Se você é um estudante ou profissional da área florestal, muito provavelmente já ouviu falar do termo ESG. Mas afinal, você sabe o que é ESG e qual é a sua relação com o desenvolvimento sustentável?
Para que você entenda porque está todo mundo falando sobre esse assunto, abaixo iremos levantar questões fundamentais sobre o que é ESG, quais são as suas bases teóricas, como funcionam e como elas se relacionam com a busca por sustentabilidade em grandes empresas.
O que é ESG?
ESG é uma sigla para Environmental, Social and Governance ou Meio Ambiente, Social e Governança.
De modo geral, esta sigla se refere a uma série de índices matemáticos que avaliam se determinada empresa implementa boas práticas ambientais, sociais e de governança.
A primeira aparição do termo foi em um re latório da ONU em 2005, sob o título Who Cares Wins: Connecting Financial Markets To a Change World e que trata de uma série de propostas para adequar o desenvolvimento econômico mundial com práticas de ESG.
Desde então, fundos de investimento tem adotado uma série de índices para garantir uma maior segurança e confiabilidade de investimento para quem trabalha no mercado financeiro.
Também conhecidos como ESG Index, esses índices foram desenvolvidos para atender a proposta de que práticas sustentáveis podem trabalhar aliadas a fatores de ordem econômica.
A implementação de boas práticas de Meio Ambiente, Social e de Governança é, atualmente, um fator determinante para empresas que buscam se adequar ao desenvolvimento sustentável, elevar o seu valor de mercado, atrair investidores e garantir um posicionamento de destaque no mercado global.
Agora que você já sabe um pouco sobre o conceito de ESG, abaixo poderá encontrar informações relevantes para que você entenda de uma vez por todas como este processo funciona na prática.
Como Índices ESG funcionam?
O processo de implementação e avaliação de práticas ESG é um tanto quanto complexo, envolve diferentes áreas do conhecimento e setores da economia.
Além disso, por ser ainda muito recente, os índices ESG se encontram em um processo de aprimoramento e desenvolvimento constante.
De uma maneira geral, o principal objetivo de Índices ESG é avaliar a adequação de empresas a boas práticas de sustentabilidade nos critérios de Meio Ambiente, Social e de Governança.
Trazendo um novo paradigma para o mundo dos investimentos, os Índices ESG são responsáveis por fortalecer relações saudáveis entre a economia e o meio ambiente, estreitando a relação entre grandes empresas e seus investidores.
Você pode encontrar relatórios completos e listas de ranking global acerca do desempenho ESG de uma série de empresas em sites voltados para investidores, como:
- Fortune Change World
- Ethisphere
- Reputation Institute
- Global100
- RobecoSAM
- CSRHub
- Sustainalytics
- Refinitiv
Estes sites são fomentados por Fundos de Investimento ESG, com o intuito de orientar e atrair investidores, assim como, para dar suporte à compra e venda de ações de empresas e espera-se que estes se tornem ainda mais relevantes para o mercado financeiro nos próximos anos.
Empresas que queiram adentrar em fundos de investimento ESG, devem adotar boas práticas ambientais, sociais e de governança e estarão sujeitas a avaliação constante de seu desempenho quanto a uma série de fatores de interesse ao desenvolvimento sustentável.
Para que você entenda como este processo funciona na prática, abaixo poderá encontrar o que se espera de uma empresa que pretenda se adequar às práticas ESG nos critérios de Meio Ambiente, Social e Governança.
O que é Meio Ambiente em ESG?
Para quem estuda ou trabalha no setor florestal, com toda certeza, as práticas de Meio Ambiente de ESG são as que despertam maior interesse.
Além disso, elas estão intimamente relacionadas com o desenvolvimento do mercado de trabalho para profissionais da área ambiental.
Dentre as práticas ESG para o Meio Ambiente, podemos citar:
- Implantação de políticas de Sequestro de Carbono
- Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa
- Utilização de fontes de Energia Renováveis
- Utilização de materiais reciclados
- Tratamento adequado de resíduos sólidos
- Preservação da Biodiversidade e dos Recursos Naturais
- Respeito às Leis Ambientais
O que é Social em ESG?
As práticas sociais de ESG são aquelas que dizem respeito a como determinada empresa se relaciona com os seus funcionários, clientes e investidores, quais benefícios sociais oferecem e qual é a sua relação com a população e comunidades ligadas ao seu empreendimento.
Investidores ESG buscam empresas socialmente responsáveis e esta tem se tornado uma exigência para quem pretende alocar a sua empresa em fundos de investimento ESG.
Dentre as práticas sociais ESG, podemos citar:
- Bom relacionamento com Funcionários, Clientes e Investidores;
- Centrais de Atendimento ao Cliente Eficientes;
- Programas de Treinamento e Educação para Funcionários;
- Envolvimento em Projetos Sociais;
- Respeito às Leis Trabalhistas;
- Respeito às Leis de Saúde, Segurança e Meio Ambiente;
- Participação dos Funcionários na Administração da Empresa;
- Benefícios para Funcionários (Aposentadoria, Participação no Lucro, Planos de Saúde, Vale-Transporte, Vale-Alimentação e Moradia);
- Políticas de Diversidade, Igualdade de Gênero e Inclusão Social;
- Políticas de Prevenção ao Assédio Sexual.
O que é Governança em ESG?
As práticas de Governança de ESG se referem a uma série de fatores de interesse para investidores que queiram participar ativamente da administração ou busquem conhecer como uma empresa é administrada.
Os Índices ESG para Governança avaliam se uma empresa utiliza métodos adequados e transparentes de contabilidade, se os acionistas têm direito a voto, se existem conflitos de interesse entre membros do conselho, se existem casos de corrupção envolvendo a empresa ou se as mesmas utilizam de favorecimento político indevido ou implementam práticas administrativas ilegais.
Ainda que os critérios Meio Ambiente e Social possam ser erroneamente interpretados como sendo de maior importância, os critérios de Governança também são fundamentais para quem pretende realizar um investimento confiável e não devem ser negligenciados.
Não é raro que uma empresa perca o seu valor de mercado e gere prejuízos para seus investidores simplesmente por não implementar boas políticas administrativas, como é o caso de corrupção envolvendo a Petrobrás, o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho ou o recente vazamento de dados pessoais do Facebook.
ESG no Setor Florestal
Se você trabalha no setor florestal, práticas ESG podem não ser nenhuma novidade e com toda certeza você já ouviu falar de Certificações Florestais que trabalham aliadas a boas práticas de Meio Ambiente, Social e de Governança.
Este é o caso de certificações como FSC ou o CERFLOR, recorrentemente utilizadas por grandes empresas florestais para atestar a sustentabilidade de seus produtos.
Para empresas florestais que pretendem atingir o mercado internacional, possuir produtos certificados já se tornou um requisito obrigatório. Além disso, o mercado financeiro tem se tornado ainda mais exigente quanto a implementação de boas práticas ESG no setor florestal.
Para quem tem interesse em entender um pouco mais sobre práticas ESG no setor florestal, recomendamos que acesse os seguintes posts do Blog Mata Nativa:
- O que é FSC?
- Perspectivas para o Mercado Ambiental
- Certificação Florestal no Brasil
- O Que é Certificação Florestal?
__________ xxx __________