As pressões antrópicas exercem forte influência sobre o meio ambiente. Na atualidade, em função da crescente demanda por produtos, bens e serviços, tem se intensificado a exploração dos recursos naturais. Atrelado a este fato, diversos outros fatores contribuem para a ocorrência de impactos negativos ao ecossistema. A exemplo, tem-se o uso de combustível fóssil como fonte de energia. Portanto, visando atenuar os problemas causados por este recurso, criam-se alternativas como as fontes renováveis, em que se define as energias verdes.
Combustível fóssil
O combustível fóssil é uma substância que advém do processo de decomposição, em camadas mais profundas do solo ou no fundo do mar, de seres vivos, isto é, resíduos orgânicos.
Como supracitado, o combustível fóssil caracteriza-se como uma fonte de energia. Em suma, essa fonte se classifica como energia não renovável e é comumente utilizada em residências, veículos e indústrias. Mais especificamente, os combustíveis fósseis são empregados na produção de energia elétrica, gasolina, diesel, dentre outros.
A exemplo dos principais tipos de combustíveis fósseis com ampla utilização estão o carvão mineral, gás natural e petróleo. Dentre tais fontes, o petróleo e o gás natural são apontados como responsáveis por grande parte das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.
Os combustíveis fósseis apresentam alto rendimento energético, o que representa uma significante contribuição para o avanço tecnológico e operacional. No entanto, ressalta-se que estas fontes são potencialmente poluidoras e podem ocasionar em efeitos negativos sobre o meio ambiente.
O que são as energias verdes?
Também conhecida como energia limpa, entende-se por energias verdes toda e qualquer energia gerada a partir de matérias-primas naturais e renováveis. Para tanto, são consideradas as fontes como: calor, ar e água. Nesse sentido, tais energias se encontram disponíveis a todo momento, em todas as regiões do mundo.
Qual a importância das energias verdes?
As energias verdes além dos impactos positivos para o meio ambiente, possui forte influência nas questões sociais e econômicas, uma vez que implica em geração de empregos e diminuição no custo da energia elétrica. Este recurso surge como uma alternativa aos combustíveis fósseis, uma vez que são renováveis. Em outras palavras, a energia é obtida a partir de fontes naturais, que não se esgotam e possuem capacidade de regenerar.
Além disso, as energias verdes se destacam pelo potencial que apresentam, devido à diversificação de fontes que existem, bem como por sua abundância.
Tipos de energias verdes
Dentre os mais diversos tipos de energias verdes, tem-se a energia:
- Eólica: gerada pela força dos ventos;
- Maremotriz: gerada pela força das correntes oceânicas;
- Solar: gerada pela captação da luz do sol;
- Hidroelétrica: gerada a partir da movimentação das águas;
- De biomassa: gerada a partir de materiais orgânicos;
- Geotérmica: gerada a partir do calor da Terra.
Vantagens do uso de energias verdes
A principal vantagem quando se trata de energias verdes é no que diz respeito ao impacto ambiental causado, uma vez que este tipo de energia implica em menor produção de poluição. Além disso, a obtenção deste tipo de energia ocorre mediante o uso de fontes inesgotáveis, consistindo assim em uma diminuição da degradação ambiental.
Ainda, pode-se citar:
- Geração de emprego em maior número que as indústrias de combustíveis tradicionais;
- Incentivo à inovação, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias;
- Redução de custos, favorecendo o consumidor final;
- Substituição de processos oriundos da queima de combustível fóssil;
- Desaceleração da velocidade de ocorrência das mudanças climáticas;
- Menos poluição, maior benefício para o bem-estar do ser humano em diversos aspectos, inclusive na saúde.
Classificação de gás natural e nuclear como energia verde
Atualmente, o gás natural e o nuclear fazem parte do grupo de energia não renovável. Nesse sentido, tais fontes são tidas como finitas e esgotáveis, uma vez que a reposição no meio ambiente ocorre de forma mais lenta.
Contudo, tem se levantado uma discussão a respeito da classificação destes gases. A exemplo, a União Europeia tem em seu planejamento, incluir as usinas nucleares e de gás natural como “energias verdes”. Em dezembro de 2021, um projeto provisório foi posto em circulação aos 27 Estados-membros da União Europeia. O documento estabelece diretrizes que condizem com o objetivo europeu em atingir a neutralidade de carbono até 2050.
Justificativas para o projeto
No quesito econômico, a justificativa para implementar essas fontes como energia verde se concentra na facilidade de acesso ao financiamento de instalações atreladas ao combate às mudanças climáticas. No entanto, no quesito ambiental, a ideia de classificação destas fontes em energias verdes não foi bem aceita pelos especialistas do meio ambiente. A insatisfação dos ambientalistas se dá pelo fato da produção de energia a partir do gás natural ser fonte de emissão de gás carbônico (CO₂). Além disso, no que diz respeito as usinas nucleares, quantidades expressivas de resíduos radioativos são produzidas.
Países como a Polônia, República Tcheca e França já tem demonstrado grande interesse na continuação deste projeto. Argumenta-se que a inclusão destas usinas como sustentáveis, favorece a construção, implementação e, até mesmo, a reativação de parques energéticos nucleares. Além disso, os países defensores de tal propósito justificam a escolha por não considerarem as energias renováveis como suficientes para atender as demandas de eletricidade impostas.
Já em fevereiro do ano de 2022, a Comissão Europeia aprovou a proposta que inclui o gás natural e nuclear como fontes sustentáveis de energia. Posterior a tal aprovação, o documento passará por análise do Conselho e Parlamento Europeu.
Custos da energia verde
As energias solar e eólica estão entre as fontes de energia verde com melhor custo. Em suma, o valor das mesmas já é menor que de combustíveis fósseis em diversas regiões do mundo. Ressalta-se que a tendência é que anualmente esse preço diminua cada vez mais.
Energias verdes no Brasil
A matriz energética brasileira ainda faz uso dos combustíveis fósseis para a geração de energia. Contudo, o país tem investido e apresentado crescimento no que diz respeito a busca por melhorias neste aspecto.
Juntamente com a China e os Estados Unidos, o Brasil se destaca como um dos países com maior capacidade instalada de energia renovável. O país se inclui nesta lista devido ao expressivo número de hidrelétricas que abriga. Ademais, considerando os investimentos direcionados para o uso e aquisição de energias renováveis, o Brasil é tido como uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo.
Energias verdes e o meio ambiente
Ao falarmos sobre impacto, muitas vezes nos recorre somente sobre os eventos negativos, seja para conosco ou para com o ecossistema. Contudo, as energias verdes são um exemplo de impacto positivo, que vem como alternativa para a busca de um ambiente mais sustentável. Dessa forma, se faz necessário a conscientização da sociedade, empresas privadas e poderes públicos.
Vale ressaltar que apesar dos diversos benefícios que o uso de energias verdes promove, a implementação de empreendimentos neste ramo implica em tomadas de decisão estratégicas por parte dos proprietários e órgãos ambientais. Ainda que há menor poluição em relação à emissão de gases do efeito estufa, as energias verdes podem ocasionar em inundação de ecossistemas, poluição sonora e visual, dentre outros.
A preservação dos ecossistemas naturais, bem como dos recursos neles presente, está intrinsecamente relacionada com o uso sustentável e consciente. Assim, a energia verde nos permite encontrar subsídios para um mundo mais sustentável, um ecossistema menos degradado, um ambiente menos poluído.
__________ xxx __________