Há dois termos muito parecidos, mas que possuem significados muito diferentes, são elas as “soft skills” e as “hard skills”. Ambas são extremamente importantes de serem desenvolvidas com o objetivo de estarmos bem preparados para o mercado de trabalho que se mostra cada vez mais competitivo.
Encarar o mercado de trabalho e iniciar a construção da sua carreira na área de consultoria ambiental é uma tarefa que exige dedicação. É preciso se destacar ao buscar desenvolver habilidades de soft skills que os empregadores mais valorizam, garantindo empregabilidade.
Portanto, para entendermos um pouco mais sobre o que são soft skills e como elas estão inseridas nas demandas de mercado, este texto trará a visão do mercado de trabalho, destacando algumas das Soft Skills mais requisitadas em qualquer área de atuação.
Soft Skills X Hard Skills
Primeiramente precisamos entender o significado de cada termo. Temos que as ‘soft skills’ são habilidades subjetivas que estão relacionadas à inteligência emocional das pessoas e as experiências vivenciadas, não sendo, portanto, habilidade adquiridas em cursos. Já as ‘hard skills’ são as habilidades que apresentamos em nosso currículo, como por exemplo uma graduação e cursos de especialização, sendo específicas para cada área.
O Mercado de trabalho
Atualmente, o mercado de trabalho busca habilidades pouco trabalhadas pelo sistema de educação, sobretudo no ensino superior. Flexibilidade, criatividade e adaptação já são algumas das palavras mais utilizadas no contexto profissional de um consultor ambiental.
A busca por determinadas ‘soft skills’ é uma tendência de muitas empresas. Portanto, mais do que treinamentos e cursos de atualização, as empresas estão em busca de competências extras que trazem um bom desempenho para o desenvolvimento da atividade num todo, com mais humanidade e respeito.
Vejamos a seguir algumas das soft skills mais importantes.
As Soft Skills mais requisitadas pelo mercado de trabalho
- Inteligência emocional: é a capacidade de colocar-se no lugar do outro, agindo de maneira empática e também dominar os próprios sentimentos, evitando pensamentos negativos e buscando entender o próximo antes de julgá-lo.
- Visão sistêmica: está ligado à coesão com o time de trabalho e à condição que um colaborador deve ter de dimensionar o quanto o seu desempenho impacta nos demais fluxos de trabalho.
- Capacidade de adaptação: muitas empresas tendem a trabalhar com diferentes estratégias de atuação e em pequenos intervalos de tempo, podendo sofrer mudanças substanciais. Isso requer grande capacidade de adaptação e leitura dos novos cenários.
- Capacidade de autogestão: seguindo a linha de um trabalho com mais liberdade, como por exemplo home office tão difundido atualmente, significa que não haverá um controle tão rígido, já que o mundo corporativo está caminhando para uma estrutura menos hierarquizada e mais colaborativa. Deste modo, as pessoas terão mais autonomia e responsabilidade para controlar o seu próprio desempenho.
- Pensamento crítico: quem desenvolve um pensamento crítico acaba por utilizar a racionalidade para resolver problemas de modo rápido e eficiente.
- Pensamento analítico: deve estar atrelado ao pensamento crítico, buscando entender como funciona o raciocínio baseado em dados, além de dominar ferramentas que proporcionam essas análises. Toda estratégia de negócios hoje é baseada na análise de dados, e ter a capacidade de estudar os dados e tomar decisões fortes é extremamente desejável.
- Gestão de pessoas: está relacionado com a capacidade de gerenciar, motivar e delegar pessoas, garantindo os melhores resultados.
- Resiliência: todos cometemos erros, porém a maneira como encaramos os erros faz toda a diferença. O mercado de trabalho busca alguém que foque na solução e aprenda com as suas falhas, e não alguém que se importe demais em justificá-las. Isso é ser resiliente.
- Autoconhecimento: conhecer nossos pontos fracos e fortes é importante para sabermos nossos limites e onde poderemos buscar fontes de motivação. Quando se tem autoconhecimento, o seu trabalho fica mais compatível com o seu perfil comportamental, tornando o dia a dia mais leve, e os resultados mais assertivos.
- Comunicação: a habilidade de se comunicar bem é muito procurada pelas empresas, pois ela permite que os profissionais técnicos trabalhem de forma integrada ao negócio, que maneira a traduzir toda a questão técnica de suas áreas para diferentes públicos com sucesso, desde o pessoal da fábrica até o CEO da empresa.
- Comprometimento: identificar e superar obstáculos de forma proativa é uma excelente maneira de demonstrar comprometimento com a empresa, já que estará indo além do seu trabalho, ao pensar fora da caixa e sair da sua zona de conforto. Esta é outra qualidade muito bem recebida atualmente.
- Foco em resultados: mais do que executar as suas tarefas eficazmente, o essencial é apresentar resultados, e ser capaz de focar em resultados é também uma das competências mais valorizadas no âmbito organizacional.
Nunca é tarde para se aperfeiçoar, conhecer novas técnicas e habilidades. No cenário atual, estar em constante desenvolvimento se torna ainda mais importante. Lembre-se que somos capazes de moldar nossa personalidade e habilidades de modo a trazer muitos benefícios não somente para a vida profissional, mas também para a vida pessoal.
O aprendizado sempre será a habilidade mais importante que qualquer pessoa, em qualquer força de trabalho, em qualquer período, deve buscar. Confira outros conteúdos no nosso blog que irão te ajudar a desenvolver soft skills.
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