhos por parte dos ambientalistas mais radicais, atualmente este tem sido um pilar fundamental para a adoção de práticas modernas ligadas ao desenvolvimento sustentável.
Seja para orientar a agricultura ou silvicultura de precisão, auxiliar a fiscalização ambiental ou para criar novas alternativas para a geração de energia limpa e renovável, a busca por sustentabilidade tem se apresentado cada vez mais dependente do desenvolvimento de novas tecnologias para o setor de meio ambiente.
Dentre elas, podemos citar o advento de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) como uma das tecnologias que mais impactaram o setor ambiental nas últimas décadas. Atualmente, profissionais da área ambiental que não dominam plataformas computacionais como o ArcGIS ou QGIS, dificilmente irão encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho e isto se torna ainda mais relevante para quem pretende trabalhar de forma autônoma.
Tecnologias ligadas às áreas de geoprocessamento e sensoriamento remoto têm se mostrado essenciais para o gerenciamento do espaço geográfico e são ferramentas fundamentais para orientar a adoção de práticas de conservação ambiental.
Isso pode ser facilmente observado em procedimentos de licenciamento e regularização ambiental, nos quais os profissionais deverão quase sempre incluir mapas em relatórios técnicos, elaborados utilizando tecnologias de GPS ou GNSS associadas ao processamento de imagens de satélite de alta resolução.
Além disso, tecnologias ligadas ao uso de drones vêm se popularizando em escala global e já se tornaram uma realidade incontestável para diferentes setores que utilizam de alta tecnologia para garantir a conservação do meio ambiente.
A agricultura e a silvicultura de precisão vêm se beneficiando do uso de drones para cumprir uma série de funções ligadas a estudos fitossanitários e análises ambientais, pulverização otimizada de agrotóxicos, aplicação localizada de insumos agrícolas e realização de inventários florestais.
A busca por profissionais capacitados para pilotar drones e processar imagens áreas em softwares específicos tem crescido exponencialmente nos últimos anos e espera-se que novas aplicações e oportunidades de trabalho surjam nos próximos anos.
Novas tecnologias para a produção de energia limpa e renovável, como a energia solar e eólica, são outros exemplos de como o desenvolvimento tecnológico vem sendo orientado em prol da construção de uma sociedade sustentável.
Além disso, os esforços da comunidade científica global em criar novos materiais que possam ser manufaturados utilizando recursos renováveis e novas alternativas energéticas para a substituição de combustíveis fósseis são outros exemplos de como a ciência e a tecnologia vêm trabalhando associadas a conceitos de sustentabilidade.
Novas técnicas de reciclagem e aproveitamento de resíduos também vêm sendo desenvolvidas e incorporadas em nossa sociedade para mitigar impactos negativos ao meio ambiente. Tecnologias um pouco mais modernas, como a Internet of Things (IoT) e a Nanotecnologia, prometem trazer ainda importantes avanços para a conservação ambiental nos próximos anos.
Por Que o Desenvolvimento Tecnológico é Fundamental Para a Construção de Uma Sociedade Sustentável?
Em uma sociedade cada vez mais dependente da adoção de práticas sustentáveis, a inovação tecnológica se apresenta como uma alternativa lógica para concretizar a busca por soluções para a crise ambiental em que vivemos.
Nas últimas décadas, a sociedade humana se transformou drasticamente em função do desenvolvimento e popularização de tecnologias como Computadores, Internet, Smartphones e o GPS. Atualmente, praticamente todas as áreas do conhecimento humano se encontram em dependência direta da utilização de uma série de tecnologias recentes.
Não seria diferente para o setor ambiental, mesmo práticas de Educação Ambiental e Divulgação Científica ganharam força ao serem incorporadas em plataformas digitais como o Blog Mata Nativa e plataformas de compartilhamento de vídeos como o YouTube e a Netflix.
Além disso, a preocupação mundial em aliar crescimento econômico e conservação ambiental, tem sido responsável por impulsionar a criação de empresas, produtos e tecnologias voltadas para atender necessidades ligadas ao desenvolvimento sustentável.
É por meio do desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que podemos criar alternativas para a crise ambiental e garantir a prosperidade das gerações atuais e futuras em nosso planeta.
O desenvolvimento tecnológico é um poderoso aliado da conservação ambiental. Aproximações entre tecnologia, sustentabilidade e meio ambiente vêm ocorrendo em escala global e pode-se esperar que nos próximos anos esta relação se estreite ainda mais e que novas soluções tecnológicas sejam desenvolvidas e aprimoradas para atender a busca por uma sociedade sustentável.
Se você tem interesse em aprender um pouco mais sobre tecnologias ligadas ao setor de meio ambiente, não pode deixar de conferir o post do Blog Mata Nativa acerca do tema 5 Softwares Para Engenheiros Florestais.
__________ xxx __________